
Os estudantes do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal foram surpreendidos com a presença do ex-presidente José Sarney durante uma palestra, na tarde desta quarta-feira (9), na Academia Maranhense de Letras (AML).
José Sarney chegou antes da palestra de Antônio Carlos Secchin em homenagem a Gonçalves Dias, e teve um bate papo sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor.
O ex-presidente disse sentir satisfação da falar sobre literatura para um grupo de jovens. Sarney relembrou que entrou na Academia de Letras aos 22 anos, e aproveitou para desejar aos estudantes um futuro brilhante.
“O caminho pra ascender na vida é o de educação, tudo que eu consegui na vida foi através do estudo. Quero que todos tenham êxito. Sejam vitoriosos!”, disse José Sarney ao grupo de jovens.
Sarney ainda falou sobre a importância da educação e da leitura. “A educação nos proporciona dominar conhecimentos. Eu sou até hoje um estudante. Leiam, leiam sobre tudo”, finalizou José Sarney.
Sobre Gonçalves Dias
Sobre Gonçalves Dias, o ex-presidente José Sarney falou que considera como um dos três poetas mais importantes junto com Camões e Fernando Pessoa.
A Academia Maranhense de Letras (AML) está realizando durante toda a semana uma programação especial para celebrar o bicentenário do poeta Gonçalves Dias.
Ele finalizou recitando Ainda uma vez adeus de Gonçalves Dias (vejo trecho do poema abaixo).
Enfim te vejo! – enfim posso,
Curvado a teus pés, dizer-te,
Que não cessei de querer-te,
Pesar de quanto sofri.
Muito penei! Cruas ânsias,
Dos teus olhos afastado,
Houveram-me acabrunhado,
A não lembrar-me de ti!
Dum mundo a outro impelido,
Derramei os meus lamentos
Nas surdas asas dos ventos,
Do mar na crespa cerviz!
Baldão, ludibrio da sorte
Em terra estranha, entre gente,
Que alheios males não sente,…
O Imirante


