Ex-presidente José Sarney surpreende e faz palestra para adolescentes na AML


Os estudantes do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal foram surpreendidos com a presença do ex-presidente José Sarney durante uma palestra, na tarde desta quarta-feira (9), na Academia Maranhense de Letras (AML).

José Sarney chegou antes da palestra de Antônio Carlos Secchin em homenagem a Gonçalves Dias, e teve um bate papo sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor.

O ex-presidente disse sentir satisfação da falar sobre literatura para um grupo de jovens. Sarney relembrou que entrou na Academia de Letras aos 22 anos, e aproveitou para desejar aos estudantes um futuro brilhante.

“O caminho pra ascender na vida é o de educação, tudo que eu consegui na vida foi através do estudo. Quero que todos tenham êxito. Sejam vitoriosos!”, disse José Sarney ao grupo de jovens.

Sarney ainda falou sobre a importância da educação e da leitura. “A educação nos proporciona dominar conhecimentos. Eu sou até hoje um estudante. Leiam, leiam sobre tudo”, finalizou José Sarney.

Sobre Gonçalves Dias

Sobre Gonçalves Dias, o ex-presidente José Sarney falou que considera como um dos três poetas mais importantes junto com Camões e Fernando Pessoa.

A Academia Maranhense de Letras (AML) está realizando durante toda a semana uma programação especial para celebrar o bicentenário do poeta Gonçalves Dias.

Ele finalizou recitando Ainda uma vez adeus de Gonçalves Dias (vejo trecho do poema abaixo).
Enfim te vejo! – enfim posso,

Curvado a teus pés, dizer-te,

Que não cessei de querer-te,

Pesar de quanto sofri.

Muito penei! Cruas ânsias,

Dos teus olhos afastado,

Houveram-me acabrunhado,

A não lembrar-me de ti!
Dum mundo a outro impelido,

Derramei os meus lamentos

Nas surdas asas dos ventos,

Do mar na crespa cerviz!

Baldão, ludibrio da sorte

Em terra estranha, entre gente,

Que alheios males não sente,…

O Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *