• novembro 29, 2024


    O desempenho nos campeonatos estaduais vai seguir como critério de classificação para a Copa do Nordeste. Quem garante é a CBF. A entidade enviou nota ao ge para esclarecer o assunto motivada pelas críticas do presidente do Treze, Arthur Bolinha, que foi rebatido por Ednaldo Rodrigues, mandatário da confederação brasileira.

    Na semana passada, a CBF enviou um documento às federações no qual informou que elas não poderiam prever vagas ao torneio regional em suas competições. A orientação causou interpretações divergentes de dirigentes, inclusive de que o ranking nacional de clubes passaria a ser o principal critério de classificação a partir de 2026.

    Ao ge, a entidade esclarece que o regulamento da Copa do Nordeste vai determinar como cada estado elegerá seus representantes. E os Estaduais serão considerados.

    “A CBF gostaria de deixar claro aos leitores do GE que os Estaduais são sagrados”, reitera o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

    — O acesso (para a Copa do Nordeste) será feito por meio das competições estaduais, com critérios técnicos a serem definidos oportunamente pela CBF de forma conjunta com as federações — diz a nota.

    Na segunda-feira, o presidente do Treze, Arthur Bolinha, atacou a gestão de Ednaldo pela possível mudança. O mandatário da CBF retrucou e disse que faltou diálogo com a própria Federação Paraibana e a confederação brasileira.

    – A declaração revela que José Artur Melo de Almeida (o Artur Bolinha) prefere fazer conjecturas, julgar o trabalho da entidade com achismos e preconceitos, sem antes procurar se informar (…). O apaixonado torcedor do Treze merece ser representado por dirigente que cuide dos interesses do clube com mais respeito e responsabilidade – diz Ednaldo Rodrigues, em nota enviado ao ge.

    “A CBF deixa claro que a Copa do Nordeste de 2026 terá um formato de disputa ainda mais atraente para os fãs, atletas, clubes e patrocinadores”, reitera

    Confira a nota de Ednaldo Rodrigues na íntegra:

     

    A CBF informa que a matéria “Presidente do Treze demonstra preocupação com mudanças na Copa do Nordeste e critica a CBF”, publicada no GE, revela a ignorância e o despreparo do mandatário do clube paraibano. No texto, José Artur Melo de Almeida (conhecido pelo apelido de Artur Bolinha) critica a reformulação no formato da competição para 2026 e ataca a CBF sem antes procurar o diálogo. Bastava uma conversa com a presidente da federação local para saber de mais detalhes sobre as próximas edições da Copa do Nordeste.

    Na sexta, a CBF publicou os documentos técnicos da Copa do Nordeste de 2025 e informou que a habilitação de participação de clubes na nova competição em 2026 “estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF”.

    Tal medida é um sinal claro de que a entidade vai aumentar ainda mais a importância em 2026 da Copa do Nordeste, competição em que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem um carinho especial por ser um dos fundadores.

    Apesar da sinalização da CBF, José Artur Melo de Almeida (o Artur Bolinha) preferiu o confronto. Na reportagem publicada no GE, o presidente do Treze diz: “Vejo com muita preocupação essas mudanças. Eu não sei qual o objetivo da CBF em relação a isso, mas isso me preocupa porque, de certa forma, tira um pouco da importância da conquista do próprio estadual”

    Para a CBF, a declaração revela que José Artur Melo de Almeida (o Artur Bolinha) prefere fazer conjecturas, julgar o trabalho da entidade com achismos e preconceitos, sem antes procurar se informar.

    Vale relembrar. Desde que a atual gestão assumiu o cargo em 2022, a CBF está sempre aberta, mantendo o contato permanente com os clubes para esclarecer dúvidas e organizar a cada ano competições mais atraentes para todos os envolvidos (clubes, patrocinadores, atletas e torcedores). Na atual gestão, a entidade também cresceu a Série C, pagando cotas e premiações recordes, além de financiar a participação dos clubes da Série D, que não recebiam cotas.

    Não é diferente com a Copa do Nordeste. Desde a edição de 2023, a CBF assumiu a realização do campeonato e praticamente dobrou o investimento, dando mais recursos aos clubes e federações envolvidas. Esse é um caminho sem volta. A competição crescerá a cada nova edição.

    A CBF gostaria de deixar claro aos leitores do GE que os Estaduais são sagrados. Com a chegada de Ednaldo Rodrigues na entidade, os Estaduais se transformaram na única porta de acesso para a Copa do Brasil, a competição mais inclusiva do futebol brasileiro, que distribuiu nesta edição mais de R$ 500 milhões aos participantes.

    BRASÍLIA – A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.

    “Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

    Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

    Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

    As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

    Via Imirante


    Um homem de 25 anos foi preso nessa quinta-feira (25) suspeito de participar do assassinato de um taxista em São Mateus do Maranhão, a 192 km de São Luís.

    Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o crime ocorreu no último dia 20 de novembro, quando o preso, junto a um comparsa que ainda está foragido, sequestrou o taxista após uma corrida. A vítima foi assassinada e seu corpo jogado em uma área de mata na região.

    Ainda segundo a PC, após cometer o crime, a dupla se deslocou até um bar na cidade de Coroatá para se divertir. As investigações indicaram que, no dia seguinte ao crime, os criminosos abandonaram o carro da vítima na cidade de Peritoró. Imagens de câmeras de segurança registraram toda a ação da dupla.

    O suspeito foi levado ao presídio de Bacabal, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua as buscas pelo segundo autor do homicídio.

    g1/ma

    O prefeito eleito de Pinheiro André da RalpNet, anunciou mais um nome que irá compor o primeiro escalão da sua gestão.

    Trata-se de Cleia da Shalon, que irá comandar a secretaria de Indústria e Comércio do Município.

    Cleia é empresária, tem vasta experiência na área, e uma grande e boa relação com a classe empresarial de Pinheiro.

    Cleia é mais um nome de referência que irá compor a equipe da gestão de André, que tem objetivo de trabalhar para melhorar a vida da população Pinheirense.

    A empresária agradece o convite do prefeito eleito, e diz que está pronta para encarar esse desafio.

    Veja o anúncio oficial.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍