• março 25, 2025

    O secretário de Turismo de Pinheiro, Léo Lobato, participou, nesta segunda (24) e terça-feira (25), do II Encontro de Gestores do Polo Turístico do Maranhão, realizado em Barreirinhas.

    Com o tema “Fortalecendo Governanças”, o evento contou com a presença da Secretária de Turismo do Estado Socorro Araújo, que reuniu gestores municipais, empresários e representantes do setor para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo regional. A programação incluiu palestras e debates voltados para a qualificação dos participantes, com foco na criação e execução de projetos que impulsionem o turismo no estado.

    Representando Pinheiro, o secretário Léo Lobato destacou o compromisso da gestão municipal em fortalecer o turismo local, investindo em infraestrutura, capacitação e promoção do destino. A Prefeitura de Pinheiro tem trabalhado para valorizar o potencial turístico da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia com ações estratégicas voltadas para o setor.


    A coloração da água do mar em alguns trechos da orla de São Luís tem chamado a atenção e preocupado banhistas. Nos últimos dias, uma mancha marrom foi observada em pontos das praias de São Marcos e Calhau. Além disso, a faixa de areia e a espuma do mar também apresentaram tonalidades mais escuras.

    Ainda não há confirmação sobre a causa dessa alteração na cor da água. No entanto, além das chuvas frequentes nesta época do ano, a orla da capital maranhense conta com diversas saídas de esgoto, que podem influenciar na qualidade da água.

    Uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), segundo reportagem da TV Mirante, fez coleta de amostras desta água e analisa as causas dessa alteração na coloração, se há riscos para os banhistas e o quais medidas serão adotadas.

    Trechos impróprios para banho

    De acordo com o laudo de balneabilidade mais recente da Sema, 14 dos 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís estão impróprios para banho. A última coleta foi realizada no dia 17 de março, com análises indicando níveis de contaminação acima do recomendado para atividades de lazer.

    Confira os trechos considerados impróprios:

    • Praia Ponta d’Areia (Ao lado do Espigão Ponta D’ Areia e em frente à rampa de acesso à praia)
    • Praia do Farol (Em frente ao Farol e Forte de São Marcos)
    • Praia de São Marcos (Em frente Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef, em frente ao Posto Guarda Vidas – Bombeiros, em frente ao prédio verde com o Heliporto, em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea)
    • Praia do Calhau (Em frente à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da CAEMA e Círculo Militar, em frente à descida da Rua Altamira, proximidades da Pousada Vela Mar e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça)
    • Praia do Olho d’Água (Em frente à descida da rua São Geraldo, à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia)
    • Praia Olho de Porco (Em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante)

    Entre os pontos afetados, estão áreas movimentadas como o Espigão Ponta d’Areia, o Posto Guarda-Vidas e a região próxima ao heliponto.

    g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍