• maio 30, 2026

    O deputado federal e pré-candidato à reeleição, Fábio Macedo, participou na tarde deste sábado de uma grande festa em comemoração ao Dia das Mães no município de Governador Nunes Freire. O evento foi promovido pelo ex-prefeito Josimar da Serraria e reuniu centenas de mães, lideranças políticas e moradores da cidade.

    Fábio Macedo foi um dos principais apoiadores da celebração, que contou com dezenas de prêmios sorteados para as mães, incluindo duas motocicletas zero quilômetro, além de diversos brindes distribuídos durante a programação.

    Ao lado de Josimar da Serraria e de todo o grupo político, o deputado foi calorosamente recebido pela população e reafirmou seu compromisso com o município. Durante seu discurso, Fábio destacou a importância de continuar trabalhando por investimentos e ações que contribuam para o desenvolvimento de Governador Nunes Freire.

    Josimar da Serraria agradeceu a presença e o apoio do parlamentar, destacando a parceria construída ao longo dos anos. O ex-prefeito afirmou que o município abraçou o projeto de reeleição de Fábio Macedo por reconhecer sua atuação em defesa dos municípios maranhenses e os benefícios levados à região por meio de seu mandato.

    Muito prestigiado durante o evento, Fábio Macedo ressaltou que seguirá trabalhando para garantir mais conquistas para Governador Nunes Freire e para todo o Maranhão, fortalecendo a parceria com as lideranças locais e a população do município.

    Em celebração ao Dia da Mulher Centralense, comemorado em 25 de maio, a Prefeitura de Central do Maranhão promoveu a 1ª Corrida da Mulher Centralense, reunindo dezenas de participantes em um momento marcado por emoção, incentivo ao esporte e valorização feminina.

    A prefeita Fechinha participou ativamente da corrida e destacou a importância do evento, ressaltando que a iniciativa representa um momento especial para reconhecer a força e a trajetória das mulheres centralenses.

    A data faz referência a uma lei criada em homenagem à saudosa Rosirene Viegas, mulher lembrada por sua força, coragem, solidariedade e fé, deixando um legado importante para o município.

    A programação foi encerrada com um animado aulão de zumba, proporcionando integração, lazer e bem-estar para todas as participantes. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria da Mulher.

    A Arena Poeirão foi palco de muita animação, entusiasmo e integração durante a abertura dos Jogos Escolares Apicum-Açuenses (JEAPS) 2026. O evento marcou o início de mais uma edição da competição, reunindo estudantes, professores e equipes escolares em um momento de celebração ao esporte e à educação.

    Com energia contagiante e espírito de equipe, os participantes deram início às atividades esportivas que prometem fortalecer valores como respeito, amizade, disciplina e superação entre os jovens atletas.

    A gestão municipal, por meio das secretarias envolvidas, destacou a importância do esporte escolar como ferramenta de inclusão, incentivo à educação e desenvolvimento da juventude. A expectativa é de que os jogos promovam integração e momentos marcantes para todos os participantes ao longo da programação.

    Nesta quinta-feira (28), aconteceu, na Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP), o lançamento do Pomar EJA. O novo modelo de ensino voltado para jovens e adultos contribui para uma educação mais igualitária e amplia as oportunidades de crescimento não apenas pessoal, mas também profissional, sendo essencial para promover maior inclusão no mercado de trabalho.

    O novo formato da EJA será desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Pinheiro, em parceria com o Senac e com o banco do Nordeste. Cada instituição atuará de forma estratégica na transformação da vida dos estudantes. O Senac ficará responsável pela oferta de cursos em diversas áreas, enquanto o banco contribuirá com apoio financeiro, oferecendo crédito para alunos após a conclusão dos estudos.

    Durante o período letivo, cada estudante receberá uma bolsa mensal. O recurso foi aprovado pela Câmara Municipal de Pinheiro, instituição que também tem valorizado e atuado junto à gestão municipal para fortalecer o ensino.

    O evento contou com a participação do prefeito André da Ralpnet, do secretário de Educação, Zé Arlindo, da gerente do Senac, além do representante do banco do Nordeste, do presidente da Câmara, Edinildo Rodrigues, gestores, educadores e membros da comunidade pinheirense.

    Durante o evento, o prefeito destacou que a iniciativa busca atender diretamente o público-alvo: jovens e adultos que desejam retomar os estudos. “O estudo é capaz de transformar vidas, de oportunizar e devolver o brilho no olhar de cada pinheirense”, afirmou André.

    A EJA é destinada a jovens a partir de 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Educação para realizar a inscrição. Ao final do curso, os estudantes receberão dois diplomas: um referente à formação escolar e outro à qualificação profissional.

    Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda registra um número significativo de pessoas não alfabetizadas. Em 2023, eram cerca de 9,1 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais nessa condição.

    O deputado federal e candidato à reeleição Fábio Macedo cumpriu agenda em Campestre do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Fernando Bermuda, lideranças e todo o grupo político do município.

    Durante a visita, Fábio Macedo realizou a entrega de uma retroescavadeira que irá reforçar os serviços executados pela Prefeitura, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e o atendimento das demandas da população.

    Na ocasião, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando por Campestre do Maranhão, destinando investimentos e apoiando a gestão municipal na busca por mais melhorias para o município.

    Fábio Macedo, que disputa a reeleição para a Câmara Federal, agradeceu a recepção calorosa e destacou a parceria construída com o prefeito Fernando Bermuda e seu grupo político.

    “Fico muito feliz em voltar a Campestre, ser recebido com tanto carinho pela população e poder contribuir com o desenvolvimento do município. Essa parceria continuará rendendo bons frutos para a cidade”, afirmou o deputado.

    O prefeito Fernando Bermuda agradeceu a presença e o apoio de Fábio Macedo, destacando que a união entre as lideranças tem sido fundamental para garantir benefícios à população. Segundo ele, Campestre segue firme ao lado do deputado, reconhecendo o trabalho e os investimentos destinados ao município.

    A visita reforçou a parceria entre o deputado e a gestão municipal, marcada pela busca de novas conquistas e ações que contribuam para o crescimento de Campestre do Maranhão.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍