• março 31, 2023

    A polícia informou que os bandidos que assaltaram nesta quinta-feira (30), a casa lotérica da cidade de santa helena na baixada maranhense levaram R$142 mil do estabelecimento, renderam três homens e ainda levaram três armas que estavam dentro de um carro, onde o dono da lotérica estava.

    Todo aconteceu na frente do estabelecimento e segundo a polícia, quatro homens participaram da ação criminosa. A guarnição que atendeu a ocorrência informou que quatro homens não identificados abordaram o dono da lotérica, que estava levando a quantia em espécie de R$142 mil reais e ainda renderam os três homens que o acompanhavam.

    Ainda de acordo com as informações, os bandidos ainda tomaram três revólveres que estavam com os seguranças e saíram em duas motocicletas em sentido ao Município de Pinheiro. As imagens divulgadas mostram os bandidos agredindo um senhor, mas a polícia não informou se este era o dono da lotérica.

    A polícia informou que recebeu novas informações, de que os suspeitos deixaram as motos para trás e fugiram em um automóvel onix da cor prata, placa PTA9E15. No entanto, ninguém foi preso até o momento.

    Via Jailson Mendes

    Uma professora registrou um boletim de ocorrência nessa quarta-feira (29), após relatar ter sido ameaçada de morte por um estudante, de 11 anos, na Unidade Integrada Padre Antônio Vieira, no bairro Anil, em São Luís.

    A professora não foi identificada por questões de segurança. Este é o segundo caso envolvendo violência em escolas do Maranhão, tendo sido registrado na mesma semana em que um adolescente, de 13 anos, invadiu uma escola, matou uma professora e deixou feridos ferir três pessoas em São Paulo.

    Em depoimento à polícia, a professora relatou que a criança após a ameaçar de morte, disse que bateria com a cabeça dela na parede até que ela morresse. A mulher chegou a comunicar o fato para a direção da escola que, segundo ela, não tomou nenhuma previdência.

    Preocupada com a ameaça, a professora decidiu registrar um boletim de ocorrência, na Delegacia do Adolescente Infrator, na região central de São Luís.

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que por se tratar de uma criança, o caso foi repassado para o Conselho Tutelar de São Luís.

    Em nota ao g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que tomou conhecimento nesta sexta-feira (31) do caso, que recebeu a professora para diálogo e que vai acompanhar as investigações do caso. A secretaria informou que deverá tomar medidas administrativas para garantir a segurança escolar.

    Segundo a Semed, uma equipe multidisciplinar será enviada para a escola, onde fará acompanhamento do estudante junto com a família.

    Aluno invade escola no MA

    Garoto, que não teve a idade nem a identidade revelada, invadiu a escola armado com uma espingarda — Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Nesta semana, um aluno de 17 anos armado com uma espingarda invadiu e atirou contra funcionários e colegas em uma escola municipal no povoado Sítio, na zona rural de Caxias, a 360 km de São Luís. De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), não houve feridos.

    Em depoimento, o adolescente disse que era dele a espingarda artesanal usada no ataque. O jovem disse que a intenção, ao invadir a Unidade Integrada Antônio Rosa de Lima, era de matar a diretora e um ex-colega de turma. Ele contou que chegou ao local de bicicleta, armado com uma espingarda e uma faca.

    A diretora da escola, que não foi identificada, disse em depoimento à polícia que, no ano passado, o adolescente agrediu fisicamente um outro estudante e, por isso, acabou sendo transferido de turno.

    Segundo a polícia, ao entrar na escola, o adolescente ameaçou funcionários e alunos da escola, que chegaram a se esconder em um banheiro para se proteger dos disparos. Durante o ataque, o jovem danificou portas e janelas da escola, com chutes e murros.

    Outros casos

    Este é o terceiro caso, em uma semana, envolvendo alunos armados que invadiram escolas no Brasil. Na segunda-feira (27), quatro professoras e um aluno foram esfaqueados dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista, na hora da chamada.

    Uma das professoras, Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP. O agressor, um aluno de 13 anos do oitavo ano na escola, foi desarmado por professoras, apreendido por policiais e levado para o 34° DP, onde o caso foi registrado.

    Um menor de cerca 15 anos foi apreendido por PMs na terça-feira (28) na Escola Municipal Manoel Cícero, na Gávea, Zona Sul do Rio, após tentar esfaquear colegas. Ele foi contido por outros alunos e funcionários.

    Bombeiros afirmam que foram acionados às 14h35 para o caso de “agressão por arma branca”. Segundo a PM, só o próprio agressor ficou ferido ao ser imobilizado. Ele teve um corte no supercílio e foi levado pelos policiais para o Hospital Miguel Couto, que fica a cerca de 200 metros do local.

    G1/MA

    O vereador Braz Amaral (Cidadania), solicitou através de requerimento apresentado a mesa diretora da câmara Municipal de Santa Helena na sessão ordinária desta sexta-feira (31), que a prefeitura do município realize a obra de iluminação da via principal do bairro da Caema, o requerimento do vereador Braz Amaral, atende a cobranças de moradores da localidade.

    Ainda segundo o vereador, a referida reivindicação se justifica por trata-se de uma necessidade de urgência, com o intuito que as pessoas possam circular com tranquilidade e segurança para seus lares.

    E que a obra tem por finalidade diminuir os casos de assaltos naquela localidade. Sem contar o grande benefício que esse trabalho causará na questão do trânsito, evitando os acidentes principalmente no período noturno.

    O requerimento agora segue o executivo municipal.

    Ainda na sessão desta sexta-feira (31), Braz Amaral, conversou com desportistas que foram a câmara solicitar o apoio dos parlamentares para abertura do estádio o Lobatão, eles reivindicam que uma por vez por semana, a secretaria de esporte libere o estádio para treino com bola, mais que essa permissão está sendo negada por alegação de que está sendo realizado o trabalho de melhoramento do gramado, Braz Amaral, defendeu que seja feita a liberação do estádio para os desportistas, e ressaltou que quando esteve a frente da secretaria de esporte, ele adotou um cronograma em que a prática esportiva no estádio, era realizada o ano inteiro.

    Após a sessão o vereador realizou uma vistoria no estádio junto aos desportistas e outros dois parlamentares.

    Via Jamil Junior

    Ele já chegou, treinou e pelo menos em suas palavras se diz já entrosado com o novo grupo. O atacante Bill, mais novo reforço do Sampaio para Série B do Brasileiro, faz bons apontamentos para seu novo desafio.

    “A adaptação tá sendo boa. Já havia jogado com alguns atletas que estão aqui e tenho um certo entrosamento. Um grupo me recebeu bem, assim como a comissão. Espero muito sucesso no individual e coletivo”, disse.

    “Bom que a gente tem um tempo elástico até a estreia no campeonato e dar para entrosar mais. O Sampaio é famoso por fazer sempre uma Série B boa, brigar para subir e a gente tem que entregar isso para o nosso torcedor”, afirmou.

    A estreia do Sampaio na Série B do Brasileiro será no dia 15 de abril. A partida será diante do Atletico-GO, no Castelão.

    GE/MA

    O prefeito de Porto Rico do Maranhão Aldo Brown (PL), acompanhado da primeira dama e secretária de assistência social Jaqueline Luz, do vice-prefeito Zequinha, dos vereadores Nando, Macário e Dino César, dos secretários Floriano Júnior, Paulinho Fonseca, Liam Passinho, Givanilson Ferreira, Prof. Santos, Tamires Pereira, Maykon Passinho, Cláudio Pires, Adnélia Villar, Marineuza Santos e Sildevan Passinho, participou da 24ª Marcha dos Prefeitos na capital federal, evento que ocorreu entre os dias 27 a 30 de março de 2023, com o tema “Pacto federativo, um olhar para o futuro”.

    A marcha é um evento que reúne os gestores municipais de todo o país para discutir demandas e melhorias para seus respectivos municípios.

    O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne prefeitos e autoridades municipais de todo o país para discutir questões relevantes relacionadas à gestão municipal. A 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem como objetivo fomentar o debate sobre a autonomia municipal, a descentralização do poder e o fortalecimento dos municípios brasileiros.

    Além de participar da Marcha, Aldo Brown e comitiva também visitou o gabinete da senadora Ana Paula Lobato, aonde foi muito bem recepcionado, e apresentou demandas e saiu muito satisfeito com a recepção da senadora.

    O prefeito também reuniu com o senador e Ministro da Justiça Flávio Dino, aonde também na oportunidade apresentou uma série de importantes demandas do Município de Porto Rico do Maranhão.

    Os secretários Municipais de Porto Rico do Maranhão, visitaram os Ministérios das suas respectivas secretarias, na busca de recursos Federais e programas, para que sejam implantados no Município, e cheguem cada vez mais benefícios para a população.

    O prefeito Aldo Brown avalia como muito positiva a sua ida, juntamente com toda a sua comitiva à Brasília para participar desse importante evento.

    Aldo Brown disse que além de ter sido um momento de muita experiência, o evento também deu a oportunidade de buscar recursos para que sejam aplicados no Município de Porto Rico do Maranhão, o gestor disse que todas as visitas realizadas, foram muito importantes, e que a ida, do vice-prefeito, vereadores e secretários também foi de fundamental importância pois a gestão vem andando de mãos dadas na busca por benefícios para os Munícipes.

    O prefeito garantiu que tem muita coisa boa chegando ao Município de Porto Rico do Maranhão, e que estará sempre lutando, buscando parcerias em todas as esferas para beneficiar a população Porturriquense.

    O engenheiro e pré-candidato a prefeito de Santa Helena, Josinaldo Moraes esteve na manha desta sexta-feira(31), reunido com os amigos Emílio Weba, líder político do município de Presidente Médici, o Deputado Estadual Hemetério Weba e do Deputado Federal Pedro Lucas, debatendo assuntos importantes que visam o futuro da sua trajetória político que inclui projetos relevantes de desenvolvimento econômico e social para o município de Santa Helena e toda sua população.

    “É sempre uma honra estar ao lado de homens públicos que tem experiência e trabalho comprovado pelo Maranhão. Juntos podemos ir mais longe. Nosso objetivo é levar esperança de dias melhores para Santa Helena e o nosso foco agora é buscar parcerias em prol desse projeto”, disse Josinaldo Moraes .

    O deputado Federal Pedro Lucas assim como o estadual Hemetério tem demostrado profundo interesse em ajudar a cidade de Santa Helena, com ações voltadas para o bem estar da população. Por tanto uma parceria que trará bons frutos nos próximos dias para nossa querida Santa Helena, acrescentou Josinaldo Moraes.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍