• março 12, 2025

    Na manhã desta terça-feira (11), o Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro (CEMP) sediou uma ação de conscientização em alusão ao Março Lilás, campanha voltada à prevenção do câncer de colo de útero. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através da coordenação do Programa Saúde da Mulher, e que contou com a participação de profissionais da área da saúde.

    Durante a ação, especialistas reforçaram a importância do cuidado com a saúde feminina e da realização de exames preventivos, como o Papanicolau, essencial para o diagnóstico precoce da doença. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e pode ser prevenido, principalmente, por meio da vacinação contra o HPV e do rastreamento regular.

    Além das palestras realizada pela Coordenadora Samantha Moreira, da Ginecologista Dra Andreia, do diretor do hospital Dr Antônio Dino, Samuel Peter, o evento proporcionou um espaço para que a população esclarecesse dúvidas sobre a doença, suas formas de prevenção e os tratamentos disponíveis.

    De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher Samantha Moreira, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a promoção da saúde e a conscientização sobre temas indispensáveis para a qualidade de vida das mulheres.

    Nesta quarta-feira (12), o secretário de Turismo de Pinheiro Léo Lobato, participou de uma reunião no Sebrae com a gerente da Unidade Regional, Rosa Amélia Borges, e a consultora de turismo credenciada pelo Sebrae, Roseane Maia.

    O encontro teve como objetivo discutir os programas dos quais Pinheiro foi contemplado, incluindo o desenvolvimento do Plano de Trabalho e a definição de estratégias para fortalecer a governança municipal e regional do turismo. Entre os temas abordados, destacaram-se ações para impulsionar o setor, fomentar o empreendedorismo local e aprimorar a infraestrutura turística da cidade.

    Além de discutir a implementação dos programas, a reunião também abordou a importância da capacitação de empreendedores e profissionais do setor turístico. A parceria entre a Secretaria de Turismo e o Sebrae tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, oferecendo cursos e apoio técnico para que os negócios ligados ao turismo em Pinheiro possam se desenvolver de forma sustentável e competitiva.


    O Maranhão divulgou na sua rede social o desligamento de dois jogadores do elenco atleticano, os volante Rodrigo Correia e Jerry foram dispensados do Demolidor de Cartazes na semana do clássico contra o Sampaio Corrêa pela sétima rodada do Campeonato Maranhense.

    O MAC é o quinto colocado do Campeonato Maranhense com 10 pontos, o time atleticano vem de derrota no último jogo pelo Estadual contra o IAPE por 1 a 0, a equipe iria jogar contra o Tuntum na semana passada, mas por conta da forte chuva que caiu na cidade de Cantanhede, o time atleticano não entrou em campo.

    O Maranhão começou sua preparação para o duelo contra o Sampaio, clássico samará que será realizado neste sábado (15), às 16h, no estádio Castelão. O jogo é válido pela sétima rodada do Campeonato Maranhense.

    ge/ma


    Dois adolescentes morreram e pelo menos três pessoas ficaram feridas em um grave acidente na tarde dessa terça-feira (11) na MA-245, conhecida como Estrada do Leite, próximo ao povoado Brejinho, no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. O acidente envolveu uma motocicleta e um ônibus escolar da rede municipal de ensino, que acabou tombando em uma ribanceira.

    Os jovens mortos foram identificados como Isaque da Silva de Lima e Marcos Antônio Ferreira Lima, ambos de 16 anos.

    Segundo testemunhas, os jovens estavam trafegando de moto pela rodovia quando tentaram desviar de um cachorro que atravessava a pista, perderam o controle do veículo e foram em direção ao ônibus, que transportava crianças de volta para casa. Para evitar uma colisão frontal, o motorista do ônibus fez uma manobra brusca e o veículo caiu na ribanceira. Apesar da tentativa de desvio, os dois jovens foram atingidos e morreram no local.

    Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram acionadas para socorrer os ocupantes do ônibus.

    Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), confirmou que não houve mortes entre os passageiros do ônibus e que três pessoas estão internadas no Hospital Regional Laura Vasconcelos, mas sem risco de vida. Ele lamentou a tragédia e afirmou que a prefeitura prestará assistência às famílias das vítimas.

    O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também se manifestou sobre o acidente e declarou solidariedade à cidade de Bacabal, informando que o Corpo de Bombeiros segue acompanhando a situação e prestando socorro aos feridos.

    A Prefeitura de Bacabal informou que Isaque da Silva de Lima era estudante do Anexo Centro de Ensino Elisa Monteiro, escola estadual no povoado Brejinho. Ele morava no povoado Baixo Açude, enquanto Marcos Antônio Ferreira Lima residia no povoado Lagoa do Dico Eno.

    Em solidariedade às famílias e aos alunos envolvidos no acidente, a Prefeitura de Bacabal e a Secretaria Municipal de Educação suspenderam as aulas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (12). Além disso, o prefeito Roberto Costa decretou luto oficial de três dias no município em respeito às vítimas e suas famílias.

    g1/ma

    A Polícia Civil do Maranhão, em operação realizada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), deu cumprimento, na manhã desta terça-feira (11), em Santa Inês, a mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em desfavor de um influenciador digital e seu irmão por crimes decorrentes da promoção de rifas ilegais.

    “O  mandado de busca e apreensão e o mandado de sequestro de um imóvel foram cumpridos no bojo da segunda fase da Operação Cortina de Fumaça, que investiga a prática de rifas ilegais e os crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra o consumidor”, destacou delegado Pedro Adão, do DCCO, que conduz as investigações.A busca e apreensão foi realizada na residência do irmão do influenciador, no bairro Jardim Brasília, que atuava como ‘laranja’ em benefício do investigado. Durante a operação, foram encontrados na residência aparelhos telefônicos, um computador e documentos que serão utilizados para subsidiar a investigação criminal. Além desses elementos probatórios, três veículos foram apreendidos, incluindo um de luxo.

    Já o mandado de sequestro de imóvel, avaliado em aproximadamente R$ 1.800.000,00, foi contra o próprio influenciador. Localizada em um condomínio de alto padrão, na Vila Olímpica, a casa de dois pavimentos e piscina está em fase final de construção e foi registrada em nome de seu irmão, com o objetivo de ocultar sua verdadeira propriedade das autoridades investigativas.

    De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava de autorizações expedidas para a comercialização de títulos de capitalização para promover rifas ilegais. Para ludibriar a fiscalização, os investigados realizavam transferências de dinheiro para uma entidade de assistência social que, por sua vez, devolvia grande parte dos valores ao chefe do esquema criminoso.

    O influenciador e suposto organizador do esquema ilegal também é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro, consistente na dissimulação de bens em nome de terceiros e na ocultação de valores através de contas bancárias pessoais e de suas empresas. Inclusive, uma organização sem fins lucrativos, de cunho social, foi apontada no esquema.

    Até o momento, o grupo criminoso está sendo investigado pela prática de contravenção penal de rifa ilegal e pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e contra o consumidor. As investigações terão continuidade com objetivo de identificar os demais indivíduos que compõe a associação criminosa investigada.

    Relembre

    A primeira fase da Operação Cortina de Fumaça foi deflagrada em dezembro do ano passado. O principal alvo foi o influenciador digital. Contra ele, foram expedidos e cumpridos dois mandados de busca e apreensão:

    “Um dos mandados foi cumprido na residência do influenciador digital que organizava as rifas e um no seu galpão, onde ele realizava os sorteios e guardava todos os veículos que eram sorteados”, destacou o delegado Pedro Adão.

    Na ocasião, os policiais apreenderam veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos. Ao todo, R$ 12,7 milhões do influenciador foram bloqueados, pela suspeita de ser o líder do esquema de rifas ilegais.

    Desde então, ele está proibido de deixar o país, teve de entregar seu passaporte e não pode mudar de seu endereço. Além disso, as redes sociais dele, utilizadas para promover as rifas, foram bloqueadas judicialmente.

    A operação contou com o apoio da Rede de Recuperação de Ativos – Rede Recupera, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da qual o Maranhão é integrante.

    A parceria com a Rede Recupera consistiu na realização de treinamentos, cursos, intercâmbios e encontros essenciais ao aprimoramento de investigações financeiras presididas pela Polícia Civil do Maranhão, contribuindo para a “asfixia financeira” de associações e organizações criminosas.


    Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra a própria filha, uma criança de 5 anos de idade. O crime que ocorreu no municipio de Pinheiro, na região da Baixada Maranhense, foi descoberto em fevereiro deste ano.

    No decorrer das investigações coordenadas pela Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Pinheiro, foi possível encontrar indícios contra o investigado que havia fugido da cidade após iniciarem os exames na menor.

    Com apoio do Centro de Inteligência da Segurança Pública, o suspeito foi localizado e preso no município de Santa Helena. A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia de Polícia da cidade.

    Após o interrogatório na unidade policial, o preso será encaminhado para uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍