Deputado DR Leonardo Sá pede que seja instalado em caráter de urgência, um Instituto Médico Legal (IML), e um Instituto de Criminalística (ICRIM), na cidade de Pinheiro.

Deputado DR Leonardo Sá pede que seja instalado em caráter de urgência, um Instituto Médico Legal (IML), e um Instituto de Criminalística (ICRIM), na cidade de Pinheiro.

29 de março de 2019 0 Por Daniel Santos

O deputado estadual Dr Leonardo Sá (PR), solicitou ao Governador Flavio Dino e ao Secretário de Estado de Segurança Pública, o Senhor Jefferson Portela, através da indicação de número 417/19, que seja instalado em caráter de urgência, um Instituto Médico Legal (IML), e um Instituto de Criminalística (ICRIM), na cidade de Pinheiro.

Pinheiro e toda Baixada Maranhense tem a necessidade de dois órgãos de tamanha importância para a sociedade, a implantação desses dois órgãos naquela região facilitará as necropsias e laudos cadavéricos, que muitas vezes familiares de pessoas falecidas sofrem pela necessidade de enviar os corpos de seus entes-queridos até São Luís, buscando resultados de exames que levam dias para ficar prontos, e só depois recebem de volta o corpo para o sepultamento.

Não facilitaria somente necropsias e laudos cadavéricos, mas também exames de tanatologia, toxicologia, lesões corporais, auxiliaria na constatação de violência sexual, exames de sanidade mental, constatação de idade, constatação de doenças sexualmente transmissíveis entre outras.

A solicitação do Instituto de Criminalística (ICRIM), tem a intenção de trazer coordenação as atividades criminalística, investigativas, que auxiliam a Justiça fornecendo provas técnicas, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais, colaborando diretamente para a elucidação de crimes e a prisão dos culpados. Além de gerar emprego e renda para profissionais da área de segurança e saúde.