• janeiro 31, 2025

    A Prefeitura de Central, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente (Sempma), que tem como secretário Telino Gonçalves informa que, a partir desta segunda-feira (3), está proibida a circulação de animais soltos em ruas, avenidas e praças públicas do município. A medida está prevista no Decreto Municipal nº 026/2021.

    A restrição tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes causados por animais em áreas de grande circulação. Além disso, a legislação estabelece normas para a circulação de pedestres e veículos, visando uma mobilidade mais segura.

    O descumprimento da norma resultará na apreensão dos animais e na aplicação de multas aos responsáveis. A Prefeitura reforça, que tem trabalhado intensamente para garantir a segurança da população e a organização do espaço urbano.

    A prefeita Fechinha destacou a importância da colaboração da comunidade, enfatizando que o respeito às leis é fundamental para a construção de uma cidade mais segura e bem estruturada.


    A Secretaria Municipal de Saúde informa sobre os perigos da virose da mosca. Fiquem atentos aos sintomas e sigam as orientações de prevenção para proteger sua saúde e de sua família.

    A “virose da mosca” é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.

    A doença é causada por vírus, bactérias e protozoários presentes na água e nos alimentos contaminados. E é aqui que a mosca entra na história. Como esses insetos vivem por aí revirando lixo e fezes atrás de comida, elas podem ficar com parasitas infecciosos grudados nas patinhas e levá-los para dentro de casa.

    “As moscas param em áreas contaminadas e transportam esses microorganismos para os alimentos. A partir daí ocorre a transmissibilidade”, alerta a secretaria.

    Os insetos tendem a se proliferar mais rápido em épocas chuvosas e de alta temperatura. Como consequência, os casos da virose seguem o mesmo ritmo.

    Mantenha o lixo bem fechado; Lave bem as mãos, frutas e verduras; Cuide da higiene ao manusear alimentos.

    Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito André da RalpNet, acompanhado do secretário de Infraestrutura Rodrigo Monteiro, e de vereadores, cumpriu uma série de agendas estratégicas para o desenvolvimento do Município.

    A primeira visita foi ao lixão da cidade, onde o prefeito acompanhou de perto os trabalhos em andamento para a implantação de um aterro sanitário, uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida da população e garantir um descarte adequado de resíduos. Em seguida, ele percorreu a zona rural pelo Polo São Caetano e região da Chapada, para vistoriar pontes que são essenciais para a mobilidade entre comunidades.

    No total, seis pontes que conectam diversos povoados foram inspecionadas. A ação foi fundamental para a elaboração de um plano de recuperação e construção de novas estruturas, garantindo que os moradores não fiquem isolados, especialmente com a proximidade do retorno às aulas. O transporte seguro de crianças e adolescentes é uma prioridade da gestão municipal.

    Algumas pontes, como as da região da Chapada, apresentam condições precárias e soluções improvisadas. O prefeito reforçou o compromisso de reestruturá-las nos próximos meses, assegurando mais segurança e acessibilidade à população.

    Além das vistorias em infraestrutura, André da Ralpnet também visitou postos de saúde e escolas municipais, avaliando suas condições e determinando as providências necessárias para melhorias. O objetivo é garantir serviços públicos mais eficientes e estruturados para a comunidade.

    A agenda reforça o comprometimento da gestão municipal que tem como lema “Reconstruir e Avançar”, e assim proporcionar o bem-estar da população e a melhoria contínua da infraestrutura da cidade.


    Um caminhão carregado de bebidas foi saqueado após tombar às margens da BR-316, em Codó, nessa quinta-feira (30). De acordo com a polícia, há a possibilidade do motorista, de 33 anos, ter perdido o controle por falta de atenção ou por ter dormido ao volante.

    O veículo carregava cerveja e refrigerante. Em vídeos feitos pelas pessoas que participaram do roubo da carga, é possível ver várias pessoas que passavam pela rodovia recolhendo a carga e guardando em sacolas e caixas.

    De acordo com testemunhas, o trânsito na região chegou a ficar congestionado por causa do volume de pessoas que se concentraram no local e estacionava o carro na via para para pegar o material.

    A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi acionada para controlar a situação e impedir que a população continuasse a levar o material.

    O acidente aconteceu em um trecho com uma curva acentuada, onde é comum ocorrências do tipo. Apesar do susto, o acidente não trouxe prejuízo para outro veículo. O motorista foi socorrido sem ferimentos graves e passa bem.

    Saque de veículo tombado é crime

    Segundo o art. 155 do Código Penal Brasileiro, o saque de mercadoria equivale ao crime de furto. Confira o que diz a lei sobre o furto:

    É crime apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza. Pena: detenção, de um mês a um ano, ou multa.

    No entanto, quem achar algum item perdido ou saqueá-lo tem até 15 dias para devolvê-lo sem responder criminalmente. Ou seja, se os produtos forem devolvidos, não há crime.

    Carga de veículo acidentado tem dono e o acidente de modo algum autoriza a apropriação dos bens transportados. Identificado todos, alguns ou apenas um dos saqueadores, a responsabilização penal é cabível.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍