• fevereiro 28, 2023


    A prefeitura de Porto Rico do Maranhão que tem transformado o Município em um verdadeiro canteiro de obras, está concluído a ponte de concreto no povoado Parnamirim.

    A ponte que era um sonho dos moradores já está em estado avançado, e em breve será inaugurada pelo prefeito Aldo Brown e sua equipe de governo.

    Vários povoados também estão recebendo esse mesmo serviço, a ponte de madeira substituída hoje pela ponte de concreto, sempre foi um anseio das comunidades.

    Para os moradores é a realização de um sonho, pois não há agora mais necessidade de se fazer reparo com frequência, ou até mesmo dos moradores terem que ficarem isolados.

    Como já foi dito, vários outros povoados também estão recebendo esses mesmos serviços, essa é uma ação da gestão do prefeito Aldo Brown, que está empenhado em cada vez mais reconstruir o Município de Porto Rico do Maranhão.

    A fim de democratizar o acesso à arte e ao lazer, durante o mês de março a Equatorial Maranhão, por meio do projeto Cine Equatorial, levará para 15 cidades do estado sessões de cinema gratuitas. O projeto conta com um catálogo de renomados filmes nacionais e internacionais, que serão transmitidos em espaços públicos dos municípios de Raposa, Cachoeira Grande, Barreirinhas, Brejo, Duque Bacelar, Vargem Grande, Poção de Pedras, Fernando Falcão, Passagem Grande, Imperatriz, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, São João Batista, Bacuri e Centro do Guilherme.

    A intenção do projeto é levar a experiência da sétima arte até cidades onde não possuem ou possuem poucas salas de cinema comerciais, oportunizando a população a frequentar novos espaços culturais e vivenciar momentos de lazer. Nessa primeira edição do Cine Equatorial, o público será contemplado com sessões ideais para crianças, para adultos e para a família toda. Além dos filmes, haverá também a distribuição de pipoca para as comunidades.

    Para a Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, o Cine Equatorial é uma forma de levar a magia do cinema para regiões que não oferecem tantas opções de espaços como esses. “O Cine Equatorial é um projeto itinerante que tem como objetivo percorrer todas as regiões do Maranhão, levando uma estrutura de sala de cinema para espaços públicos, permitindo que a população tenha acesso gratuito à magia do cinema. Sabemos que filmes são capazes de trazer emoção, diversão e reflexões, assisti-los em uma sala de cinema pode ser uma experiência marcante para muitas pessoas. Por isso, a intenção do projeto é levar essa experiência de lazer em comunidade para a população, de forma acessível”, destacou Jeane.

    Diante disso, cabe pontuar que somente em 2022 a Equatorial Maranhão investiu cerca de R$ 13 milhões em ações culturais, o que demonstra o empenho da Distribuidora com ações de responsabilidade social que contribuem para o acesso, produção e valorização cultural no estado.

    *Confira os filmes, datas e municípios do Cine Equatorial:*

    • Raposa – 01/03 – “Moana” e “Capitã Marvel”
    • Cachoeira Grande – 02/03 – “Viva – a vida é uma festa” e “Divã”
    • Barreirinhas – 03/03 – “Alladin” e “Eduardo e Mônica”
    • Brejo – 04/03 – “Moana” e “Capitã Marvel”
    • Duque Bacelar – 05/03 – “Viva – a vida é uma festa” e “Divã”
    • Vargem Grande – 06/03 – “Alladin” e “Eduardo e Mônica”
    • Poção de Pedras – 07/03 – “Moana” e “Capitã Marvel”
    • Fernando Falcão – 08/03 – “Viva – a vida é uma festa” e “Divã”
    • Passagem Franca – 10/03 – “Moana” e “Capitã Marvel”
    • Imperatriz – 12/03 – “Alladin” e “Eduardo e Mônica”
    • Governador Edilson – 13/03 – “Viva – a vida é uma festa” e “Divã”
    • Ribamar Fiquene – 14/03 – “Alladin” e “Eduardo e Mônica”
    • São João Batista – 16/03 – “Viva – a vida é uma festa” e “Divã”
    • Bacuri – 17/03 – “Alladin” e “Eduardo e Mônica”
    • Centro do Guilherme – 19/03 – “Moana” e “Capitã Marvel”


    O Governo do Maranhão segue fortalecendo a rede de saúde do nosso estado. Na manhã de hoje (28), o governador Carlos Brandão, do PSB, anunciou a ampliação do tratamento de câncer, com o bunker da radioterapia e braquiterapia do Hospital do Câncer, otimizando ainda mais os serviços de saúde.

    “Investimento de 12 milhões de reais entre obra e equipamentos. Mais um serviço para o tratamento de oncologia no nosso estado. Com esse serviço a gente vai avançar muito. Pessoas que estão na fila esperando por um tratamento de câncer agora vão ter acesso graças a essa obra e esse equipamento que vai salvar milhares de vidas. Portanto é uma data histórica no tratamento de câncer no nosso estado”, disse Carlos Brandão.

    Para o Secretário de Saúde, Tiago Fernandes, o equipamento será fundamental para expansão do tratamento do câncer no Maranhão.

    “O bunker da radioterapia vai se inserir numa grande rede de oncologia que foi expandida ao longo desses dias no estado do Maranhão e que vai poder salvar mais de 600 vidas por ano”, disse o secretário, que já está confirmado para atuar pelos próximos quatro anos no Governo do Maranhão.

    Matias Marinho

    O município de Pedro do Rosário participa da segunda edição do Selo Estadual: Município Sem Trabalho Infantil, em disputa com os 217 municípios maranhense que construíram para a prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

    O município possui a posição de quinto lugar no estado do Maranhão e assume a primeira vaga na baixada maranhense na listas das Ações Estratégias de Erradicação do Trabalho Infantil do – AEPETI do ano de 2021 e 2022.

    Com uma Comissão totalmente Intersetorial com as redes de apoio e demais secretarias, as ações foram executada com intuito de erradicar ou mesmo coibir o índice de trabalho infantil.

    Diante dos critérios elegível saiu a listagem hoje na data do dia 27 de fevereiro com os trinta municípios premiados pelo Selo PETI. Através da Secretária de desenvolvimento social -SEDES.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍