• janeiro 12, 2023

    Com o objetivo de acompanhar a saúde dos animais, a prefeitura de Porto Rico do Maranhão está oferecendo atendimento com médico veterinário gratuito no Município.

    A ação é em parceria com a secretaria de saúde e vigilância em saúde, sob a coordenação de Waldenilson Ramos.

    O médico veterinário Diego Lobato, vai até as comunidades dar consultas para todos os tipos de animais, e onde existe necessidade faz logo a aplicação do medicamento, tudo de forma gratuita.

    A ação da prefeitura de Porto Rico do Maranhão vem sendo aplaudida por toda a população, em especial pelos produtores rurais, e mostra a preocupação do prefeito Aldo Brown com a saúde também dos animais.

    As ações são realizadas na sede e na zona rural, nesta quarta-feira (11) os povoados Cumaru e Sumaúma receberam a visita médica, e hoje quinta-feira (12), os atendimentos foram realizadas na sede. Durante todo este mês a prefeitura disponibilizou o calendário para cobrir todos os povoados e zona rural do Município.

    Em sua volta à elite do futebol estadual após 14 anos, o Chapadinha venceu o Pinheiro por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (11). A partida válida pela 1ª rodada do Maranhense, aconteceu no estádio Rafael Seabra, em Tuntum-MA.

    O Galo da Chapada teve que correr atrás do prejuízo por duas vezes no confronto com o Búfalo da Baixada. Márcio Diogo abriu o placar para o Pinheiro aos 10 minutos do primeiro tempo. Luizinho empatou na sequência para o Chapadinha, aos 17 minutos.

    Vitor Pereira colocou novamente o time pinheirense na frente, aos 38 minutos. Mas nos acréscimos, Allysson voltou a deixar tudo igual no duelo. O gol da vitória do Chapadinha veio logo no primeiro minuto da segunda etapa, com Luizinho.

    Com o resultado, o Chapadinha garantiu a liderança do Grupo A do Maranhense, ficando na frente do Sampaio Corrêa, que também venceu na rodada, mas ficou atrás nos gols marcados. Já o Pinheiro ficou na terceira colocação, na frente do IAPE, também pelo mesmo critério.

    O Chapadinha enfrenta na próxima rodada do Maranhense o Sampaio, em jogo líderes da chave. A partida acontece neste sábado (14), às 15h30, no Castelão. No mesmo dia, mas às 16h, o Pinheiro visita o IAPE, no Nhozinho Santos.

    Por Globo Esporte/MA

    As secretarias de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e a de Turismo (SECTUR) firmaram convênio e agora são parceiras no projeto “Blitz do Turismo”, que utilizará mão de obra carcerária para reforçar a limpeza e manutenção dos principais pontos turísticos da ilha de São Luís.

    O Centro Histórico, principalmente na área do Projeto Reviver e Praia Grande, foram escolhidos para a primeira etapa da parceria, que prevê ações, ainda, na Praça da Liberdade, Igreja Santo Antônio, Ceprama, Convento das Mercês, Espigão Costeiro, Avenida Litorânea, Madre Deus e Portal da Raposa. Nessas áreas os detentos realizarão serviços de limpeza, pintura, acabamento, reboco, roçagem e outros reparos.

    O convênio reforça o trabalho de ressocialização priorizado na SEAP pelo secretário Murilo Andrade, que, desde que assumiu o cargo, ainda no primeiro mandato do ex-governador Flávio Dino, por indicação do então vice-governador Carlos Brandão, vem o promovendo um grande trabalho ressocialização dos apenados do Sistema Prisional do Maranhão, por meio do programa Trabalho com Dignidade.

    “Esse programa leva muitos benefícios para a sociedade com produção de bloco sextavados e artefatos de concreto para pavimentação de ruas; confecção de fardamentos, carteiras e conjuntos escolares para a rede pública estadual; montagem de móveis projetados para repartições públicas, entre outras atividades”, disse Andrade.

    O programa promove, ainda, a inserção de pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, viabilizando assim à ressocialização, capacitação profissional e inclusão social.

    O secretário da Administração Penitenciária disse que a revitalização dos pontos turísticos e outros locais, feita por internos do sistema prisional, mostra “o comprometimento do Governo do Estado com a sociedade e com a humanização de pessoas privadas de liberdade”.

    “A iniciativa mostra também que o trabalho dos custodiados está se tornando cada vez mais útil para a sociedade, promovendo bem-estar populacional e principalmente para os turistas, dando assim melhor visual para nosso estado do Maranhão”, reforçou Murilo Andrade.

    Por Domingos Costa

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍