• maio 18, 2023

    A Prefeitura Municipal de Porto Rico do Maranhão, através da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Educação e e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu a Campanha “Faça Bonito”. Ao longo de duas semanas, a Secretaria de Educação, através da Psicóloga Márcia Caldas, das Assistentes Sociais Malena Gonçalves e Heyne Laira, foram em todas as Escolas do Município e realizaram rodas de conversa, blitz educativa, palestra para pais/mães, servidores e estudantes, acerca da violência sexual de crianças e adolescentes.

    A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00.
    A Psicóloga Márcia Caldas diz que “A campanha do dia 18 de maio em alusão a prevenção do Combate e a Exploração sexual infanto-juvenil se torna uma das principais campanhas devido aos inúmeros casos que surgem todos os dias, e em diversos lugares, e a forma mais eficiente para que os casos diminuam é através da prevenção, não apenas no mês de maio, mas em todos os meses.”

    A profissional diz ainda que “precisamos ensinar nossas crianças e adolescentes sobre seu corpo, com o intuito de que elas possam reconhecer um abuso, quando virem um, ou se passarem por um. Nós enquanto sociedade devemos proteger essas crianças, reconhecer os sinas comportamentais que os mesmo apresentam diante de uma situação de abuso, sinais esses como: isolamento social, crises de raiva, crises de ansiedade, humor depressivo, necessidade de tomar banho a todo momento como se todo tempo estivesse suja, mutilações, dentre outros.

    Conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis é de extrema importância e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes é o melhor caminho. Nosso papel, enquanto cidadãos, é não fecharmos os olhos para todo e qualquer tipo de violência contra os mais novos, seja física, psicológica, o abandono, e principalmente as violências sexuais.”

    E para esclarecer ainda mais sobre o assunto, realizou-se neste dia 18, em todas as Escolas da Rede Municipal e da Rede Estadual de Porto Rico, passeatas, blitz educativa, panfletagem e palestras. Foram montadas tendas educativas na Sede do Município, sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Educação, do CMDCA e do Conselho, onde as equipes conversavam com a população.

    “A campanha do Maio laranja visa conscientizar todos sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Serviço Social se posiciona em defesa das nossas crianças e como forma de prevenção leva a informação para pais e estudantes de toda rede municipal. É importante ressaltar que os cuidados com nossas crianças não devem ser apenas no mês de Maio, mas todos os dias do ano, pois lembrar é proteger”, ressalta a Assistente Social Malena Gonçalves.

    A Prefeitura deu todo o suporte para que o dia “D” fosse realizado. E a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Jaqueline Luz disse que “precisamos nos conscientizar e combater verdadeiramente esse mal que atinge milhares de crianças e adolescentes em nosso país e em nosso Município. É por isso que não podemos ficar calados.”


    A prefeita de Central do Maranhão Fechinha, estará realizando neste domingo (21), uma gigante festa para as Mães do Município.

    A programação que será realizada na quadra poliesportiva do bairro Agrovila, terá início às 12:30hr e contará com um show de prêmios, muitos e valiosos prêmios serão sorteados para as mães da sede e zona rural.

    Algo inédito também na história do Município acontecerá neste domingo, a gestora estará realizando o sorteio de duas casas para mães do Município, uma casa será sorteada para uma mãe da sede, e outra casa será sorteada para uma mãe da zona rural.

    A prefeita Fechinha juntamente com todos os seus secretários, vereadores de sua base aliada, estende o convite para que todas as mães de Central do Maranhão participem desse mega evento.

    É neste domingo a partir das 12:30hr na quadra poliesportiva do bairro Agrovila, em Central do Maranhão a grande festa das Mães.


    O técnico Márcio Fernandes segue em ritmo quente de preparação para o jogo contra o ABC. O treinador fez questão inclusive de agendar um treinamento no próprio estádio Castelão para além de montar as suas peças buscar uma maior adaptação a casa do Sampaio na Série B do Brasileiro.


    Um comerciante foi preso, nessa quarta (17), suspeito de estuprar várias vezes uma menina, de 10 anos, no município de Bequimão, na Região da Baixada Maranhense. O crime aconteceu no Povoado Cidade Nova.

    De acordo com a polícia, todas as vezes em que a criança ia ao comércio do homem, ele a “seduzia” a entrar dentro de sua residência e a estuprava, chegando até mesmo a tirar as roupas da vítima.

    O caso foi denunciado no dia 17 de abril deste ano. Na época, a vítima foi submetida a exame de conjunção carnal e entregue aos seus familiares.

    Também nessa quarta (17), um outro homem foi preso, em Central do Maranhão, suspeito de tentar estuprar uma adolescente, de 17 anos, no povoado Santa Rita, em Bequimão. O caso aconteceu no dia 2 de abril deste ano, quando a vítima estava a caminho de casa.

    Segundo a polícia, o homem agarrou a adolescente, apertou a sua boca para beijá-la e rasgou suas roupas na tentativa de estuprá-la. Ela entrou em luta corporal com o suspeito e conseguiu fugir do local.

    De acordo com o delegado Allan Bruno, no dia 14 de abril deste ano, o homem também estuprou uma mulher, de 58 anos, no centro da cidade de Bequimão.


    g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍