Segundo testemunhas, os homens começaram a discutir, em frente ao Hospital Municipal Benedito Machado, na avenida Candoca Machado, em Buriti. Durante a briga, o secretário teria dado um tapa no rosto do guarda, que sacou uma arma de fogo e baleou a vítima.
Toinho Francês ainda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas acabou morrendo.
Após o crime, o guarda municipal, identificado como Josenilson de Lima da Conceição, foi preso em flagrante pela Polícia Militar e levado para a Delegacia Regional de Chapadinha. A arma usada no crime também foi apreendida.
O guarda municipal afirmou que estava em serviço e havia pedido para o secretário, que pilotava uma motocicleta, aguardar a travessia de alguns alunos, que passavam na via. Em seguida houve uma agressão e o tiro contra Toinho Francês.
O secretário Antônio José Ferreira da Silva, que também já foi vereador de Buriti, deixou a mulher e oito filhos.
Por meio de nota, a Polícia Civil do Maranhão informou que as investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia de Buriti.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, nesta quinta-feira (14), um caso de homicídio foi registrado no centro da cidade de Buriti. A vítima Antônio José Ferreira da Silva, foi alvejada por um disparo de arma de fogo na região do peito.
Com base nas investigações preliminares, o crime teria ocorrido após uma discussão entre a vítima e o autor dos disparos, que é guarda municipal. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento.
A PC-MA destaca, ainda, que o autor do disparo foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar, e apresentado na Delegacia Regional de Chapadinha para ser submetido aos procedimentos de praxe. As investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia de Buriti, onde o caso foi registrado.
A Prefeitura de Buriti divulgou, pelas redes sociais, uma nota de pesar pela morte do secretário, afirmando que ele se dedicou com amor e compromisso à cidade de Buriti. Além disso, a gestão municipal decretou luto oficial de três dias em respeito à memória de Antônio José.
