Em Brasília, secretário de Educação de Porto Rico do Maranhão participa do 18° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Em Brasília, secretário de Educação de Porto Rico do Maranhão participa do 18° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

20 de setembro de 2021 0 Por Daniel Santos

Na última semana, em Brasília, aconteceu o 18º Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Educação, com o tema “35 da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais”. O Professor Santos, Secretário de Educação de Porto Rico do Maranhão, foi um dos 7 participantes pelo Maranhão, uma vez que ele é membro titular do Conselho Nacional de Representantes dos Secretários Municipais de Educação de todo o Brasil.

“O Fórum Nacional da Undime é um espaço de discussão das políticas públicas educacionais, onde os Dirigentes Municipais expressam as suas mais diversas opiniões e sugestões para a melhoria da Educação Municipal. Neste ano, tivemos como palestra magna ‘Cem anos de Paulo Freire: o caráter político da Educação’, que foi proferida pelo diretor fundador do Instituto Paulo Freire, José Eustáquio Romão. Além das palestras e mesas redondas, tivemos diversos atendimentos por instituições educacionais, como o FNDE e a Secretaria de Educação Básica. Ainda contamos com a participação de várias autoridades da área da educação, como o Prof. Mauro Rabelo (Secretário de Educação Básica do Mec) e Leomir Araújo (Coordenador do Fundeb), além de outras, bem como autoridades políticas, como a deputada Dorinha. Foram dias de aprendizado e de luta por políticas públicas educacionais para o nosso País. A proposta do Fórum foi pautar e debater temas educacionais prioritários para Dirigentes Municipais de Educação e Equipes Técnicas das Secretarias. Por isso, a programação contou com palestras e mesas-redondas que abordaram o novo Fundeb, implementação dos novos currículos, cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação, processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, os desafios e as demandas para o Dirigente Municipal de Educação (DME), entre outros “, ressaltou o Professor Santos, Dirigente Municipal de Educação de Porto Rico e membro do CNR da Undime.

Um dos pontos centrais do Fórum deste ano foi o processo eleitoral que escolheu os novos representantes nacionais da Undime para a gestão 2021-2023. Esse momento foi restrito aos delegados e membros do Conselho Nacional de Representantes da Undime. O resultado desse processo foi a recondução do Professor Luiz Miguel, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, para mais dois anos à frente da Instituição, sendo que o Presidente da Seccional do Maranhão, prof. Marcony, também foi eleito para fazer parte da Diretoria Nacional.

O evento foi encerrado com o lançamento do livro da Undime, a aprovação da Carta do 18° Fórum Nacional e a posse da nova Diretoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.