• janeiro 18, 2025

    Nesta sexta-feira 17, o prefeito de Pinheiro André da RalpNet, reuniu-se com os secretários Municipais para avaliar as ações realizadas nos primeiros quinze dias de sua gestão. O encontro teve como objetivo alinhar as prioridades da administração e planejar os próximos passos para atender às demandas da população.

    Desde o início do mandato, o prefeito tem se dedicado intensamente à reestruturação do setor de saúde do município. Em visitas às unidades de saúde, ele buscou identificar as principais necessidades e urgências, visando garantir melhorias no atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais da área.

    Além desses setores, o esporte também foi beneficiado com a nova iluminação do Estádio Costa Rodrigues, garantindo melhores condições para jogadores e para a comunidade.

    No setor cultural, o destaque é o planejamento para o Carnaval 2025, que prioriza segurança, diversão, a cultura local e a geração de renda para a população.

    Outra frente de atuação do gestor tem sido a situação dos moradores do entorno do lixão municipal. Preocupado com as condições de vida dessas famílias, André, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou obras para melhorar o acesso à rua que liga ao local, facilitando o trânsito e promovendo maior dignidade para a comunidade.

    Essas iniciativas são apenas o começo de um amplo plano de gestão que promete atender às demandas mais urgentes de Pinheiro. “Reconstruir e avançar” é o lema que guia a administração, marcada pelo diálogo e pela integração entre as secretarias.

    O encontro desta sexta-feira reforçou o compromisso do prefeito em promover mudanças significativas, e continuar trabalhando em conjunto com todas as secretarias que estão dando o máximo para oferecer melhores condições de vida aos Pinheirenses.


    Uma tromba d’água foi registrada na Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar, cidade metropolitana de São Luís, na manhã deste sábado (18). O vídeo foi feito por moradores da região e mostra o fenômeno ganhando forma dentro do mar (Veja vídeo acima).

    No momento do registro, a praia estava vazia e, até o momento, não há informações de possíveis vítimas. O g1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber se houve transtornos causados pelo fenômeno na região, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.

    Especialistas explicam que a tromba d’água é um tornado que se forma na superfície da água, sugando, principalmente, o mar. Isso acontece quando o vórtice de ar gira e suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar e raramente em rios muito largos.

    A tromba d’água pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que causam mortes.

    Qual a diferença entre tromba d’água e cabeça d’água?

    Apesar de serem confundidas popularmente, os dois fenômenos são bem diferentes. A cabeça d’água está ligada à chuva. Já a tromba se forma sugando a água, principalmente, do mar.

    “A tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos”.
    — Giovani Dolif, meteorologista do Cemaden.

    Além disso, a tromba d’água tem um potencial de risco menor que a cabeça d’água. Como afeta áreas distantes do mar, ela pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que trombas d’água causam mortes


    Imperatriz e Pinheiro se enfrentam pela terceira rodada do Campeonato Maranhense, o duelo será realizado na noite deste sábado (18), às 19h30, no estádio Frei Epifânio da Abadia. Partida que vale liderança da competição, os dois clubes chegam para esse jogo invictos no Estadual.

    O Imperatriz vai para o terceiro no Campeonato Maranhense, o Cavalo de Aço vai em busca de vencer o segundo jogo consecutivo na competição, o Colorado vem de uma vitória contra o Tuntum, atuando fora de casa. O técnico Júnior Amorim deve manter o mesmo time da rodada passada, já que o Cavalo de Aço realizou dois treinos para o duelo de hoje à noite no caldeirão do Frei.

    O Pinheiro vai fazer o primeiro jogo atuando longe de casa, nos dois jogos que disputou no estádio Costa Rodrigues, o PAC fez valer o mando de campo, vencendo o Viana com autoridade por 3 a 0, depois bateu o Maranhão por 2 a 0, o time pinheirense. O Búfalo da Baixada vai em busca de manter sua invencibilidade na competição para continuar na liderança do Campeonato. O técnico Vaguinho Santos deve repetir o mesmo time que mandou bem na estreia da competição, mas isso pode ser confirmado momentos antes da partida começar.

    Transmissão

    • Aço TV

    Imperatriz – Técnico Júnior Amorim

    O Técnico Júnior Amorim não deve fazer alteração na equipe que entrou em campo nos dois primeiros jogos do Estadual, o Cavalo de Aço conseguiu um empate e uma vitória até o momento. O comandante Colorado deve colocar um time mais ofensivo para conseguir mais uma vitória na competição.

    Provável escalação: Júnior Conceição, Ceará, André Penalva, Felipe Almeida e Negueba; Jefferson Prill, Felipinho, Felipe Macena e Henrique Silva; Papel e Café.

    Pinheiro – Técnico Vaguinho Santos

    O técnico Vaguinho Santos deve manter o mesmo time que começou o duelo contra o Viana, o comandante aproveitou os dias de folga para fazer alguns ajustes na equipe. O meio-campista Neto que marcou três gols na estreia do Búfalo da Baixada nas duas primeiras partidas do PAC deve continuar como titular, assim como o restante da equipe que venceu os dois primeiros jogos na competição.

    Provável escalação: Matheus, Bebel, Henrique, Riquelme e Gabriel Silva; Andinho, Kauan, Túlio Teixeira e Neto; Cléber Pereira e João Pedro.

    Arbitragem

    • Árbitro: José Marcos Rocha;
    • Assistente 1: Yury Alves Soares;
    • Assistente 2: Nicolly Arielly Barbosa de Freitas;
    • Quarto árbitro: Artur Douglas Ferreira da Silva.

    ge/ma


    A Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informa que, a partir do dia 1º de fevereiro, a Vigilância Sanitária iniciará uma fiscalização rigorosa para reforçar as políticas públicas de controle de zoonoses, priorizando a saúde pública no unicípio.

    Entre as ações planejadas, está o recolhimento de animais em situação de abandono nas ruas e praças da cidade. O objetivo é reduzir os riscos de transmissão de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas por animais. A medida também visa evitar acidentes causados pela presença de animais em locais de grande circulação.

    De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Sá, os proprietários de animais de grande porte serão notificados para que assumam a responsabilidade pelo manejo e cuidado de seus animais. O descumprimento das normas poderá resultar na aplicação de multas, conforme determina a Lei Municipal nº 2.807/20.

    Segundo a Vigilância Sanitária, o número de animais soltos nas ruas tem crescido, o que representa um problema não apenas de segurança, mas também de saúde pública.

    A Prefeitura reforça que o sucesso do projeto depende da conscientização e colaboração de todos os moradores. Além de proteger a saúde da população, a iniciativa vai amparar os animais.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍