• abril 3, 2025


    Duas funcionárias de uma universidade em São Luís foram condenadas a pagar indenização de R$ 10 mil por acessarem indevidamente o WhatsApp de uma colega. Elas fizeram prints de mensagens privadas e divulgaram o conteúdo a terceiros, o que levou à demissão da vítima e prejudicou sua imagem.

    A decisão é do juiz Márcio Castro Brandão, da 3ª Vara Cível da Capital, que considerou comprovado o dano moral.

    A autora da ação alegou violação de privacidade, enquanto as rés argumentaram que o computador era compartilhado e que não houve ilegalidade. No entanto, o juiz destacou que a repercussão do caso entre funcionários e a direção da universidade resultou na exoneração da vítima, agravada pelo fato de ela estar grávida na época.

    Além da indenização, as condenadas deverão pagar juros, correção monetária, custas processuais e honorários advocatícios.


    O Maranhão está entre os estados que serão beneficiados com investimentos em esgotamento sanitário. No total, mais de 264 mil pessoas devem ser contempladas com a conclusão de 14 sistemas de esgotamento nos estados do Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí.

    Os investimentos, que ultrapassam R$ 360 milhões, fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e são realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

    Em 2024, a Codevasf já finalizou sistemas de esgoto em Magalhães de Almeida, no Maranhão, além de outras cidades na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. Os novos sistemas garantem a coleta, tratamento e descarte adequado dos resíduos, contribuindo para a melhoria da qualidade da água e do meio ambiente.


    O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciou o Pix Garantido, um novo sistema que permitirá o uso do Pix como garantia para empréstimos. A ideia é possibilitar que empresas utilizem os valores que ainda vão receber via Pix como garantia, facilitando o acesso ao crédito com condições mais vantajosas.

    Além disso, o BC também está investindo em melhorias no Pix por aproximação, que se tornou obrigatório em fevereiro, e no Pix parcelado, previsto para ser lançado em setembro.

    O Pix parcelado funcionará de forma semelhante a um cartão de crédito parcelado. O vendedor receberá o valor total da venda imediatamente, enquanto o comprador contratará um crédito pessoal na hora da compra. Segundo Galípolo, essa modalidade terá juros mais baixos do que os cobrados pelos cartões de crédito.


    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (2), um mandado de busca e apreensão e prisão preventiva em desfavor de um endereço de um casal, investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Tutoia, à cerca de 329 km de São Luís.

    Durante a ação policial no endereço alvo, a Polícia Civil encontrou em posse do casal, uma considerável quantidade e variedades de crack e maconha, além de aparelhos celulares, dinheiro em cédulas variadas, uma televisão e uma motocicleta, fruto do tráfico de drogas cometido na região.

    Consta no relatório policial que o homem é natural do estado do Ceará e possui várias passagem pelo sistema prisional maranhense pelo crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e, pelo sistema prisional cearense ele responde pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, respondendo ainda em seu estado de origem a crimes de ameaça e desacato à autoridade.

    Já a companheira já foi presa em flagrante no estado do Piauí, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo, sendo ambos pertencentes a uma organização criminosa atuante no município de Tutóia.

    O casal foi autuado e conduzido à Delegacia, após as formalidades legais, os presos foram recambiados para as respectivas unidades prisionais, onde permanecerão à disposição da Justiça.


    Dois homens foram presos em flagrante, na manhã desta quarta-feira (2), suspeitos de matarem um homem a golpes de faca, durante um assalto à casa da vítima, no Povoado Alvino, zona rural de Vargem Grande, a 178 km de São Luís.

    Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu na noite dessa terça-feira (1º). Antônio Zilmar Silva Pereira e companheira dele estavam em sua residência, quando foram surpreendidos por dois homens, que entraram no imóvel pela porta dos fundos e exigiram a entrega de bens do casal, entre os quais, uma motocicleta e uma espingarda.

    No momento do assalto, os criminosos esfaquearam Antônio Zilmar e a companheira dele e, logo depois, fugiram levando os bens das vítimas.

    Antônio chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital de Coroatá, enquanto sua companheira sofreu lesões leves e não corre risco de morte.

    Após tomarem conhecimento do crime, as equipes das polícias Civil e Militar de Vargem Grande realizaram buscas para capturar os suspeitos, os quais foram localizados e presos no momento em que tentavam fugir da cidade.

    Durante a prisão, os policiais conseguiram aprender uma arma de fogo, uma espingarda calibre .32, a motocicleta roubada da vítima, além de outros objetos.

    Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de latrocínio, porte irregular de arma de fogo e lesão corporal. Depois eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

    g1/ma


    MARANHÃO – Pinheiro e Sampaio Corrêa empataram por 0 a 0 em um jogo com poucas oportunidades no estádio Costa Rodrigues, partida realizada nesta quarta-feira (2) pela 12ª rodada do Campeonato Maranhense. Resultado péssimo para os dois times que estão com pretensões diferentes na competição, o Sampaio perde uma boa chance de assumir o primeiro lugar, enquanto o Pinheiro não consegue entrar no G4.

    O jogo

    No primeiro tempo, o Sampaio Corrêa até criou algumas oportunidades como na finalização de Alan Stence que o goleiro Matheus defendeu, assim também como no chute de Thiago Rosa que foi defendido por ele.

    No segundo tempo, o Pinheiro voltou pressionando no chute de Túlio para boa defesa do goleiro Alan. Aos 10 minutos, o PAC teve uma outra chance na finalização de Neto que bateu de primeira para outra defesa de Alan Silva. O Sampaio Corrêa desperdiçou uma boa chance com Pimentinha que mandou pra fora, o duelo ficou marcado por muitas paralisações que deixaram o jogo mais lento.

    Tabela e próximos jogos

    Com o resultado, o Sampaio Corrêa continua na vice-liderança do estadual com 18 pontos, enquanto o Pinheiro fica na quinta colocação lugar com 14 pontos. Os dois times vão jogar no fim de semana, o PAC recebe o Tuntum no domingo (06) no estádio Costa Rodrigues, às 16h. Já o Tricolor vai ter o superclássico contra o Moto Club neste sábado (05) no estádio Castelão, às 16h, em São Luís.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍