• agosto 22, 2023

    O presidente da Câmara Municipal de Central do Maranhão Jorge Mário Paixão popularmente conhecido como Jorginho, esteve fazendo nesta segunda-feira (21), o lançamento do Projeto “Apoiar para Educar” que contempla estudantes do Município com kits de material escolar completo.

    O lançamento aconteceu no povoado Juçaral na escola Raimundo Pedro Costa, na presença de pais de alunos, professores, Diretora da escola e da coordenadora do projeto que é Pedagoga Flávia Ramos.

    No lançamento, o projeto vai contemplar alunos da escola João Batista no povoado Baixo Seco, da escola João Paulo ll no povoado Monte Carmo e da escola Raimundo Pedro Costa no povoado Juçaral.

    Os pais de alunos ficaram muito felizes por esse apoio dado pelo presidente da Câmara Jorginho, aos seus filhos.

    Quem também esteve participando do lançamento, foi o secretário de Educação do Município de Central Jubenilson Santos, que parabenizou o vereador pela grande iniciativa e disse que o projeto tem muito a somar com a educação do Município.

    Essa é a primeira fase do projeto, na segunda fase o projeto vai oferecer capacitação aos professores do Município.

    O presidente da Câmara vereador Jorginho falou da satisfação de poder está contribuindo com a educação do Município, por meio dessa importante ajuda para os estudantes.

    O presidente ressalta que o seu desejo é fazer com que o projeto chegue em mais escolas, para que mais alunos do Município sejam contemplados com o kit de material escolar completo.


    O prefeito e o vice-prefeito de Cedral, Fernando Cuba e Maguila, tiveram um importante encontro com a Senadora da República Eliziane Gama. Participou também do encontro a jovem Gabrielle Cuba filha do prefeito Fernando.

    Durante o encontro, foi falado sobre projetos e ações voltadas para o Município de Cedral.

    Fernando Cuba destaca a grande recepção que teve por parte da Senadora, e disse que apresentou a ela várias demandas do Município.

    O gestor vem sempre buscando parcerias para beneficiar a população Cedralense, e muitos benefícios já chegaram e continuam chegando ao Município por meio dessas parcerias.

    Fernando Cuba agradeceu a companhia da vice-prefeito Maguila e da sua filha Gabrielle, que tiveram a oportunidade de fazer parte desse importante encontro.

    Veja o vídeo:


    Marcada inicialmente para 16 de agosto, a Série B do Campeonato Maranhense 2023 não tem data para começar. A afirmativa é do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, em entrevista exclusiva ao ge. Segundo ele, o estádio Nhozinho Santos, que está em obras de manutenção do gramado, tem tido prazo de entrega postergado pela Prefeitura de São Luís, o que fez a competição ser adiada por tempo indeterminado.

    A fase pré-eliminar da Série B do Maranhense estava prevista para começar dia 16 de agosto com São Luís, Santa Quitéria e Expressinho como participantes. Todos os clubes desta fase mandariam jogos em São Luís, no Nhozinho Santos. Na fase principal, todos os times do Grupo B jogariam em São Luís, também no estádio da Vila Passos.

    “Houve indisponibilidade do estádio Nhozinho Santos, por manutenção do gramado, prevista inicialmente para encerrar 31/8. Houve mudança para 4/9, mas com possível alteração para 11/9”, afirmou Américo.

    Ainda de acordo com o presidente da FMF, o Castelão está com agenda cheia por conta de jogos da Série B, D e Copa do Brasil sub-20. Por isso, outras praças estão sendo buscadas.

    A primeira tentativa foi o estádio Fecurão, que fica no bairro da Cohab, em São Luís. Mas existe empecilhos.

    “Há dificuldade com uso das dependências pela ausência de laudos e um estabelecimento que funciona com acesso ao estádio e à rua”, disse.

    A FMF abriu conversas com a Prefeitura de Rosário para a realização dessas partidas, mas os custos pesam para as equipes que mandariam seus jogos por lá. Um Centro de Treinamento particular também vem sendo cogitado.

    “Há tratativas com o estádio de Rosário, onde há custo aos clubes (deslocamento e despesas na cidade). Ainda pensa-se em um CT particular, em Paço do Lumiar, mas que precisa de ajustes quanto ao acesso de pessoas”, finalizou.

    A falta de confirmação sobre o início da Série B do Maranhense traz uma maior indefinição quanto a Copa FMF, que tem início previsto somente após a Segundinha, que inclusive terá como participantes os dois melhores nesta divisão de acesso. A Copa FMF aponta representantes maranhenses na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro da temporada 2024.

    Procuramos a Prefeitura de São Luís para falar sobre o possível adiamento de datas de entrega do Nhozinho Santos levantado pela FMF, mas não fomos respondidos.

    MARANHENSE SÉRIE B

    Fase Preliminar

    São Luís
    Santa Quitéria
    Expressinho

    – Todos mandantes em São Luís, jogos de ida e volta, classificam 2 para fase de grupos.

    Fase de grupos

    Grupo A: Imperatriz, Tuntum, Bacabal, ITZ Sport;
    Grupo B: Tupan, Timon, Eliminatorias 1, Eliminatorias 2 – todos do Grupo B com mando em São Luís.

    Jogos de ida e volta. Classificam 2 de cada grupo.

    Semifinais ida e volta.
    Final jogo único.

    A fase preliminar iria iniciar dia 16/08. A fase de grupos dia 2/9. A final seria 01/10. Logo em seguida teria início a Copa FMF.


    Visitantes que chegarem ao Maranhão passarão a ter um novo roteiro turístico para desfrutar. É que os 15 municípios que compõem os polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás se uniram e assinaram, nesta segunda-feira (21), um Termo de Cooperação Técnica que possibilitará a criação de uma nova rota de turismo que contemplará os atrativos das cidades que compõem os dois destinos.

    O prefeito Eduardo Braide recebeu, na sede da Prefeitura de São Luís, O prefeito Fernando Cuba da cidade de Cedral-Ma, entres outros representes dos Municípios para a solenidade de assinatura do documento.

    O prefeito Fernando Cuba destaca o quanto a região do litoral tem a ganhar com esse Termo de Cooperação Técnica, haja vista que o Município de Cedral tem lindas praias e rios, e que recebe turistas durante o ano todo.

    O turismo gera emprego, renda, e muito ajuda com o desenvolvimento do Município.

    O prefeito Fernando Cuba, ressalta que a região do Litoral como um todo, é muito forte no turismo que se estende cada vez mais com os muitos investimentos feitos pelo Governador Brandão.

    Estiveram presentes também secretários de Turismos representando seus respectivos Municípios, e assinando o Termo de Cooperação Técnica entre os Polos.


    Com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta sexta-feira (18), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), execução em 2023, com a presença do governador em exercício Felipe Camarão e do secretário da SAF, Bira do Pindaré.

    O evento reuniu os 49 municípios contemplados pelo PAA, representados por prefeitos e secretários municipais; poder público e sociedade civil; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sandro Montenegro; representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério Público, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf), dentre outros.

    O Prefeito Toca Serra, agradeceu ao presidente Lula, o governador Carlos Brandão, ao Felipe Camarão, governador em exercício e ao secretário de estado da agricultura familiar, Bira do Pindaré , por levar esse benefício também para os agricultores e agricultoras de Pedro do Rosário, pois é um programa que ajuda a todos, pois compra de quem produz e doa a quem estar precisando, através do CRAS, Escolas e Hospitais.

    O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão destacou com alegria a importância da parceria do governo estadual e federal para o desenvolvimento do Maranhão.

    “A nossa intenção é combater a fome, a pobreza, miséria, fortalecendo o sistema produtivo da agricultura familiar. Estamos demonstrando na prática que a parceria do governador Carlos Brandão com o presidente Lula traz benefícios concretos para o Maranhão”, afirmou Felipe Camarão.


    Nesta sexta feira, 18, foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Polo São Luís e
    o Polo Floresta dos Guarás.

    Na ocasião estiveram presentes secretários Municipais dos 15 Municípios membros dos dois polos, além do prefeito de São Luís Eduardo Braide, estiveram presentes os prefeitos de Apicum-Açu José de Ribamar Ribeiro, o Prefeito de Cedral Fernando Cuba, demais técnicos e coordenadores, o trade turístico, a imprensa como Gutemberg Bogéa, do Caderno JP Turismo, Léa Zacheu, da Revista Maranhão Turismo, as TVs Guarás e Difusora, entre outros órgãos da imprensa local.

    A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto Rico do Maranhão, esteve presente ao ato mais uma vez representada pela coordenadora Fernanda Carvalho, representando o secretário Floriano Coimbra Magalhães Júnior.

    A partir de agora, teremos uma cooperação entre os Municípios com intuito de gerar um roteiro integrado entre os dois polos, estreitando a distância entre os polos e ofertando novos roteiros e possibilidades de Turismo gerando uma nova visão empreendedora com o processo de roteirização.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍