Prefeitura de Presidente Sarney implanta Proerd em parceria com a Polícia Militar

Prefeitura de Presidente Sarney implanta Proerd em parceria com a Polícia Militar

14 de maio de 2019 0 Por Daniel Santos

A prefeitura de Presidente Sarney, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante todo o dia de hoje (segunda-feira 13) palestras sobre o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas Padre Tomaz Beckmam, na sede, e na escola Dom Ricardo Paglia, no Distrito de Três Furos.

As palestras foram realizadas pelo Sargento Lisboa, da Policia Militar, com os pais.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

 

O Programa surgiu em 1983, nos Estados Unidos (EUA), e chegou ao Brasil em 1992. Consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar (PM) com as escolas e as famílias, e objetiva preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis na autocondução de suas vidas.

Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar, devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para que eles controlem seus impulsos, sejam responsáveis, pensem nos riscos e nas consequências de suas ações e tomem decisões por meio de um Modelo de Tomada de Decisão Proerd.

Os jovens também aprendem a lidar com as tensões do dia a dia, trabalhar as questões sobre o bullying e a violência de uma maneira geral, incentivar o altruísmo e a ajuda mútua, comunicar-se de maneira confiante e eficiente e, dessa forma, tornar-se cidadão seguro e responsável.

Enfim, o Proerd é um programa de formação humanista, baseado em evidências científicas, que prepara os jovens para a melhor condução de suas vidas.