• agosto 18, 2021

    A prefeitura Municipal de Pedro do Rosario realizou no dia 16 de agosto 2021 a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, atividade que promove discussões e debates, além de avaliar e propor melhorias para as políticas públicas da assistência social no Município .

    Neste ano, o evento trouxe o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. As atividades foram presenciais, cumprindo todas as regras sanitária, e prestando orientações a todos os participantes quanto a prevenção e transmissão da Covid-19, no qual estamos cumprindo as regras do nosso decreto Municipal de N°. 32 onde podemos realizar as atividades presenciais com até 200 pessoas em ambiente fechado e 400 em ambiente aberto, tivemos a conferência nesse momento tão importante de discussão, diálogo e de debate sobre a política pública de assistência social e sua proteção social. Para isso, foram apresentado pela Assessora Técnica Ana Martins o painel temático do cenário da politica de assistência social no município. realizou a palestra Magna, a conferencista Arlete Abreu, assistente social, especialista com MBA em administração pública pela FGV, e especialista em administração e elaboração de Projetos Sociais pela UNIGRARIO.

    A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cinara Marques deu abertura oficial com a leitura do regimento interno , falou sobre a importância da conferência. Contextualizou sobre os desafios da politica de assistência em nosso país que traz contribuições legítimas para o aprimoramento das políticas públicas na área da assistência social e assim, com a conferência, haja a garantia de que essas propostas sejam aprovadas e se convertam em leis”, justificou. A vice presidente do Conselho Domingas Aroucha eleita pela representação de usuários da política de assistência, contribuiu com a fala relatando sobre a importância desses programas sociais e que faz a diferença em sua família e das demais famílias que precisam desses programas ..

    Diante da temática o objetivo de favorecer os debates no processo conferencial, foram organizados cinco eixos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades (eixo 1); Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais (eixo 2); Controle social: o lugar da Sociedade Civil no SUAS e a importância da participação dos usuários (eixo 3); Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social (eixo 4); Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências (eixo 5).

    O Secretário de Administração e Finanças Jailson Santos, enfatizou a importância do debate em torno dos temas propostos. “Eu penso que a conferência é fundamental para a população e os usuários e beneficiários do Sistema Único de Assistência Social, dos programas municipais, que não são poucos, elaborarem propostas e a partir dos eixos e das diretrizes estabelecidos pela conferência, que já vêm definidos pela estadual e depois nacional, definirem elementos fundamentais que vão dar rumo para essa política pública tão importante, principalmente neste momento em que estamos enfrentando uma pandemia de uma magnitude tão incomensurável. Então é preciso seguir essa linha de avaliar, propor e sugerir propostas e elementos que vão nos ajudar a construir e melhorar cada vez mais a política pública voltada para a população que mais precisa daqui de Pedro do Rosário .

    É importante destacar que estamos em um período em que é preciso dar muita ênfase na participação popular, na participação social e principalmente reforçar todas as estruturas que dão base para a democracia e para as políticas sociais no Brasil, e em especial no nosso município ”, concluiu o secretário de assistência social Igor Fernando.

    Ao final foram eleitos 2 Delegados Titulares e 2 suplentes para a conferência estadual e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social agradeceu pela participação de todos e declarou encerrada a conferência.

    A Câmara Municipal de São Vicente Ferrer, realizou na última terça-feira  (17), a primeira sessão itinerante da história do Município.

    O primeiro povoado a receber a sessão foi Outeiro de Maria Justina. Essa programação se tornou possível graças ao requerimento do presidente prof. Zeca, que teve essa iniciativa de levar os trabalhos do legislativo para perto das comunidades.

    Usando máscaras de proteção, e cumprindo todas as regras de combate a pandemia, os moradores puderam acompanhar de perto a sessão e ficaram felizes com a iniciativa.

    Para o presidente prof. Zeca, essas sessão foi de grande valia, pois além dos vereadores acompanharem de perto as problemáticas dos povoados, os moradores também acompanham de perto o que faz cada parlamentar.

    No vídeo abaixo, veja detalhes de como foi a primeira sessão itinerante da historia de São Vicente Ferrer. Vale lembrar que outros povoados também irão receber essa mesma programação.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍