• agosto 2, 2018

    A maioria dos 4 milhões 537 mil e 237 eleitores maranhenses aptos a votar nas eleições 2018 estão na faixa etária dos 30 a 34 anos (12,10%) com grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (24,03%). Em 2014, o número era de 4.497.869, o que representa aumento de 39.368. A capital do estado, São Luís, registra 692.497, e Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, possui 153.782.

    Com relação à biometria, 3 milhões 380 mil 833 eleitores (74, 51%) este ano serão identificados biometricamente pela urna em 92 municípios. O dado mostra que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão superou a meta estabelecida que era de 70%. Com o processo de votação eletrônica, a Justiça Eleitoral garante precisão e segurança para a identificação do eleitor.

    Em 2018, pela primeira vez, eleitores transexuais e travestis puderam ter o nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação. No estado, 107 pessoas fizeram a escolha.

    Estes dados, como evolução do eleitorado, sexo, eleitores com deficiência, entre outros, podem ser consultados na estatística de eleitorado liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira, 1º de agosto, e que foi divulgado pelo desembargador Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA, no evento Diálogo com a Imprensa.

    Para mais dados do perfil do eleitorado, acesse as guias Eleitor – Eleições / Eleições 2018 do nosso endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

    Diálogo com a Imprensa

    O evento destinado a profissionais da imprensa tratou de assuntos pertinentes ao processo eleitoral como a propaganda eleitoral, processo judicial eletrônico, condutas vedadas e comitê consultivo para a prevenção e combate de notícias falsas.

    O desembargador Duailibe ratificou que o combate e prevenção às notícias falsas, conhecidas como fake news, será um dos pilares da justiça eleitoral maranhense e o Comitê Consultivo de Internet será o meio para estudo das medidas necessárias à prevenção dessas notícias e sua apuração preliminar no âmbito do Tribunal.

    “Todos nós, eleitores, cidadãos, profissionais da imprensa, devemos nos unir para que possamos realizar um pleito transparente para que a democracia se imponha em sua plenitude. As notícias falsas são constantes na mídia, atualmente, representando um dos lados mais obscuros e condenados da eleição porque distorcem a capacidade avaliativa do eleitor. Estamos confiantes em poder contar com o apoio de toda a imprensa para evitar a disseminação de notícias falsas e, dessa forma, colaborar para que tenhamos uma eleição que demonstre a verdade e a ética na política brasileira”.

    Fonte: ASCOM

    O médico e pré–candidato  a Deputado Estadual Leonardo Sá  participa no próximo sábado 04/08, da Convenção do PRTB, que acontecerá no Espaço Renascença, em São Luis. No evento, Leonardo e diversas lideranças políticas estarão oficializando suas candidaturas a deputado estadual, federal e ao senado.
    Dr. Leonardo Sá, que tem a cidade de Pinheiro como a sua principal base política, trabalha a sua candidatura a bastante tempo e junto com amigos e assessores, tem visitado vários municípios do Maranhão participando de reuniões e encontro com lideranças políticas e comunitárias.
    De acordo com balanço divulgado, nesta quarta-feira (1º), pela Polícia Rodoviária Federal (PFR), 18 pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais que cortam o Estado do Maranhão, em julho de 2018. O número é ligeiramente menor que o do ano passado, quando 22 pessoas morreram em acidentes neste mesmo período.
    Quanto aos feridos, este ano foram 135, enquanto ano passado 131 pessoas foram acidentadas nas BR’s que cortam o Maranhão. Ao todo, foram 98 acidentes. Número bem menor que 2017, quando 135 ocorrências foram atendidas pelos policiais.
    MULTAS 
    Já as multas aplicadas tiveram crescente. Foram 5.191 autos de infração, sendo 456 ultrapassagens, 326 condutores ou passageiros sem cinto de segurança, 39 condutores embriagados, 34 registros de transporte de criança sem cadeirinha e 12 ocorrências de condutor manuseado celular.
    Em 2017, foram 4.253 multas pelas mesmas infrações. A PRF informou ainda que deteve 24 pessoas e apreendeu 21 veículos. Ano passado, foram 28 detidos e 19 veículos apreendidos.

    BURITICUPU – Uma quadrilha com cerca de 15 bandidos fortemente armados causou pânico na noite dessa quarta-feira (1º) no município de Buriticupu. Eles explodiram e assaltaram uma agência do banco Bradesco.

    De acordo com informações policiais, foram feitos alguns reféns, e houve troca de tiros entre os criminosos e policiais. Ninguém ficou ferido.

    A agência foi destruída depois que os bandidos detonaram explosivos. O bando fugiu em quatro caminhonetes, pela BR-222, no sentido da cidade de Açailândia. Foram deixados grampos na pista para tentar furar os pneus dos carros da polícia e impedir a perseguição. O valor roubado da agência não foi informado.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍