Onda de calor no MA – Descubra se a sua cidade terá mais de 40ºC neste fim de semana


A onda de calor que vem atingindo grande parte do país nos últimos dias também está afetando as temperaturas no Maranhão. Segundo o site Climatempo, as temperaturas em algumas cidades do Maranhão podem variar entre 38ºC e 42ºC neste fim de semana. Confira se sua cidade também terá altas temperaturas aqui.

Tudo isso porque a elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

De acordo com o Climatempo, a cidade de Açailândia poderá chegar a registrar até 41ºC nesta sexta-feira (22). Outro município que tem temperaturas elevadas para os próximos dias é Arame, que nesta sexta tem máxima de 42ºC.

Em Imperatriz, considerada a segunda maior cidade do Maranhão, os termômetros vão registrar nos próximos dias temperaturas de até 40ºC. Situação semelhante está prevista para Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Codó e Grajaú.

Já na capital São Luís, a temperatura foge do padrão da onda de calor e chegará a registar uma temperatura entre 32ºC e 33ºC nos próximos dias.

Dicas para enfrentar o tempo seco

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

g1/ma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *