Saiba como ver o eclipse solar no Maranhão; especialistas dão dicas para evitar ferir os olhos

No dia 14 de outubro, o Maranhão será um dos estados privilegiados em que um eclipse solar anular poderá ser observado. Em algumas regiões, inclusive, o sol será encoberto quase completamente pela lua. Mas especialistas alertam para os riscos à visão durante a observação do fenômeno.

Físicos e oftalmologistas apontam a necessidade do uso de equipamentos adequados para olhar o eclipse, pois o risco de causar danos aos olhos – que futuramente podem levar à cegueira – é real.

O g1 Maranhão conversou com especialistas e traz algumas orientações para quem deseja apreciar o eclipse com toda a segurança. Em São Luís e em Balsas, por exemplo, haverá distribuição gratuita de telas para os olhos que garantem a observação sem riscos à visão.

O oftalmologista Romero Bertrand afirma que o problema principal dos eclipses se baseia no fato da lua não encobrir totalmente a luz do sol, especialmente no eclipse anular, no qual um ‘anel de luz’ ao redor da lua continuará visível.

“Aquela parte pequena de luz que passa (raio solar) emitido pelo sol vai lesar a área central da retina humana que chamamos de mácula. Pode lesionar por efeitos fotoquímicos da radiação solar as células responsáveis pela visão, chamadas de cones e bastonetes (fotoreceptores), que no caso dessa região central são principalmente os cones dessa região nobre do fundo do olho que podem sofrer alterações dos raios, principalmente dos raios UVA irradiados pelo sol”, conta Romero, que também é professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A lesão nos olhos pode acontecer porque, como o sol não está brilhando tão intensamente, o ser humano tende a se sentir confortável em olhar para diretamente para ele, o que não acontece em dias normais.

Caso a pessoa insista em olhar diretamente para o sol, por longos períodos, sem nenhuma proteção especial, há o risco real de cegueira (a longo prazo) devido a algumas doenças provocadas por queimaduras na córnea e na parte externa dos olhos.

Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos de proteção especial, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho.

Além disso, existe também a opção de filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos equipamentos são comercializados por meio de terceiros.

Distribuição de lentes gratuitas

Em São Luís (Praça Maria Aragão) e em Balsas (No campus da UFMA), será montado um observatório com distribuição de lentes especiais para olhar o sol diretamente, durante o eclipse, que deve durar cerca de uma hora, a depender da localização, entre as 15h e as 17h.

“Serão 350 lentes em Balsas e 1.250 em São Luís que serão disponibilizados e depois terão que ser devolvidos. A disponibilidade será gratuita”, afirmou o professor de Física, Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência-Planetário, da Universidade Federal do Maranhão, que fará a distribuição das lentes.

O eclipse solar anular poderá ser visto de todas as capitais do Brasil, incluindo Brasília, no Distrito Federal. Natal e João Pessoa vão ser as melhores capitais para observar o fenômeno, mas São Luís e toda as cidades do interior do Maranhão poderão observar o eclipse, de acordo com a localização.

É o caso de São Pedro dos Crentes e Buritirana, que serão os municípios com melhor localização para ver o eclipse no Maranhão. Por lá, a lua irá cobrir o sol em quase 90%, deixando uma sensação quase completa de ‘dia virando noite’. Já em São Luís, a lua irá cobrir cerca de 80% do sol.

Horário do fenômeno

O horário em que o eclipse poderá ser visto em cada uma das cidades difere por conta da movimentação dos astros e também da própria geografia de cada localidade. Em São Luís, o fenômeno deve começar às 15h14 min e terá a máxima obscuridade às 16h14min.

No estado do Amazonas, o evento se inicia mais cedo. Neste caso do estado do Norte, a partir das 13h09 (horário local), e a totalidade do ‘anel de fogo’ será vista às 14h55.

Veja abaixo:

Linha tracejada mostra a região onde será possível ver o sol coberto em quase 100%. São Pedro dos Crentes está em posição perfeita — Foto: Reprodução/Time and date

Melhores cidades do MA para observar o eclipse

Cidade Cobertura do sol
São Pedro dos Crentes 88,98%
Buritirana 88,98%
Feira Nova do Maranhão 88,90%
Fortaleza dos Nogueiras 88,90%
São Domingos do Azeitão 88,90%
Loreto 88,90%
Balsas 88,90%
Carolina 88,90%
Riachão 88,90%
Sambaíba 88,90%
São João do Paraíso 88,90%
Pastos Bons 88,80%
Formosa da Serra Negra 88,80%
Paraibano 88,80%
São João dos Patos 88,80%
Nova Iorque 88,80%
São Félix de Balsas 88,80%
Mirador 88,80%
Grajaú 88,80%
Imperatriz 88,60%
Timon 87,30%
Caxias 86,60%
Bacabal 84,80%
Santa Inês 83,10%
Chapadinha 83,10%
Barreirinhas 80,10%
São Luis 79,50%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *