• março 18, 2020

    Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou na tarde desta quarta-feira (18) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no Pará. O paciente é um homem de 37 anos.

    Apesar da confirmação o paciente ainda não aparece na lista de casos confirmados pelo Ministério da Saúde. Um novo boletim do Governo Federal deve ser divulgado nesta quarta, às 17h.

    De acordo com a Sespa, paciente está em isolamento domiciliar e possui o quadro de saúde estável.

    Aulas suspensas

    Segundo o último balanço divulgado na terça-feira (17), o Pará tem 53 casos notificados, sendo que 26 foram descartados. O boletim foi divulgado pelo governador Helder Barbalho, durante coletiva de imprensa . Na ocasião, o governador novas medidas de prevenção ao coronavírus.

    O governador anunciou a suspensão das aulas na rede estadual de ensino, desde o fundamental, médio, à Universidade do Estado do Pará (Uepa) e núcleos de ensino técnico. As aulas estão suspensas até o dia 31 de março.

    Restrição de compra de álcool em gel

    Helder anunciou ainda o reforço na fiscalização, por parte do Procon e Secretaria de Justiça, com apoio da Polícia Militar, em relação à oferta e preço do álcool em gel em farmácias e supermercados.

    “Recomendamos [a compra restrita de] três frascos por clientes. E não se pode cobrar um preço muito alto pelo produto, diante da imensa procura”, disse Helder, que informou ainda que vai solicitar a isenção de INSS sobre o álcool em gel e máscaras.

    Haverá ainda a exigência de que o transporte coletivo urbano e intermunicipal, tanto em ônibus quanto em embarcações, disponibilize álcool em gel e seja desinfetado a cada trajeto.

    G1 PA

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (17) que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. A coleta de dados estava programada para neste ano.

    Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

    O concurso com 208 mil vagas destinadopara a realização do levantamento foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

    O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

    “A decisão (de adiar para 2021) leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, informou o IBGE em comunicado.

    De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.

    O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. “Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, garantiu a instituição.

    O orçamento do Censo era de R$ 2,3 bilhões. A quantia de recursos a ser empregada na pesquisa abriu uma discussão no ano passado. Com a crise fiscal, o valor teve de ser reduzido em 25% em relação ao que estava inicialmente previsto.

    Com a verba reduzida, o número de perguntas no questionário diminuiu 32%.

    Pnad Contínua afetada

    Mais cedo, o IBGE informou a suspensão das visitas domiciliares para coleta de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

    Em nota, o IBGE informou que está estuda alternativas para manter a realização da pesquisa sem a necessidade de fazer visitas domiciliares.

    G1 MA

    A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) divulgou na noite desta quarta-feira (18) que subiu para 72 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no estado. Até o momento, não há casos confirmados da doença no estado.

    Os pacientes suspeitos estão nos municípios de São Luís, Imperatriz, Duque Bacelar, Igarapé do Meio, São José de Ribamar e Bacabal. A secretaria afirma que eles estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

    Segundo a SES, 20 casos foram descartados após resultado dos exames laboratoriais e 16 foram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição de caso suspeito para COVID-19. Ao todo, 108 casos suspeitos já foram notificados no Maranhão e 36 foram descartados.

    Um crime brutal ocorrido na noite dessa terça-feira (17), chocou o município de Itapecuru-Mirim, a 108 km de São Luís. Uma adolescente, de 17 anos, foi vítima de um feminicídio.
     
    A vítima foi identificada como Kailane Nascimento de Araújo, ela foi esquartejada e queimada. Vizinhos informaram a polícia que ouviram uma discussão na residência na noite anterior e hoje Kailane não tinha sido vista.
     
    Após averiguação, nesta quarta-feira (18), no imóvel já desocupado, foi encontrada ossada humana na geladeira e sinais de uma fogueira.
     
    Foram feitas buscas pelo suspeito, que era companheiro da vítima. Ele foi preso na estrada entre Itapecuru-Mirim a Miranda e confessou o crime. O crânio da vítima ainda não foi localizado pela polícia.
    fonte: enquantoissonomaranhao.com.br

    Todos os ônibus que chegarem de São Paulo e outros estados da nação serão monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Penalva. A informação foi confirmada hoje, 18, pelo prefeito do município, Ronildo Campos.

    Reunião realizada no gabinete do prefeito

    O gestor esteve reunido com sua equipe e anunciou medidas contra o novo Coronavírus que, apesar de não haver nenhum caso confirmado no Maranhão, segue avançando no Brasil e mais de 300 casos já foram confirmados. Ronildo descartou qualquer caso caso suspeito sendo monitorado em Penalva.

    “Realizamos uma reunião de alinhamento com equipes de diversas áreas. O encontro foi para orientar sobre os procedimentos necessários em relação à doença, além de informar que o momento exige atenção, mas a principal recomendação é estimular a prevenção com boas práticas de higiene. Penalva não registra nenhum caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus”, informou o gestor.

    Ainda segundo as informações, as equipes foram orientadas a reforçar em suas áreas de atuação que as pessoas, que apresentam sintomas semelhantes ao de uma gripe evitem aglomerações. A medida é especialmente importante para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de doenças preexistentes. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença.

    “Em relação aos transporte de passageiros a Vigilância em Saúde já mapeou os donos dos principais transporte para esclarecer sobre a limpeza e higienização necessária para da segurança a seus passageiros. Os ônibus vindo da região de São Paulo, assim como os passageiros serão monitorado pela equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal”, concluiu.

    Via : Jailson Mendes

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍