Uma onda absurda de criminalidade, vem aterrorizando a população de Pinheiro, os crimes acontecem em todos os bairros e a qualquer hora do dia.
Nesta sexta-feira (15), uma advogada foi assaltada por dois elementos em uma moto, eles estavam armados com uma faca e levaram a sua bolsa com todos os seus pertences.
A ordem dos advogados do Brasil (OAB), emitiu uma nota repudiando o alto índice de criminalidade no município, e se colocou à disposição para ajudar tomar providências que possam diminuir a violência em Pinheiro, veja a nota na íntegra:
A OAB Subseção Pinheiro vem a público denunciar as autoridades legais e aos órgãos que compõe a segurança publica estadual e municipal a trágica situação do crescimento do número de crimes na cidade de Pinheiro/MA, se colocando a disposição para buscar os caminhos e tomar providências para diminuir esse quadro insustentável de violência.
Pinheiro parece repetir a lógica dos grandes centros urbanos, onde a violência deixa marcas na sociedade. Nesse período, muito pouco foi feito de concreto em termos de políticas públicas preventivas pelo Estado do Maranhão para enfrentar e combater de forma eficaz a triste realidade do aumento da violência na região da baixada.
Entendemos que a questão do enfrentamento a violência, não será resolvida pela repressão qualificada, que é importante, mas fundamentalmente as medidas exitosas são as preventivas.
A OAB Subseção Pinheiro sempre defendeu a prevenção junto à atividade policial mais comunitária, com a polícia mais presente nas comunidades, além de investigações mais eficientes pela Polícia Civil, mas fundamentalmente passando pela implantação de políticas públicas de prevenção gerenciadas e lideradas pelo município, que deve trabalhar com políticas articuladas para oferecer, principalmente para esses jovens nas regiões onde a criminalidade é crescente, políticas públicas nessas áreas diferentes das oportunidades que a criminalidade oferece.
Assim, a OAB Subseção Pinheiro vem reafirmar seu irrestrito compromisso, em conjunto com as autoridades locais e municipais (Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Guarda Municipal e Secretaria de segurança estadual e municipal) em recuperar a Pinheiro de paz que sempre foi o objetivo de nossa comunidade.
Atenciosamente,
Willian Ribeiro.
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Pinheiro.