• fevereiro 13, 2025

    Nesta quinta-feira (13), foram realizados sorteios para a troca de geladeiras destinadas à população de baixa renda. A iniciativa, promovida pela Equatorial em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, beneficiou 80 participantes entre os 353 inscritos.

    O programa, que acontece anualmente, contempla um município por edição, com o objetivo de auxiliar famílias na substituição de eletrodomésticos antigos por modelos mais eficientes, contribuindo para a redução do consumo de energia.

    A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Thalia Liam, celebrou a parceria e a conclusão do projeto. De acordo com Thalia, essa iniciativa visa fortalecer o compromisso com a qualidade de vida da população e gerar impactos positivos para o município.

    Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, acompanhado do secretário de Saúde Dr Eduardo Sá, do secretário de Governo Carlos Ferreira e do secretário de Articulação Política Madson Renan, reuniu-se com coordenadores e diretores das unidades de saúde. O encontro teve como objetivo alinhar projetos, discutir melhorias e definir estratégias para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população.

    Durante a reunião, os profissionais destacaram as principais demandas e desafios enfrentados no dia a dia, buscando soluções para otimizar o atendimento e garantir mais eficiência nos serviços prestados. A gestão municipal reforçou o compromisso com a ampliação do acesso à saúde e o fortalecimento das unidades, visando atender melhor as necessidades da comunidade.

    O prefeito André da Ralpnet ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a administração pública e os profissionais da saúde, destacando que a colaboração é essencial para garantir um atendimento de qualidade. “Nosso objetivo é oferecer serviços cada vez melhores para a população, e isso só é possível com planejamento, investimentos e parceria”, afirmou o gestor.

    Com essa iniciativa, a Prefeitura de Pinheiro reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da saúde municipal, fortalecendo ações estratégicas para atender a população com mais eficiência e humanização.


    Em uma ação realizada na manhã desta quinta-feira(13), a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a três mandados de prisão preventiva contra três indivíduos condenados pela justiça pelo crime de homicídio qualificado ocorrido no ano de 2003, no bairro Vila Esperança, em São Luís.

    O chefe da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC), Carlos Alessandro, disse que os três homens, de 43, 50 e 55 anos de idade, que são irmãos, foram acusados pela justiça pelo homicídio de Américo Morais de Sousa, fato ocorrido na noite do dia 30 de dezembro de 2003.

    De acordo com os fatos apurados, a vítima teria sido flagrada furtando fios de cobre de uma marcenaria de propriedade do pai dos acusados. Diante do flagrante, os três irmãos iniciaram uma sessão de espancamento, com uso de pedaços de madeira, além socos e chutes.

    Após a vítima ficar completamente desacordada, os irmãos arrastaram a vítima por uma rua de piçarra, onde jogaram o seu corpo em uma região deserta, com intuito de dificultar a descobrimento do crime. A vítima ainda chegou a ser socorrida com vida e levada para uma unidade hospitalar, onde veio a falecer no dia 08 de janeiro de 2004.

    Ao tomar ciência da expedição dos mandados de prisão, os policiais civis da SENARC, realizaram o monitoramento dos alvos e lograram êxito em prendê-los nos bairros Cruzeiro de Santa Bárbara, Vila Esperança e Maiobinha, em São Luís.

    Durante o cumprimento dos mandados de prisão, foi localizada uma pistola. 40 com um dos acusados, tendo sido o mesmo preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito.

    Os presos, após as formalidades legais, foram encaminhados à Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha.

    Um jovem de 25 anos desapareceu após cair de uma canoa no rio Mearim, em Trizidela do Vale, nessa quarta-feira (12). Segundo um pescador, que também estava na canoa, o jovem se desequilibrou e caiu durante uma manobra.

    Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou buscas pela vítima, porém, em razão da baixa visibilidade, os trabalhos foram suspensos na tarde dessa quarta. Na manhã desta quinta (13), as buscas pelo jovem foram retomadas, mas sem sucesso até o momento.

    Outro caso

    No início do ano, o corpo do homem, identificado como Sebastião Soares da Silva, de 45 anos, foi encontrado no rio Itapecuru, em Colinas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), a vítima se afogou enquanto tomava banho em um balneário da cidade e não resistiu.

    Três adolescentes ignoraram as placas de advertência sobre os riscos para banho e quase se afogaram também. Janeiro é um mês de grande movimento nos balneários devido às férias escolares em Caxias, locais que atraem muitas pessoas em busca de lazer, incluindo mergulhos na água.

    O major Gustavo Miranda, do CBMMA, alerta sobre os cuidados que os banhistas devem ter para evitar acidentes como afogamentos.

    “A água acima do umbigo já é um sinal de perigo. É fundamental que as crianças sejam supervisionadas constantemente. Se possível, deve haver serviço de guarda-vidas no local, com profissionais capacitados para prestar atendimento adequado. Em caso de afogamento, é necessário que os proprietários informem aos seus clientes sobre questões relacionadas à profundidade da água”, disse o major.

    Ainda segundo o CBMMA, o grande perigo de nadar em rios como o Itapecuru é a força da correnteza. Se o banhista não for um bom nadador, pode ser levado pela força das águas. Essa situação foi o que ocorreu nos recentes casos de afogamento.

    G1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍