Intenção de compras de presentes para o Dia dos Pais cai mais de 28% neste ano em São Luís, aponta Fecomércio


Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (4), apontou que caiu em 28,4% a intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais este ano em São Luís. Os dados que fazem uma comparação com o mesmo período do ano passado, são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Cerca de 60,3% da população pretende ir às compras neste período. O percentual é o menor nível desde 2016. Com isso, seis em cada 10 ludovicenses pretendem comprar algum presente para celebrar a data.

A pesquisa apontou que o valor médio da compra é de R$ 207. Entre os consumidores que vão comprar presentes para a data, 82,3% pretende comprar apenas um produto, 14,7% devem adquirir até dois presentes e somente 2,9% devem comprar três ou mais itens.

Os dados apontam que houve uma queda de 31,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, no número de pessoas que pretendem usar o cartão de crédito para comprar suas compras para o Dia dos Pais. A alta no nível de endividamento e os juros elevados do cartão favoreceram a redução deste meio de pagamento.

Houve um crescimento na intenção do pagamento das compras por meio do PIX. Cerca de 46,7% dos consumidores vão optar pela forma de pagamento popular.

De acordo com a Fecomércio, mesmo com a queda na intenção de compra, o levantamento demonstra que os ludovicenses retomaram sua intenção de presentear de forma natural. O quadro é um reflexo da retomada da economia após o fim das medidas restritivas da pandemia de Covid-19.

Opções de presentes

 

Entre os itens que devem ser mais adquiridos durante o Dia dos Pais, estão vestuário e acessórios (17,5%); acessórios (14,3%) e relógios (13,9%).

As lojas de shoppings centeres e a Rua Grande, centro comercial importante de São Luís, são as duas opções favoritas para a compra dos presentes para o Dia dos Pais. Cerca de 40,9% e 40,3%, respectivamente, pretendem ir até os locais para escolher uma lembrança para a data.

As compras online aparecem em seguida, com 21,9% das intenções. Segundo a Fecomércio, apesar de estar apenas na terceira posição entre a preferência dos consumidores, a opção registrou uma alta de 49% em relação ao ano passado.

Os supermercados e hipermercados tiveram o maior aumento na intenção de compra para o Dia dos Pais, desde o início da pesquisa. Cerca de 13,9% dos ludvocienses pretendem comprar seus presentes nestes estabelecimentos.

Entre opções de celebrações para data, cerca de 60,2% da população pretende comemorar o dia em casa com a família. Em seguida, como opções de lazer para o dia, aparecem os clubes (11,6%) e os restaurantes (11,3%).

A pesquisa

A coleta de dados foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho em São Luís (MA). O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com desvio-padrão de 3,7% para mais ou menos.

g1/ma

Deixe uma resposta

  • De Segunda a Sexta

  • Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍