• julho 3, 2023


    Nos últimos dois meses, o Maranhão tem enfrentado um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), gerando preocupação entre as autoridades de saúde. Cerca de 400 casos foram notificados, entre os meses de maio e junho.

    Os números, divulgados pelo boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), revelam um crescimento alarmante em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Fiocruz, no estado, o vírus sincicial respiratório representa 40,3% dos casos, seguido pela Covid-19, que está em declínio e agora representa 22,8%. Os casos de influenza A e B representam, respectivamente, 17,5% e 6,6%.

    A situação levanta preocupações entre as autoridades de saúde do Maranhão, que alertam para a importância da vacinação completa e da busca pelas vacinas disponíveis, mesmo após o encerramento da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão não alcançou sequer 70% de cobertura vacinal.

    “O vírus sincicial respiratório é um vírus que acomete uma infecção respiratória, que acomete mais bebês; mais crianças. Então, a gente vem orientando, principalmente os pais e responsáveis, a terem esse cuidado. Então, se a criança está apresentando sintomas gripais e, com três ou quatro dias, não houve melhora, [considera-se] levá-los a uma unidade de saúde”, afirma Tayara Pereira, superintendente de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    Quanto aos óbitos, a maioria está relacionada à COVID-19, representando 51,6% dos casos. Para a superintendente de epidemiologia da SES, Tayara Pereira, esses óbitos ocorrem, costumeiramente, em pacientes que não possuem o esquema vacinal completo.

    “Todos os vírus respiratórios, se não tratados, podem levar a óbito. No entanto, a Covid-19, a gente teve, devido à pandemia, a gente teve um número maior de óbitos”, explicou.

    SRAG

    A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é caracterizada por quadro de febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos seguintes sintomas:

    • Cefaleia;
    • Mialgia ou artralgia (dor articular), na ausência de outro diagnóstico específico;
    • Dispneia;
    • Sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade;
    • Piora nas condições clínicas de doença de base;
    • Hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente, entre outros sinais e sintomas.

    g1/ma

    A prefeitura de Cedral por meio da secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a secretaria Municipal de Educação, realizaram nos últimos dias o curso profissionalizante de Arranjos Florais e Flores Decorativas no Município.

    O curso tem como objetivo profissionalizar homens e mulheres para obterem uma renda extra ou fica através do artesanato.

    Foram 8 dias intensos de muitos ensinamentos e aprendizados, além dos resultados de cada pessoa que fez o seu melhor no curso.

    O prefeito Fernando Cuba, diz que o intuito será sempre proporcionar tudo o que for de melhor para cada Cedralense, e que o Município a cada dia só tem a ganhar com essas formações.

    Veja o vídeo:


    No último dia 2 de julho, o pré-candidato
    aprefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, reuniu uma expressiva quantidade de líderes políticos, líderes comunitários e políticos de mandato, como os vereadores Edinildo Rodrigues e Sandro Lima, em um encontro de lideranças realizado em sua fazenda, que fica localizada no Povoado São Sebastião.

    O encontro, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, foi um importante momento de diálogo e articulação política. A presença maciça de lideranças políticas, comunitárias e políticos já em mandato demonstrou o apoio e a confiança depositados em André da Ralpnet como pré-candidato a prefeito de Pinheiro.

    Durante o evento, André da Ralpnet teve a oportunidade de expor sua visão para a cidade de Pinheiro. Em seu discurso, ele destacou a importância de uma gestão transparente, participativa e comprometida com o desenvolvimento do município, e ressaltou a necessidade de investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, geração de empregos e amparo aos jovens.

    Diversos líderes políticos presentes no encontro também tiveram a oportunidade de expressar seu apoio à pré-candidatura de André da Ralpnet. Eles ressaltaram sua experiência, capacidade de diálogo e comprometimento com as demandas da população de Pinheiro.

    O evento se destacou pela atmosfera de engajamento e entusiasmo dos participantes. As discussões sobre os desafios enfrentados pelo município e as possíveis soluções foram intensas e produtivas. O encontro permitiu a troca de ideias entre as lideranças políticas presentes, consolidando uma rede de apoio que certamente será fundamental durante a pré-campanha eleitoral de André.

    O encontro também contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade civil. Comunitários, membros de organizações não governamentais e líderes de movimentos sociais também estiveram presentes, enriquecendo as discussões e ampliando o espectro de vozes envolvidas no projeto político de André.

    Ao final do evento, André da Ralpnet ressaltou que o encontro foi apenas o começo de uma jornada política que buscará envolver cada vez mais a população.


    O prefeito Aldo Brown realizou no período de 23 à 30 de Junho, uma grande programação junina no Município de Porto Rico. A praça da Bíblia foi o palco que recebeu grandes atrações, tanto culturais quanto musicais.

    Durante os 8 dias de festanças, o que se viu foi a valorização da cultura, apoio às brincadeiras locais, valorização dos artistas, o aquecimento da economia por meio do comércio informal e um São João repleto de alegria e diversão.

    As famílias se reuniram durante todas as noites para prestigiarem a programação, que foi preparado com muito carinho.

    No dia 29 por exemplo na tradicional festa do Pescador, também aconteceram sorteio de muitos prêmios para o povão.

    Ao longo da festança muitas atrações musicais, de renome nacional, também abrilhantaram o São João de Porto Rico do Maranhão.

    O prefeito Aldo Brown garante que esse foi o maior São João já realizado na história do Município, e a secretária de Cultura se empenhou no máximo para que o São João pudesse sair com essa proporção.

    O prefeito Aldo Brown agradeceu a participação de todas as danças, de todas as atrações, a participação em massa da população e o empenho da secretaria de Cultura do Município, na organização do evento, na pessoa do secretário Paulinho.

    O gestor afirma que no próximo ano a programação será ainda maior.


    No último sábado (01), o empresário Quinzinho realizou na casa de eventos do Bairro Portinho em Peri-Mirim, o grande arraial da União, que contou com uma grande programação, e a participação em massa da população.

    O evento contou com as atrações culturais Boi Encantos de Turilândia, Dança do Cacuriá Força do Quilombo, dança Country Heróis da Vaquejada, e a dança Portuguesa Herdeiros de Portugal, além das atrações musicais, Flávio Almeida, Dj Nina, e a banda Astros do Arrocha.

    O empresário Quinzinho disse que foi motivo de muita satisfação poder proporcionar esse lindo momento à população, pois ele é sabedor que o povo de Peri-Mirim é amante da cultura, em especial do São João.

    Quinzinho agradeceu o apoio dos vereadores Joubert Soares, Iury Serrão e o ex prefeito João Felipe.

    O empresário que já havia realizado uma programação semelhante a essa no povoado Três Marias, também levou a mesma alegria para os moradores da sede.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍