• setembro 29, 2025

    A Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (27) a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação mobilizou equipes de saúde que estiveram presentes em mais de 10 pontos estratégicos da cidade, garantindo maior acesso da população ao serviço.

    Durante o dia, muitos moradores compareceram aos locais de vacinação acompanhados de seus animais de estimação. A procura foi grande e demonstrou o compromisso da comunidade com a saúde e o bem-estar de cães e gatos, prevenindo doenças e fortalecendo o cuidado responsável.

    A campanha teve como principal objetivo prevenir a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos. A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização anual, lembrando que a vacina é segura, gratuita e essencial para proteger toda a população.

    A Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu no último sábado (27) o Festival de Bandas e Fanfarras, realizado na Avenida Principal da cidade. O evento se consolidou como um importante instrumento de fortalecimento da cultura e da arte local, reunindo talentos e celebrando a tradição musical.

    Além das apresentações das bandas locais, que encantaram o público com um verdadeiro espetáculo, o festival também contou com a participação de grupos regionais. Todas as corporações demonstraram dedicação e empenho, levando emoção e energia ao público presente.

    O evento reuniu diversas famílias pinheirenses, que prestigiaram a programação em clima de alegria e cidadania. A iniciativa foi pensada para oferecer momentos de lazer, cultura e integração, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a música.

    O secretário de Cultura, Sandro Lima, destacou que o festival superou todas as expectativas e já deixou marcada a promessa de uma edição ainda maior no próximo ano. “Sem dúvida ficou na história da cultura da nossa cidade, ultrapassou as expectativas, tudo muito bonito. Com certeza, na próxima, o nível será maior”, afirmou.

    A Prefeitura de Pinheiro tem buscado constantemente incentivar e reconstruir a cultura que esteve apagada por tantos anos. O intuito é manter viva a tradição das bandas e fanfarras, promovendo cidadania, socialização e integração entre a comunidade, além de abrir caminhos para novos talentos.


    Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alunos do Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, em São João Batista, simulando cenas de atos sexuais durante uma gincana escolar.

    A encenação ocorreu em uma tenda montada no pátio, que representava um motel. As imagens geraram críticas e levaram a direção a pedir desculpas à comunidade no sábado (27).

    O vídeo também mostra alunos dançando de forma erótica durante a atividade, que deveria ser acompanhada por professores. Segundo a escola, a Gincana Interclasses é realizada há quatro anos e tem caráter cultural e educativo.

    Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse que uma turma trocou, sem autorização, uma música prevista no repertório. A secretaria não explicou quem autorizou a montagem da tenda nem por que os professores não interromperam a apresentação.

    A Seduc classificou o episódio como isolado, repudiou a exposição dos estudantes nas redes sociais e afirmou que a divulgação das imagens afetou o bem-estar dos adolescentes. Leia mais abaixo a nota na íntegra.

    A gestora regional de educação, Maria da Purificação Nunes Costa Soares, afirmou em nota que a atividade foi inadequada e não estava prevista no plano de ação da escola. Ela disse ainda que a situação expôs falhas na gestão e no acompanhamento docente. A gestora prometeu apurar responsabilidades e adotar medidas para evitar novos casos.

    O que diz a Secretaria de Estado da Educação?

    “A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Gincana Interclasses do Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, em São João Batista, é uma atividade prevista no Plano Anual da escola há quatro anos. O evento, que tem foco no desenvolvimento artístico, cultural, esportivo e solidário, tem seu planejamento, incluindo as músicas, previamente aprovado com professores e gestão.

    A Seduc esclarece que uma turma substituiu sem autorização uma música do repertório combinado, sem aviso prévio. A direção reconheceu o fato, pediu desculpas à comunidade e destacou o caráter isolado da ocorrência, prestando solidariedade aos alunos expostos indevidamente em redes, com impactos em seu bem-estar.

    A Secretaria reafirma apoio às iniciativas pedagógicas, repudia a exposição indevida de estudantes e mantém seu compromisso com um ensino de qualidade e com a formação integral dos maranhenses”.


    Clenylde dos Santos Lobato
    , de 33 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro na madrugada de domingo (28), no povoado Oriente, zona rural de Penalva, a 15 km do centro da cidade.

    Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h. O suspeito, identificado como José Luzio Moraes Santos, invadiu a casa e atacou Clenylde enquanto ela dormia. Ela sofreu pelo menos 13 golpes no tórax, braços e pernas. Foi levada ao hospital, mas já chegou sem vida.

    Familiares informaram que a vítima vinha recebendo ameaças porque o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Após o crime, ele fugiu em uma moto e segue foragido.

    Com esse caso, o Maranhão soma 41 feminicídios em 2025. A polícia segue em buscas para prender o suspeito.

    G1/MA

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍