A Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou nesta terça-feira (31) a primeira reunião arbitral do Campeonato Maranhense 2024.
O encontro aconteceu em formato online, com a presença de representantes de todos os oitos clubes participantes: Cordino, Chapadinha, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Sampaio Corrêa, Pinheiro e Tuntum.
Inicialmente, o sistema de disputa do estadual foi o assunto central da reunião entre entidade e clubes. Sampaio Corrêa, Cordino, Moto Club e Chapadinha chegaram a apresentar uma proposta conjunta, sugerindo uma primeira fase de pontos corridos, com todos contra todos, em jogos de ida e volta, com uma final sendo realizada pelos dois primeiros colocados em jogo único.
Por outro lado, Imperatriz, Maranhão, Pinheiro e Tuntum, individualmente, apresentaram propostas semelhantes: primeira fase em jogos de ida e volta, todos contra todos; porém, com a realização de semifinais e final.
O vice-presidente FMF, Hans Nina, estipulou a estreia da competição para a primeira quinzena de janeiro, por conta da participação dos clubes maranhenses nas Copas do Brasil e Nordeste. As partes também concordaram em organizar um campeonato mais longo e competitivo, já que não haverá mais a realização da Copa FMF – competição que era realizada no segundo semestre.
Ao fim da reunião, ficou decidido – por unanimidade – que a primeira fase do Campeonato Maranhense 2023 será disputada em jogos de ida e volta (todos contra todos), com semifinais e finais. A única pendência a ficou quanto a quantidade de jogos nas fases decisivas (um ou dois jogos).
Ficou definido também por unanimidade a distribuição das vagas em competições nacionais para mais equipes da competição. Em resumo, caso o primeiro e segundo colocados tenham vaga em alguma divisão do Brasileiro (Série B ou C), e permaneça a terceira vaga da Copa do Brasil, o terceiro colocado escolherá se disputa a Série D ou Copa do Brasil, com a vaga remanescente ficando para o quarto colocado.
As partes entenderão que mais clubes podem ter a opotunidade de disputar competições nacionais, além de manter uma competividade maior ao longo da competição, com a decisão de título, vagas e rebaixamento. De acordod com a FMF, a próxima reunião arbitral deve acontecer no próximo dia 9 de novembro.
ge/ma