• julho 11, 2023


    Foi realizada na Praça Newton Belo no Município de Cedral, mais uma Feirinha de Artesanato, que tem como intuito fortalecer o artesanato e o comércio local.

    Na ocasião teve a exposição de artesanato e culinárias típicas, uma grande oportunidade dos artesãos do Município de Cedral exporem e comercializarem o seu belíssimo trabalho.

    O prefeito Fernando Cuba se alegra em ver que tudo foi feito com muito amor e carinho por cada envolvido, e diz que brevemente terá a próxima edição da Feirinha de Artesanato, com muito mais participantes.

    O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), está avaliando a possibilidade de conceder folga aos servidores públicos estaduais nos dias em que a seleção brasileira feminina de futebol entrar em campo.

    A ministra do Esporte, Ana Moser, fez o pedido ao presidente Lula, que também está avaliando conceder folga aos servidores federais.

    Segundo o blog Diego Emir, as folgas seriam concedidas da seguinte forma:

    • No dia 24 de julho, uma segunda-feira, haveria folga até as 12h, devido ao jogo Brasil x Panamá, que ocorrerá às 8h da manhã.
    • No dia 29 de julho, um sábado, não haveria impacto no trabalho dos servidores públicos, pois o jogo Brasil x França será às 7h da manhã.
    • No dia 2 de agosto, uma quarta-feira, haveria folga até as 12h, em razão do jogo Brasil x Jamaica, que será às 7h da manhã.

    Caso o Brasil avance para as próximas fases, outras folgas podem ser concedidas nos seguintes dias:

    • No dia 8 de agosto, se o Brasil ficar em primeiro lugar, haveria folga até as 12h, devido ao jogo que ocorrerá às 8h.
    • No dia 16 de agosto, em caso de classificação do Brasil para as semifinais, outra folga seria concedida até as 12h.

    O jogo das quartas de final, se ocorrer, será no sábado, dia 12 de agosto, e a final será no dia 20 de agosto, sem impacto no trabalho, isto é, não haveria folga.

    Os sete mil habitantes de Central do Maranhão não precisarão mais se deslocar até o município de Mirinzal, sede da comarca, para buscar atendimento dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário do Maranhão e demais órgãos do Sistema de Justiça, participar de audiências e demais atos processuais. Nesta segunda-feira (10), a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) em parceria com a Prefeitura de Central do Maranhão, instalou o 105º Ponto de Inclusão Digital do programa “Justiça de Todos”.

    O “Justiça de Todos” garante acesso à Justiça para as pessoas residentes em municípios que não possuem estrutura forense. A iniciativa está alinhada à Recomendação n.º 130/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os tribunais a instalarem pontos de inclusão digital para maximizar o acesso à Justiça e garantir os direitos das pessoas excluídas digitalmente.

    A sala foi instalada no Centro Administrativo do Município, localizado na Rua Governadora Roseana Sarney, s/n.º, Centro. Durante a solenidade, a juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, enalteceu os benefícios que o programa oferece para a população, principalmente, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que passam a ter uma “extensão do fórum de Mirinzal” no município de Central do Maranhão. “Aqui teremos todos os serviços oferecidos pelo Poder Judiciário do Maranhão, inclusive o acolhimento das mulheres em situação de Violência Doméstica, que poderão solicitar uma Medida Protetiva Online”, pontuou a juíza.

    Autoridades exibem termo de cooperação assinado entre o Poder Judiciário e o Município de Central do MA

    O juiz titular da Comarca de Mirinzal, Humberto Alves Júnior, afirmou que a população e o Judiciário só têm a ganhar com a chegada do Ponto Digital. “O Justiça de Todos facilita o acesso para as pessoas, que deixam de se deslocar por grandes distâncias, e ajuda no nosso trabalho, conferindo maior celeridade ao trâmite processual”, destacou o magistrado.

    O promotor de Justiça Frederico Bianchini, que responde pela Promotoria de Mirinzal, afirmou que o programa Justiça de Todos representa o “rompimento de barreiras entre a comunidade e os órgãos do Sistema de Justiça”. “É de grande sensibilidade essa iniciativa da Corregedoria, que vem ampliando os pontos de acesso à Justiça em todo o Maranhão”, parabenizou.

    Presente à solenidade, o juiz Talvick Freitas, auxiliar da CGJ, lembrou das dificuldades de acesso à época que atuou como titular na Comarca de Guimarães, no início da década de 90, respondendo várias vezes pela Comarca de Cedral, que englobava Mirinzal e o então povoado de Central do Maranhão. “O Justiça de Todos representa a tecnologia a serviço da cidadania e dignidade do ser humano, encurtando distâncias e também agilizando o trabalho do Poder Judiciário”, avaliou.

    A prefeita de Central do Maranhão, Cleudilene Barbosa, destacou a importância do Ponto Digital para a população, que segundo a gestora municipal, passa a contar com um espaço devidamente preparado para a realização atos processuais. “Fiz o teste de conexão em atendimento com o Balcão Virtual do Fórum de Mirinzal, e está comprovado o excelente funcionamento dessa ferramenta digital que será bastante utilizada pela população centralense”, comemorou.

    Prefeita fez teste de conexão em atendimento do Balcão Virtual da Comarca de Mirinzal

    Participaram da solenidade, o vereador Jorge Mário Paixão, presidente da Câmara Municipal de Central do Maranhão; o procurador-geral do Município, advogado Cleidiomar Júnior; secretários Municipais, vereadores, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral.

    Porto Rico do Maranhão participou em 5 modalidades da etapa Regional do JEM’s no Município de Guimarães.

    Vôlei de dupla (bronze), handebol infantil e Infanto, (infantil bronze) vôlei de praia (bronze) Infanto handebol (prata), futsal infantil, Futebol Infanto Porto Rico foi campeão em cima de Presidente Sarney conquistado a medalha de ouro.

    O prefeito Aldo Brown deu total suporte para que Porto Rico pudesse ter grande desempenho na etapa Regional do JEM’s.

    A secretaria de Esporte e Juventude, com apoio dos coordenadores, professores, membros da secretaria de Educação, deram total apoio aos desportistas que estavam no Município de Guimarães.

    Na chegada dos atleta á cidade, o prefeito Aldo Brown acompanhado de uma comitiva, recepcionou os desportistas na entrada do Município e comemoram juntos a medalha de ouro, e toda participação de Porto Rico no JEM’s 2023 etapa Regional.

    Para o prefeito este é um momento importante, pois mostra que Porto Rico do Maranhão tem muitos talentos, além do crescimento e a valorização do esporte, uma medalha significativa para o Município e a vida dos atletas.

    Os coordenadores de esporte, secretário de esporte, professores enfim, todos ficaram felizes com esse apoio dado pela prefeitura à Porto Rico, na participação do JEM’s, que deve participar da etapa Estadual em São Luís.

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu um homem, de 36 anos, suspeito de estupro de vulnerável e de armazenar pornografia infantil. Ele foi preso na quinta-feira (6), em Santa Luzia do Paruá, a 370 km de São Luís.

    As investigações apontam que ele se apresenta como ‘escritor’, é proprietário de uma loja de moda feminina e de celulares na cidade. A suspeita é que ele usava os estabelecimentos para atrair as vítimas, em sua maioria, adolescentes.

    De acordo com o delegado de polícia, Saulo Rezende, havia um mandado de prisão temporária expedido contra o suspeito. Equipes foram até a residência do homem, que tentou fugir ao perceber a presença dos policiais.

    Após ser preso, a polícia apreendeu um aparelho celular. O material foi apreendido e será levado para o Instituto de Criminalística (ICRIM) e o Departamento de Inteligência da Polícia Civil.

    O homem foi levado para a delegacia e submetido a exame de corpo delito. Em seguida, o suspeito seguiu para a Unidade Prisional de Zé Doca, onde vai permanecer à disposição da justiça. A polícia trabalha com a possibilidade de haverem outras vítimas do suspeito.

    Segundo a Polícia Civil, armazenar fotos e vídeos de crianças e adolescentes em situação de sexo e nudez está previsto no art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que pode levar a uma pena de até 4 anos de reclusão. Já o crime de estupro de vulnerável previsto no art. 217-A do Código Penal possui pena de até 15 anos.

    g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍