Secretário de Educação de Porto Rico do Maranhão, que também é Presidente do ADE dos Guarás, participa do Encontro Presencial da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação na cidade de São Paulo

 

Nos dias 09 e 10 de junho, na cidade de São Paulo, a Fundação Itaú Social promoveu o 1° Encontro Presencial da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação de todo o Brasil.

Na ocasião, 21 iniciativas estavam representadas por meio de seus Presidentes e Pontos Focais. Do Maranhão estavam 4 Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE’s): Guarás, Balaios, Turi e Adera.

O ADE dos Guarás é composto por 9 Municípios do Estado do Maranhão, a saber: Porto Rico do Maranhão, Cedral, Central do Maranhão, Bacuri, Apicum-Açu, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão e Guimarães. Essas Iniciativas em Educação, como os ADE’s e os Consórcios, são ações que unem esforços de Redes Municipais e Estaduais para atuarem de forma colaborativa com o Poder Público, com o intuito de superarem dificuldades e garantirem a aprendizagem dos Alunos.

O Presidente deste ADE, Prof. Santos, Secretário Municipal de Educação de Porto Rico do Maranhão, e a Professora Gorethi Camelo, Ponto Focal do ADE, estiveram presentes nesse Encontro de repactuação, reconstrução dos objetivos e das estratégias dessas Iniciativas que muito contribuem para a qualidade e a equidade da Educação em nossos Municípios.

“Foi um momento enriquecedor, de construção pessoal e profissional de cada um dos que ali estiveram presentes ao longo dos dois dias de trabalho. Estreitamos as relações com o Brasil inteiro para a execução e a cooperação efetiva no campo educacional. Mas a construção desse processo deve ser fortalecida por meio da união de todos os que fazem a Educação acontecer”, destacou o Presidente do ADE dos Guarás, Professor Santos.

A Professora Gorethi Camelo, Mestre em Educação e Ponto Focal do ADE dos Guarás, destaca que “é preciso considerar que o setor privado tem influenciado tanto na elaboração quanto na execução das políticas públicas, como é a proposta dos ADEs. Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) representam um mecanismo de cooperação intermunicipal, no qual municípios próximos se unem a fim de atuar coletivamente nas questões relacionadas à Educação, na maioria das vezes com o apoio do setor privado.”

Para o Município de Porto Rico do Maranhão, esse foi um momento de aquisição de saberes e competências, mas também de busca de apoio material para o desenvolvimento da Educação Municipal.

O Prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo Brown, apoia essas iniciativas e não deixa que o Município fique de fora de todos os momentos que trazem benefícios à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *