• abril 9, 2024


    Uma jovem de 29 anos, identificada como Idelany do Nascimento Pestana, foi morta a facadas na madrugada desta terça-feira (9), em São Luís. O ex-namorado da jovem, reconhecido como Jhonata Santos de Sousa, foi preso em flagrante e é o principal suspeito do crime, conforme a polícia.

    Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), o crime aconteceu por volta das 2h desta terça, na Avenida São Raimundo, no bairro Alto da Esperança, na área Itaqui-Bacanga, na capital.

    De acordo com a PM, inconformado com o fim do relacionamento, o suspeito teria pulado o muro da casa da vítima e a surpreendido com cerca de quatro golpes de faca. Ela não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu minutos depois. Após o crime, Jhonata permaneceu ao lado do corpo de Idelany até a chegada da polícia.

    Jhonata Santos de Sousa foi preso em flagrante e em seguida foi levado para a Delegacia de Homicídios em São Luís, onde vai ficar à disposição da Justiça.

    g1/ma

    No último domingo (7), foi ao ar a primeira entrega de R$ 1 milhão a uma professora no Maranhão que participou do ‘Familhão’, novo quadro do programa Domingão com Huck, da TV Globo.

    O apresentador esteve em Santa Inês, no dia 22 de março, e surpreendeu os moradores na busca pela professora Waldelice Maria Ramos Mendes, que é mestre em Ciências da Educação e dá aulas no curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Maranhão.

    No percurso até a casa de Waldelice, Huck foi gravado andando de moto táxi, visitando a feirinha e interagindo com as pessoas. Ele chegou a encontrar uma suposta Waldelice, mas deram o endereço errado.

    Somente após um longo tempo procurando, enfim o apresentador encontrou a professora, que é mãe de três filhos e agradeceu o prêmio recebido.

    “Estou muito feliz. Foi um prazer te receber”, disse Waldelice.

    Ao g1, ela contou que foi uma grande surpresa e que passou a ficar famosa na cidade e que já tem uma ideia de onde usar o dinheiro.

    “Muitos contatos. Eu não esperava [pelo prêmio], mas já estou organizada”, contou a professora.

    g1/ma

    Em consonância com a LEI FEDERAL nº 14.533, de 11 de janeiro 2023, que institui a política de Educação Digital nas escolas, a Prefeitura de Porto Rico do Maranhão, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação saem na frente de tantos outros Municípios brasileiros e maranhenses, implantando uma sala de Robótica no município, para contemplar estudantes de 6° ao 9° Ano em seu contra turno de estudo.

    Na semana de 01 a 05 de abril, 15 professores passaram pela formação, com o objetivo de conduzirem todo o processo no município. Esses Professores foram escolhidos pelas escolas das quais eles fazem parte.

    Para o Prefeito Aldo Brown, essa é a concretização de grande sonho, tanto dele quanto do Secretário de Educação Prof. Santos. Pois quando visitaram os stands de robótica na Marcha dos Prefeitos 2023 em Brasília, foram apresentados a essa tecnologia para a sala de aula, o que os fez planejar a educação digital em Porto Rico do Maranhão.

    A Educação Digital Escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares, a partir do estímulo ao letramento digital e informacional e à aprendizagem de computação, de programação, de robótica e de outras competências digitais, fornecendo-lhes oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais para a plena inserção no mundo do trabalho.

    Daqui a alguns dias, a sala de robótica será entregue aos nossos Estudantes, totalmente equipada e pronta para o desenvolvimento da Educação digital.


    Na última sexta-feira dia 05, o prefeito Fernando Cuba esteve participando da Aula Inaugural do Polo Educacional da UEMA em Cedral, ação que concretizou a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual do Maranhão no Município, por meio do programa Ensinar.

    O Ensinar traz, de imediato, dois cursos de graduação para nossos jovens que pretendem ingressar no Ensino Superior sem sair de nossa cidade.

    O intuito é ampliar e fortalecer essa parceria que se concretizou para que outros cursos sejam ofertados e outros jovens possam ser beneficiados com esta iniciativa tão relevante para o desenvolvimento humano do Município de Cedral.

    Estiveram acompanhando o prefeito Fernando Cuba nesse momento gratificante, a secretária da Educação, profª Eliedene Rosa Cuba; o presidente da Câmara Municipal Maurício Reis; o coordenador do Polo da UEMA Luciano; a adjunta da Educação, Viviane Cuba, que foi aluna da UEMA em Cedral através de outra parceria com a universidade; além de vereadores e demais secretários Municipais, todos juntos trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos Cedralenses.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍