• junho 7, 2023


    Integrando a campanha Junho Vermelho, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, localizado no município de Pinheiro, promoveu nesta segunda-feira (5), a campanha de doação de sangue “Neste São João, Salve Vidas!”. Durante todo o dia, colaboradores da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) destinaram um momento para realizar o ato de solidariedade.

    “É gratificante saber que um ato tão simples pode salvar uma vida. Por isso, de três em três meses, eu sempre estou doando sangue. Reforcei as doações quando soube que o número de bolsas está diminuindo”, disse a técnica de enfermagem Dayne Pereira de Oliveira.

    O mesmo pensamento de solidariedade é o que motivou o estudante de enfermagem Lucas de Jesus Meireles Barros. O acadêmico lembra que o ato de amor pode salvar uma vida. “É pela sensação de empatia com o próximo, em poder salvar uma vida. Todo mundo deveria se comover com essa causa, pois um dia poder ser eu quem esteja precisando e vou querer ser ajudado”, comentou.

    Além de incentivar a prática, a ação também visa garantir uma meta de doações necessárias para atender a necessidade do hospital e fortalecer o Hemonúcleo de Pinheiro. Ao total, 60 bolsas foram coletadas. Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago é gerenciado pelo Instituto Acqua.

    Para doar a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar alimentada, levar documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Para jovens de 16 e 17 anos, a doação também é permitida desde que acompanhando do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

    O biomédico Caio Vinícius Franco dos Santos, da Agência Transfusional, explicou a importância da ação. “A ideia surgiu a partir da alta demanda que a unidade recebe diariamente e por mês; são transfundidos a média de 150 hemocomponentes. Por isso, fechamos parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro, que sempre nos ajuda a atender a nossa demanda”, explicou.

    Por Vandoval Rodrigues

    O secretário de Cultura de Porto Rico do Maranhão Paulinho Fonseca, juntamente com o Fórum de Gestores de Cultura do Litoral Ocidental Maranhense, esteve nesta quarta-feira 07, em uma importante reunião na secretaria de Cultura do Estado para firmar parceria junto ao órgão no intuito de buscar ajuda para realização do festejo Junino no Município.

    Na oportunidade a chefe de Gabinete Milena, que substituiu o secretário Yuri Arruda, garantiu destinar atrações regionais para os Municípios que compõem o fórum regional do litoral ocidental.

    A gestão do prefeito Aldo Brown não tem medido esforços para realizar um grande São João no Município. Brevemente a secretaria estará divulgando toda a programação com atrações culturais e musicais.


    O parlamentar Guto, fazendo uso das suas atribuições, durante sessão desta terça-feira(06), expressou sua preocupação com as Escolas do Sagrado Coração. De acordo com sua fala, nenhum centavo foi sequer repassado até hoje por parte da Prefeitura Municipal de Pinheiro.

    O convênio entre Prefeitura de Pinheiro e a rede de Ensino Escolas do Padre Risso, administradas pela Ação Social Missionários do Sagrado Coração, foi assinada em Março do corrente ano, publicado no Diário Oficial em Abril. Já se passaram alguns meses e as Escola do Padre Risso sem recursos, Luciano Genésio nunca transferiu nada.

    Veja a fala do vereador Guto:

    Por Kelson Vinicius


    Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6), a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão condenatória contra uma mulher acusada de cometer um crime de homicídio em 2008,na cidade de São Paulo. A prisão da acusada foi realizada após uma investigação minuciosa de policiais civis do 1º Distrito Policial de São Bento, vinculada a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro.

    De acordo com o delegado Marcelo Soares, titular da Delegacia de São Bento, após a PC/MA receber informações da Polícia Civil de São Paulo, informando que possivelmente a foragida encontrava-se escondida em uma residência no município de São Bento, policiais civis realizaram um levantamento, e em seguida se deslocaram até o local, onde conseguiram localizar e prender com êxito a foragida .

    Por fim, a presa foi conduzida para a delegacia, após as formalidades legais, a detida foi recambiada para Unidade Prisional, onde ficará a disposição da Justiça.


    A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta quarta-feira (7), em São Luís, contra um homem que estaria divulgando vídeos e imagens de abuso sexual infantil na internet, por meio de aplicativo de mensagem.

    A operação, chamada ‘Perversus’, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão, após as investigações da Interpol identificarem a existência de um grupo de conversas em aplicativo de mensagens voltado para a postagem de imagens e vídeos de abuso sexual infantil, com usuários de diferentes países. Um deles morava no Maranhão.

    Durante a operação, houve apreensão do celular do investigado, o qual será submetido a exame pericial e posteriormente analisado em busca de provas. No entanto, em uma primeira análise, a Polícia Federal disse que encontrou material pornográfico infantil no celular e, por isso, o homem foi preso em flagrante.

    g1/ma

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emitiu Alerta para que a câmara municipal de Luís Domingues promova alterações no portal da transparência de maneira a cumprir o que determina a legislação relativa à acessibilidade e a disseminação das informações sobre a gestão pública. O Alerta foi publicado na edição do dia 5 do Diário Oficial Eletrônico do TCE.
    Análise realizada pelo Núcleo de Fiscalização I da Corte de Contas maranhense no site oficial do Legislativo municipal detectou a situação de inacessibilidade/indisponibilidade dessa ferramenta.
    O Alerta emitido pelo TCE estabelece o prazo de quarenta e oito horas para a regularização da ocorrência identificada, sob pena de Representação e demais medidas necessárias para a regularização do sítio eletrônico.
    A notificação do TCE tem como fundamento o art. 9º da Instrução Normativa Nº 59/2020 – TCE/MA. E, dessa forma, o jurisdicionado deve adotar as medidas determinadas na legislação evitando aplicação das sanções previstas, conforme determinam o §1º, do art. 8º da IN º 59/2020.
    Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, o acompanhamento dos portais da transparência realizado pelo órgão contribui para que os dados da gestão pública de fato sejam acessíveis aos cidadãos, possibilitando o exercício do controle social. “O acesso às informações é um dos fundamentos da gestão pública republicana. Trabalhamos constantemente no aprimoramento de nossas ações de fiscalização nesse campo, para que o disposto na legislação seja cumprido por todos os gestores públicos”, afirmou.
    Por Neto Weba


    A Prefeitura Municipal de Cedral-Ma, através da A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SEMAP) continua trabalhando por uma Cedral mais limpa e bem cuidada. Os serviços de limpeza e capina tem chegado com frequência nos povoados do município.

    Foi realizado o trabalho de limpeza e capina as margens da MA 304, que liga Mirinzal a Cedral-MA. A ação tem finalidade de manter o município mais organizado, limpo, seguro e acessível para todos.

    Recentemente a entrada do povoado Jacarequara recebeu os serviços de limpeza para tornar mais seguro o acesso ao povoado, a ação garante que os moradores tenham ambiente limpo.

    O trabalho em Cedral não para e tudo isso é para proporcionar mais qualidade de vida, acessibilidade e segurança para o povo.

    Por Gilson Vieira


    Nesta terça-feira (06), a Secretaria de assistência social realizou no povoado Engenho do Lago o projeto caravana da beleza, oferecendo para as mulheres serviços como: hidratação de cabelos, cortes, escova, designer de sobrancelha, limpeza de pele, manicure e pedicure, emissão de RG e cad único.

    O projeto que foi idealizado pela primeira dama e secretária de assistência social Jaqueline Luz, tem sido levado aos quatro canto do Município e elevando muito a autoestima das mulheres Porturriquenses.

    Elas ficaram felizes com a chegada do projeto no povoado, e aproveitaram a oportunidade para usufruir dos serviços oferecidos.

    O projeto é realizado com total apoio do prefeito Aldo Brown, e hoje é um grande sucesso em Porto Rico do Maranhão.

    Equipes preparadas atendem com todo carinho todas as mulheres que participam, são ações que antes não chegavam as comunidades e hoje são realizadas.

    Além do caravana da beleza, também foi realizado no final do evento o Sapão do bem, aonde foi distribuído uma sopa deliciosa para os moradores.

    O Sapão do bem foi um projeto desenvolvido pela secretaria de assistência social, e que vem sendo levado a várias comunidades e bairros da cidade.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍