• abril 4, 2025

    Na noite desta quinta-feira (04), o prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo, participou da Conferência Magna com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, realizada no auditório Expedito Bacelar, no campus Renascença da Universidade Ceuma, em São Luís. O evento teve como tema “Temas Atuais da Jurisprudência do STF” e reuniu diversas autoridades, juristas, acadêmicos e lideranças políticas do estado.

    Acompanhado de sua esposa, Jaqueline Luz, o prefeito Aldo destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da gestão pública. “Foi uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca de experiências. O ministro Flávio Dino trouxe reflexões importantes sobre o papel do STF e as decisões que impactam diretamente a sociedade. Seguimos atentos e comprometidos com o melhor para Porto Rico do Maranhão”, afirmou.

    O evento contou ainda com a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, reforçando a importância do diálogo entre os poderes para a construção de políticas públicas mais eficientes e justas para a população.

    A participação do prefeito Aldo em eventos como esse reafirma seu compromisso com o aprimoramento da gestão e a busca por conhecimento para melhor atender às demandas da população de Porto Rico do Maranhão.

    Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, em parceria com o Sinrural e o Sebrae, realizou uma palestra sobre a importância do uso do biodigestor na agricultura de pequeno porte.

    O evento reuniu agricultores de cidades vizinhas e de diversos povoados, que puderam conhecer de perto os benefícios da tecnologia e levar as informações para os demais produtores de suas comunidades.

    Segundo especialistas, o biodigestor é um sistema desenvolvido para auxiliar pequenos produtores no aproveitamento do gás e do biofertilizante gerados a partir de resíduos orgânicos. Trata-se de uma tecnologia sustentável que proporciona ganhos ambientais, econômicos e sociais para o campo.

    Uma reunião sobre a Atualização de Imunização 2025 foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O encontro abordou temas como a vacinação nas escolas, o resgate de não vacinados com as vacinas contra HPV e influenza, esta última com campanha prevista para iniciar em 7 de abril.

    O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contou com a participação da coordenadora de imunização do município de Pinheiro, Érica Dávila Ferreira, reforçando o compromisso e a eficiência da gestão municipal na ampliação da cobertura vacinal da população pinheirense.

    Com programação ao longo de todo o dia, a capacitação foi conduzida pela equipe coordenação de imunização estadual, sob liderança da coordenadora estadual de imunização, Karla Halice de Carvalho, que apresentou pautas relevantes e estratégias para ampliar a cobertura vacinal e garantir mais qualidade de vida para a população.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem registrado avanços significativos na imunização. Nos últimos dois anos, os municípios do Maranhão apresentaram um crescimento de 95% na cobertura vacinal, um resultado expressivo que tende a aumentar nos próximos anos.


    Na quinta-feira (3), a Polícia Civil, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo, de 50 anos, investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável ocorrido na cidade de Santa Inês, na região do Vale do Pindaré.

    Consta na investigação que, na noite de 18 de junho de 2015, o denunciado foi até o quarto em que estava a vítima, uma menor de idade, acendeu a luz e, com a vítima deitada na cama, abaixou a roupa da mesma passando a acariciar suas pernas e, em seguida, passou a praticar ato libidinoso diverso de conjunção carnal com a adolescente. O investigado aproveitou que as demais pessoas do local estavam dormindo. Enquanto o denunciado praticava o ato, a vítima cobriu o rosto com o lençol para evitar ver a consumação do ato.

    No dia seguinte, a menor contou para sua mãe que o denunciado praticava atos libidinosos com ela e lhe ameaçava com a arma de fogo ou com faca para não contar nada para sua mãe. Assustadas com o fato, mãe e filha fugiram para o Estado do Pará, onde procuraram à polícia para comunicar o crime.

    Cientes da ordem judicial expedida contra o agressor, policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, com o apoio do Centro de Inteligência de Segurança Púbica(CISP), deram cumprimento ao mandado de prisão contra o indivíduo.

    Após as comunicações de praxe, o conduzido será encaminhado à Unidade Prisional de Santa Inês, onde permanecerá a disposição da justiça.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍