• março 22, 2023

    Se reveste de uma importância muito grande a presença do Gov. Carlos Brandão, na comitiva do Presidente Lula, na viagem à China. Em primeiro lugar, fica evidenciado de modo inequívoco, o prestígio do mesmo junto ao Presidente da República, bem como as possibilidades de negócios advindos dessa viagem ao oriente.

    O Gov. Brandão, seguramente, deverá, a partir das suas ideias e das demandas já diagnosticadas, realizar as tratativas políticas e técnicas, no sentido de garantir investimentos no Maranhão, cujas repercussões serão percebidas a médio e longo prazos.

    Indubitavelmente, a China além de maior parceiro comercial do Brasil, apresenta tecnologia de ponta e expertise em várias áreas, que podem ser perfeitamente replicadas e adequadas ao Maranhão. Particularmente, com relação à infraestrutura, as obras são bem feitas, mais baratas e com prazo de execução mais curto.

    Dentre as inúmeras demandas estruturantes que o nosso Estado apresenta, destaco a necessidade da construção de uma Ponte sobre o Golfão Maranhense, ligando a Ilha de São Luís (Praia da Ponta D’areia) ao continente, mais precisamente, ao município de Alcântara. Estudos técnicos apontarão a melhor localização para sua edificação.

    Considerando que o Governo do Maranhão possui suas prioridades e suas limitações orçamentárias e financeiras, necessário se faz buscar alternativas que venham a complementar o elenco de possibilidades, sem perder de vista as Parcerias Público-Privadas (PPP’s) ou, ainda, a formação de Consórcios, cujos executores teriam isenção fiscal, por um determinado espaço de tempo, assim como um prazo determinado para exploração, através da cobrança de pedágio, por exemplo.

    Seguem abaixo algumas vantagens da construção da Ponte São Luís-Alcântara, não necessariamente nesta ordem:

    – Eliminação do martírio histórico, proporcionado pelo falido sistema dos ferry-boats;

    – Fomento do interesse de vários países, inclusive da China, pela Base de Alcântara, por sua localização estratégica;

    – Desenvolvimento de todos os municípios do norte do Estado;

    – Escoamento mais rápido da produção agrícola e do Pescado da Região Norte do Estado;

    – Incremento do Turismo nos municípios da Baixada e Litoral Norte, com a visita às belezas naturais, evidenciadas pela Floresta dos Guarás;

    – Favorecimento de investimentos na indústria e comércio da área beneficiada;

    – Encurtamento do tempo de viagem ao Estado do Pará; e

    – Favorecimento da exploração da riqueza mineral, existente nos municípios do norte do Maranhão, através da facilitação do seu transporte;

    Certamente, existem outras necessidades no Estado do Maranhão, no que concerne a uma melhor estruturação, porém o Gov. Carlos Brandão saberá fazer as melhores escolhas e priorizar aquelas obras, que marcarão para sempre a sua condição de gestor eficiente e um legado que sempre será lembrado e, no caso particular da Ponte São Luís-Alcântara, a eterna gratidão do povo da Baixada e do Litoral Norte.

    Feliz e produtiva viagem à China, Gov. Carlos Brandão!

    Por Domingos Costa

    Sergipe e Sampaio Corrêa se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Batistão, em Aracaju, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O duelo coloca frente a frente uma equipe que busca a classificação com outra que já está eliminada. O ge acompanha o jogo ao vivo em Tempo Real. Clique aqui para seguir.

    Apesar da derrota para o Sport na última rodada, o Sergipe depende somente de si para avançar de fase na competição regional. A depender de uma combinação de resultados, os alvirrubros podem terminar na liderança do Grupo B.

    O Sampaio chega no confronto aos cacos. O time vem convivendo com denúncias de manipulação de resultados envolvendo atletas que estavam no clube na Série B do Brasileirão de 2022 e este ano já foi eliminado de todas as competições que disputou (Maranhense, Copa do Brasil e da própria Copa do Nordeste). A partida é encarrada com teste final para alguns jogadores, que já são projetados em uma lista de dispensa que deve ser divulgada pelo clube nos próximos dias.

    • Transmissão: Nosso Futebol.
    • Tempo Real: você acompanha todos os lances no ge (clique aqui).

    Escalações prováveis

    Sergipe – Técnico: Rafael Jaques

    O treinador alvirrubro conseguiu a recuperação de peças importantes e também conta com a chegada de reforços já regularizados. A única dúvida fica por conta do atacante Braga, que passou por exames para avaliar se tem ou não condições de atuar.

    Provável Sergipe: Dida, Augusto Potiguar, André Penalva, Alisson e Ian; Diego Aragão e Wescley; Romário, Abner, Ronan e Igor Bahia.

    Pendurados: Wescley, Magno, Igor Bahia, Dida, Ronan.

    Sampaio Corrêa – Técnico: Evaristo Piza

    O técnico Evaristo Piza já adiantava que apostaria em atletas que não tiveram muitas chances nesta partida. Nomes como Pimentinha, Maurício, Eloir Joécio e Nádson (virose), sequer viajaram com a delegação. Lembrando que o zagueiro Alan Godói está afastado por conta das denúncias de manipulação de resultados. O time titular do Sampaio está totalmente indefinido, pois o próprio técnico Evaristo Piza só escalou a equipe uma vez, na derrota para o Moto pelo Maranhense.

    Provável Sampaio: Luiz Daniel; Buiú (Mateus Pivô), Gabriel Furtado, Pedro Carrerete e Pará (Alyson); Emerson Souza (Mauro Silva), Luiz Otávio (Wendell) e Rafael Vila (Warley); Cebolinha (Patrick Carvalho), Rafael Furtado (Venícius Cascais) e Roney.

    Desfalques: Pimentinha, Maurício, Eloir e Joécio (poupados); Nádson (virose) e Allan Godói (afastado).

    Arbitragem

    • Árbitro central: Marielson Alves Silva (BA)
    • Árbitro assistente 1: Edevan de Oliveira Pereira (BA)
    • Árbitro assistente 2: Daniella Coutinho Pinto (BA)
    • Quarto árbitro: Fabio Augusto Santos Sa Junior (SE)

    ge/ma

    No dia 17 de março do corrente ano, aconteceu na quadra poliesportiva Leonardo Amorim em Pedro do Rosário, a aula Inaugural do Curso de Mestrado em Educação, o curso é destinado a formação dos professores da rede Municipal.

    Uma parceria entre a prefeitura municipal de Pedro do Rosário por meio da secretaria de educação com o Instituto Iluses. O Instituto Lusófono de Educação Superior – ILUSES, com sede e foro na Cidade de São Luís, é um estabelecimento privado de fomento ao ensino superior e sem fins lucrativos, com duração indeterminada, podendo atuar em todo o território nacional. Rege-se pela legislação brasileira, por seu Estatuto Social e Resoluções emanadas de sua Diretoria.

    O ILUSES – Instituto Lusófono de Educação Superior tem como objetivo principal desenvolver projetos sociais na área de educação, colocando suas atividades à disposição da população e em caráter complementar às atividades do Estado.

    O ILUSES desde a sua fundação em 2007, já formou mais de 600 mestres e mais de 50 doutores que se encontram inseridos em escolas, faculdades e universidades do Brasil. O curso de mestrado em educação será ministrado em parceria com uma universidade de Portugal.

    A secretária de educação do Município Suely Lobato que trouxe o projeto, e apresentou ao prefeito Toca Serra, que imediatamente aprovou a ideia, pela gestão uma nova história, esse e outros projetos trazidos a Pedro do rosário pela secretária tem feito a educação de Pedro do Rosário ter novos horizontes.

    Professores capacitados é igual a educação de qualidade.
    As aulas acontecem apenas aos fins de semana, sendo um encontro mensal, de forma que os alunos tenham a possibilidade de cursar o Mestrado e potencializar seu processo formativo em atividade.
    Essa é uma meta importante do Plano Municipal de Desenvolvimento Profissional Contínuo (PMDPC), proposto pela secretaria municipal de educação de Pedro do Rosário, os alunos custearão 80% do valor das mensalidades e a prefeitura custeará 20% , confirmando o auxílio financeiro garantido pela gestão do prefeito Toca Serra, conforme Lei aprovada pela Câmara de Vereadores.

    A gestão do prefeito Toca Serra, que vem investindo pesado na educação do município desde o início da mesma, com a erradicação das escolas de taipas, reformas, ampliações e construções de novas escolas, implantação de escola em tempo integral, pagamento dos reajustes do MEC ao piso nacional do magistério, sempre em dia e dentro do mês, implantação de vários cursos de graduação em parceria com a UFMA, Universidade Federal do Maranhão e UEMA, Universidade Estadual do Maranhão, e agora trás o curso de mestrado, com o objetivo de melhorar cada vez mais a educação do município de Pedro do Rosário, para ser uma referência para a baixada e para o Maranhão.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍