• março 13, 2023

    O Moto Club venceu o Sampaio Corrêa po 2 a 0 neste domingo, e garantiu classificação na final do segundo turno do Campeonato Maranhense. Contundente e mais efetivo dentro de campo, o triunfo rubro-negro veio dos pés de Ronald no primeiro tempo e Waldir no segundo.

    RESSUREIÇÃO X FRUSTRAÇÃO (3X)

    O Moto Club precisava vencer a partida para continuar na luta por vagas em Copas do Brasil e Nordeste, além da Série D do Brasileiro no ano que vem. O time fez uma campanha irregular e longe de ser o favorito nas chaves. Como clássico é outra cometição, o Rubro-Negro levou a melhor diante dos Tricolores. A primeira parte já foi, agora é tentar forçar uma terceira final no próximo fim de semana (sábado ou domingo), encarando o Maranhão na final do segundo turno. Já o Sampaio acumula sua terceira eliminação em menos de 10 dias: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e agora o Maranhense.

    Primeiro tempo

    O Moto Club dominou as ações nos primeiros 15 minutos, e foi mais efetivo quando criou chances no ataque. Depois de pressionar em todos os lados, o Papã abriu o placar logo aos oito minutos, com Ronald acertando o canto esquerdo de Luiz Daniel. Depois do gol, o time rubro-negro continuou pressionando e quase ampliou com Arlen, aos 14, se não fosse Joécio bloqueando o lance. O Sampaio só “entrou” de fato na partida a partir dos 20 minutos. Só que mesmo assim, ainda não era efetivo na criação das jogadas. O time tricolor pecava na troca de passes e jogadas áreas sem sucesso. A única chance clara de empate foi com Pimentinha aos 42 minutos, quando o camisa 11 parou em Éder, que chegou a salvar duas vezes no lance.

    Segundo tempo

    O Moto Club aproveitou o início da segunda etapa para liquidar a partida logo no primeiro minuto. Waldir aproveitou o rebote de Luiz Daniel e encobriu Allan Godói que tentava tirar o lance. Assim como no primeiro tempo, o Papão ditou o ritmo do jogo até os 15 minutos. Depois, a bola ficou mais com o Sampaio, que pouco produzia com ela nos pés. As tentativas de chutes esbarravam nos próprios companheiros, e as descidas até a linha de fundo e levantamento de bola na área eram ações inférteis, que pouco surtiam efeito na meta rubro-negra. O único lance de perigo a favor do Sampaio foi com Eder, goleiro do Moto Club, falhando ao segurar a bola e deixar para Matheus Martins chutar. Porém, o goleiro rubro-negro conseguiu se sobressair e defender em dois tempos. Até o fim, foi o Sampaio pressionando sem força, e o Moto se defendendo com efetividade.

    GE/MA

    Nesta segunda-feira (13), o Prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo Brown, ao lado da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Jaqueline Luz, e o Secretário Municipal de Educação, Prof. Santos, participaram da solenidade de lançamento do PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

    No ensejo, o Prefeito e o Secretário assinaram o Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Maranhão para a oferta de quatro cursos de Licenciatura no Município, sendo: Pedagogia, Educação Física, Letras e História. Este último será iniciado no segundo semestre deste ano, enquanto os demais já terão início em abril.

    Os cursistas já estão devidamente matriculados na UFMA e aptos a cursarem a Licenciatura para a qual fizeram inscrição na plataforma. São 50 cursistas de Pedagogia, 50 de Educação Física, 48 de Letras e 50 de História.

    O Secretário de Educação, Prof. Santos, disse que “Para todos nós esse é um grande desafio e a certeza de que estamos ganhando um grande presente. Ele disse que para a Secretaria Municipal de Educação, essa é uma oportunidade de colocar em prática a sua função social. Formar Professores significa qualificar o ensino, erradicar o analfabetismo, elevar o IDH do Município e dar qualidade de vida ao nosso povo.”

    O Prefeito Aldo Brown, por sua vez, ressaltou que “a Gestão Municipal de Porto Rico está dando um grande passo, que é formar seus Professores em nível superior. Esse momento vai ficar em nossa memória. Investir em educação é colher frutos no futuro. Todo investimento traz impacto positivo. Desse Termo de Cooperação Técnica sairão profissionais com conhecimento aprofundado, preparados pela Universidade Federal do Maranhão, que estará presente no nosso Município. Então, se para o nosso povo ter uma Licenciatura é um direito, para nós, enquanto Executivo Municipal, é um dever dar o suporte. E assim vamos construindo a nova história de Porto Rico do Maranhão”, declarou o Prefeito.

    Os acadêmicos terão Professores da própria Universidade Federal do Maranhão, sendo que as aulas se darão em todos os sábados e domingos, na Sede do Município.

    Na oportunidade, Felipe Camarão, Vice-Governador e Secretário de Estado da Educação, conversou com o Prefeito e o Secretário para estabelecer parceria entre o Estado e o Município.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍