• setembro 22, 2025

    A Secretaria de Direitos Humanos, Família e Mulher promoveu, em diversas escolas do município, campanhas em alusão ao Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

    As ações foram marcadas por palestras e rodas de conversa abertas a toda a comunidade escolar, buscando tornar o ambiente educacional mais acolhedor, empático e seguro para todos.

    O Setembro Amarelo é uma relevante campanha, criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a valorização da vida e a importância da saúde mental. Durante todo o mês, são desenvolvidas ações que buscam quebrar tabus, incentivar o diálogo e oferecer apoio a quem enfrenta momentos de fragilidade emocional.

    A secretária de Direitos Humanos, Família e Mulher, Teresa Sarges, destacou a relevância da iniciativa. “Nosso dever é cuidar! Ações como essa contribuem diretamente para o bem-estar da população”, afirmou.

    A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Semetec) promoveu, na última sexta-feira (19), uma gincana em alusão ao Setembro Amarelo, com a participação dos estudantes do polo Santo Antônio dos Carvalhos.

    O evento teve como objetivo proporcionar momentos de diversão, integração, competitividade e companheirismo, além de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.

    Para os participantes, a experiência foi especial e marcante, gerando memórias que valorizam a coletividade e a união. A atividade possibilitou também o desenvolvimento de empatia, respeito e solidariedade.

    De acordo com o supervisor de educação física, Ítalo Oliveira, a iniciativa busca oferecer aos alunos vivências que ultrapassam o contexto escolar. “Foram muitas brincadeiras voltadas para a saúde física, mas que também contribuem para o bem-estar emocional”, destacou.

    A Semetec tem investido constantemente em projetos que fortalecem a comunidade escolar, com o intuito de ampliar o conhecimento, incentivar a socialização e promover uma formação mais completa aos estudantes.

    A Prefeitura Municipal de Apicum-Açu, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega do fardamento escolar municipal para os estudantes da rede pública de ensino.

    A ação reforça o compromisso da gestão com a dignidade, igualdade e valorização dos nossos alunos, garantindo que todos tenham acesso a um uniforme de qualidade, que promove identidade, pertencimento e equidade no ambiente escolar.

    Com esta iniciativa, a Prefeitura reafirma seu empenho em investir na educação, proporcionando melhores condições para que crianças e jovens possam estudar com mais conforto e motivação.

    Morreu na manhã deste domingo (21), o pastor José Alves Cavalcante, “Pastor Cavalcante”, presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Seta no Maranhão (COMADESMA). Ele tinha 65 anos e é ex-deputado estadual do Maranhão.

    O líder religioso estava internado em um hospital e aguardava um transplante de fígado.

    Cavalcante foi diagnosticado com hepatite C em 2005 e passou por anos de tratamento até conseguir eliminar a carga viral da doença.

    Apesar da vitória contra o vírus, os medicamentos utilizados comprometeram gravemente o fígado, que ficou necrosado e perdeu a capacidade de funcionar adequadamente.

    O quadro clínico ainda se agravou por hipertensão e diabetes, que também afetaram o sistema renal e outras áreas do aparelho digestivo.

    Durante esse período delicado, sofreu ainda um AVC, o que agravou seu quadro clínico e levou ao falecimento.

    A morte de Cavalcante deixa toda comunidade evangélica de luto em todo o Maranhão.

    – Biografia

    José Alves Cavalcante é pastor evangélico e empresário. Nasceu no dia 25 de abril de 1960, na cidade de Coroatá (MA). Elegeu-se deputado estadual  em 2018 pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), e depois migrou para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).  Obteve 29.366 votos nas urnas.

    – Operação Damnare Avaritia

    Em abril de 2024, Promotores do Ministério Público do Maranhão fizeram buscas na residência e em outros endereços ligados ao ex-deputado estadual José Alves Cavalcante, o Pastor Cavalcante, sob suspeita de prática de rachadinha em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa.

    A força-tarefa, formada por promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco), deflagrou etapa ostensiva da Operação Damnare Avaritia (Ganância Maldita) para cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍