Nesta terça-feira (28), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) retomou suas atividades para atender a população de Pinheiro que necessita de cuidados especializados.
De acordo com a diretora do CAPS II, Luciane Barros, as atividades estão sendo retomadas gradualmente. “Hoje voltamos com os atendimentos de psiquiatria adulto e infantil. Além disso, a unidade oferecerá serviços de psicologia, clínico geral, psiquiatria adulto e infantil, terapia ocupacional, fonoaudiologia, equipe de enfermagem e assistência social ” – informou.
O secretário de Saúde, Dr Eduardo Sá, esteve presente na reabertura e destacou a importância do CAPS II, que sempre foi uma das preocupações do secretário e do atual gestor, André da Ralpnet. Ambos estão comprometidos em melhorar tanto a estrutura quanto a qualidade dos profissionais que atuam na unidade. O objetivo é oferecer apoio, cuidado e conforto para quem precisa do espaço.
A psiquiatra Dra. Lana Meireles, que voltou a integrar a equipe, ressaltou o papel essencial do CAPS II no cuidado com a saúde mental da cidade. Segundo ela, a gestão anterior não deu a devida atenção à unidade, mas que agora terá a oportunidade de reestruturar os serviços, para continuar o que é bom e corrigir o que precisava de melhorias.
Esses serviços buscam promover a reinserção social dos pacientes, fortalecendo os laços familiares, comunitários e profissionais. Além disso, o trabalho visa sensibilizar a sociedade e assim tentar combater o estigma em relação à saúde mental e promovendo a cidadania e o bem-estar de seus usuários.