• setembro 15, 2018

    Por volta das 14:30 da ultima sexta-feira o jovem Tamilson Neto Nogueira de 14 anos de idade morreu afogado em um açude no Povoado de Santa Vitória Zona Rural do município de Pinheiro.

    Segundo informações, ele estaria levando um boi para beber água , foi quando a barreira teria quebrado caindo ele e o boi para dentro do açude, Várias pessoas presenciaram o acidente mas não sabiam nadar assim como o Tamilson, quando chegou uma pessoa para prestar socorro ele já estava sem vida.

    O falecimento de Tamilson causou tamanha comoção na comunidade, o blog do Daniel Santos se solidariza com o ocorrido e deseja os pêsames aos familiares.

    O ex-candidato a prefeito da cidade de Santa Helena, Josinaldo Moraes, caminha junto com o deputado Estadual, Hemetério Weba, que busca a sua reeleição na assembléia legislativa.

    Ao jornalista Daniel Santos, Josinaldo disse que Hemetério já conta com todo seu apoio para a disputa de mais uma eleição para deputado Estadual, Josinaldo Moraes disse ainda, que Hemetério Weba é um filho de Santa Helena que sempre olhou com bons olhos para a sua região, mas que nos últimos anos não teve apoio de Prefeito em Santa Helena e agora iremos resgatar isso. Precisamos fazer Hemetério Weba representante de nossa cidade dando a maioria dos votos pra ele. Josinaldo Moraes afirma que é necessário valorizar as candidatos da nossa terra, como Hemetério que é filho de Santa Helena para ele ter a continuidade dos trabalhos na assembléia legislativa que já está chegando no quarto mandato de deputado Estadual. “Nada melhor do que votar em alguém que seja da nossa região, que conhece as nossas dificuldades e que pode nos ajudar bastante” -disse Moraes.

    Josinaldo Moraes também nos falou que está com Junior Lourenço para Deputado Federal um jovem que foi prefeito de Miranda do Norte por dois mandatos, reelegeu seu sucessor e saiu com uma aceitação de mais de 80% quando deixou seu mandato. Precisamos está juntos com pessoas que goste da gente e tenham compromissos com os excluídos e os mais necessitados, finaliza Josinaldo.

    São Luís, MA, 14 (AFI) – Quem esperava uma vitória tranquila do Fortaleza sobre o Sampaio Corrêa, no confronto entre líder e lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, se surpreendeu. O time maranhense venceu por 1 a 0 no Castelão, pela 27ª rodada, e reascendeu as esperanças de deixar a zona do rebaixamento.

    Com a vitória, o Sampaio chegou a 25 pontos e deixou a última colocação para o Boa Esporte, que tem um ponto a menos, mas ainda joga com o Paysandu no sábado.

    O Fortaleza, mesmo com a derrota, segue na liderança com 47 pontos e não pode ser ultrapassado na rodada, já que o segundo colocado CSA, com um ponto a menos, já jogou. Esse foi o quarto jogo seguido sem vitória do time de Rogério Ceni, que vive sua pior sequência na competição.

    ANDREY SALVA A BOLÍVIA QUERIDA
    O jogo começou movimentado e a primeira grande chance foi do Fortaleza. Marcinho fez fila dentro da área e foi derrubado por Andrey, que cometeu pênalti. Bruno Melo bateu no canto esquerdo, mas o goleiro Andrey foi buscar com uma linda defesa.

    O pênalti perdido mexeu com os ânimos do time cearense e o Sampaio cresceu na partida. Aos 42 minutos, Fernando Sobral fez jogada pela esquerda e bateu na trave. Bruninho se antecipou à defesa adversária e pegou o rebote para abrir o placar.

    SAMPAIO SE SEGURA
    A segunda etapa teve ritmo mais lento, com o Fortaleza tentando pressionar, mas errando muito e desperdiçando as jogadas com erros de passe ou tentativas de ligação direta para o ataque.

    Fechado, o Sampaio Corrêa recorreu aos contra-ataques e mostrou mais disposição para brigar por cada bola. Empurrado pela torcida, o time da casa foi mais vibrante e garantiu a importante vitória contra o líder da Série B.

    PRÓXIMOS JOGOS
    O Fortaleza volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Vila Nova no Castelão, em Fortaleza (CE), pela 28ª rodada da Série B. No sábado, dia 22 de setembro, o Sampaio Corrêa visita o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis (SC)).

    Os juízes das 105 zonas eleitorais do Maranhão juntamente com os outros 20 que atuarão nas juntas especiais passaram a manhã desta sexta, 14 de setembro, na sede do Tribunal Regional Eleitoral numa última reunião para tratar de temas acerca das eleições 2018, que foi presidida pelo desembargador Tyrone Silva, vice-presidente e corregedor eleitoral. Para mais fotos, acesse o perfil TRE-MA do Flickr.

    Na mesa de honra estavam o procurador regional eleitoral Pedro Henrique de Oliveira Castelo Branco; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Angelo Antonio Alencar dos Santos, o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, tenente coronel Marcus Vinícius Soares Guimarães de Oliveira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, o comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Izac Muniz Matos, e o diretor-geral do TRE, Flávio Vinícius Araujo Costa.

    Segurança

    Tropas federais foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral a atuar em 72 municípios do estado, obedecendo rigorosamente à legislação vigente e à orientação do escalão superior, não podendo, no entanto, reprimir ou disciplinar a propaganda político-partidária, organizar filar, manusear urnas ou distribuir senhas, muito menos atender decisões que regulamentem o funcionamento de locais de diversão ou de estabelecimentos comerciais. Também não podem prender ou deter, nem permitir, a prisão de membros de mesas receptoras de votos, de fiscais de partidos ou de candidatos no exercício de suas funções, ressalvados os casos de flagrante delito. O comandante Marcus Vinícius (24º BIS) explicou que as tropas só obedecerão ordens por escrito e coerentes com a missão eleitoral ou expressamente autorizadas pelo comando superior.

    Do Exército, especificamente do Comando do Norte (Maranhão, Macapá e Pará), serão cerca de 600 militares no total, a maioria do 24º BIS, sediado no Maranhão.

    Outros números

    Da Polícia Militar serão quase 8 mil homens, com equipes de helicópteros em 3 cidades (São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra) e de pronto emprego, entre outros batalhões.

    Do Corpo de Bombeiros, que cuidam da guarda das urnas eletrônicas nas cidades que compõem a grande ilha (São Luís, Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) e ainda naquelas onde existem unidades da corporação, serão 240 apenas em São Luís.

    Das polícias civil e federal, os números oficiais ainda não foram apresentados ao TRE-MA, mas eles também compõem o aparato de segurança previsto para trabalhar nas eleições.

    BRASÍLIA – O percentual de eleitores aptos que deixa de escolher um nome ou uma legenda para representá-lo na Câmara dos Deputados vem aumentando. Em 2002, dos eleitores que compareceram às urnas, a soma dos votos em branco e dos nulos foi de 8%. Em 2014, chegou a 15%, quase o dobro.

    “Votar branco ou nulo significa invalidar o voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos, eles simplesmente são votos inválidos”, diz o consultor legislativo da Câmara Roberto Pontes. “Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral.”

    Quando se considera ainda a abstenção geral das últimas quatro eleições, tudo somado indica que em 2002 praticamente um em cada quatro eleitores aptos deixou de expressar, nas urnas eletrônicas, a sua representação na Câmara – seja por meio da escolha nominal de candidato ou candidata, seja por meio do voto em legenda. Em 2014, um em cada três eleitores aptos adotou essa posição.

    Estaria aumentando, então, o desinteresse do eleitor pela escolha de deputados e deputadas? “Certamente”, afirma o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). “Há na sociedade um questionamento dos políticos de maneira geral e dos detentores de mandato em particular, mas boa parte das pessoas que desejam uma renovação nem sequer vai votar”, continua.

    Na opinião de Antonio Queiroz, nessas condições o Congresso acaba com menor legitimidade do que teria se todos votassem. “É necessária uma reforma política para acabar com a descrença do eleitorado nas instituições”, diz. “É preciso mudanças que valorizem o eleitor, garantam a prestação de contas e promovam alternância de poder, com equidade entre os candidatos.”

    Fundo Partidário

    Na contramão da tendência do eleitorado, em 2018 a disputa para a Câmara ganha importância para as legendas, porque, a partir do ano que vem, elas poderão perder o direito de receber recursos do Fundo Partidário e o acesso ao horário gratuito de rádio e TV caso não atinjam as determinações da chamada cláusula de desempenho. As mudanças estão previstas na Emenda Constitucional 97.

    De acordo com a EC 97, para garantir os recursos e o tempo de propaganda gratuita, os partidos terão que ter, no mínimo, 1,5% dos votos válidos para a Câmara na eleição deste ano. Os votos devem estar distribuídos em, pelo menos, nove unidades federativas diferentes (estados e Distrito Federal), e com o mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma.

    Neste ano, 35 partidos disputarão as vagas para a Câmara. Em 2014, foram 32, dos quais 4 não conseguiram eleger nenhum parlamentar. Se os atuais critérios estivessem em vigor naquela época, 14 partidos teriam ficado de fora da distribuição dos recursos.

    SAIBA MAIS

    BACABAL – A Delegacia Especial da Mulher de Bacabal, em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal e com o Departamento de Feminicídio do Estado do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de Leonardo Pereira Filho, conhecido como “Pepe”, pela prática de Feminicídio. O crime aconteceu na cidade de Bacabal, no dia 2 de julho de 2018, na vila Frei Solano.

    Saiba mais sobre crimes de Feminicídio.

    Segundo a polícia, Maria de Fátima Silva, 36 anos, mais conhecida como “Fafá”, foi encontrada morta em cima da cama em sua própria residência localizada na rua 12, no bairro da Vila Frei Solano.

    O principal suspeito do feminicídio, segundo as investigações policiais, é o próprio marido da vítima, Leonardo Pereira Filho, o qual estava foragido desde o dia do crime. No dia da fuga, o suspeito ainda passou na casa do irmão, no povoado Cajueiro, para deixar a chave da residência e informar que achava que a mulher dele estava morta. O próprio irmão de Leonardo Pereira foi ao 15º Batalhão informar sobre o corrido.

    Segundo parentes de Maria de Fátima Silva, que era cabeleireira, há muito tempo a relação dela com Leonardo era marcada por agressões físicas e psicológicas, contudo, ninguém imaginou que o caso chegasse ao extremo.

    Ainda segundo a família de Maria de Fátima, a cabeleireira havia decidido dar um ponto final na relação conturbada que ela tinha, há 12 anos, com Leonardo Pereira. Diante da situação, o homem decidiu matar a companheira.

    Leonardo Pereira foi preso na cidade de Brasília, por volta das 21h dessa quinta-feira (13). O homem será recambiado para a unidade prisional de Bacabal, no Maranhão, onde ficará à disposição da Justiça.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍