• outubro 2, 2018

    Acontece hoje o debate da TV Mirante com os candidatos ao Governo do Maranhão. Dos seis postulantes, cinco devem participar. O debate – que ocorrerá em todas a filiadas nas 27 unidades da federação – terá início logo após a novela Segundo o Sol.

    O debate será dividido em quatro blocos sendo dois com temas livres e dois com temas pré-definidos sendo que no último bloco será aberto para considerações finais de cada candidato.

    Pelas regras discutidas pelos representantes dos postulantes ao governo e aprovadas pela maioria, cada candidato terá 30 segundos para perguntas, 1 minuto e 30 segundo para resposta. Para réplica o tempo será de 45 segundos e tréplica, 1 minuto.

    Estão aptos a participar do debate os candidatos Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Flávio Dino (PCdoB) e Odívio Neto (PSOL). Somente Ramon Zapata fica de fora porque o PSTU não tem representação na Câmara Federal.

    Os temas definidos que estarão no sorteio foram: saúde, educação, segurança, gestão, emprego e renda, desenvolvimento, transparência, turismo, municipalização, juventude, ciência e tecnologia, agricultura, infraestrutura, meio ambiente e funcionalismo público.

    De acordo com o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, a emissora volta a cumprir o papel democrático ao promover o debate.

    “Este é um papel democrático que a TV Mirante vem cumprindo em toda a eleição. Nossa expectativa é de que o debate seja pautado nas propostas de candidato e que o eleitor possa aproveitar para analisar melhor o que cada um está apresentando para representar a população”, afirmou Prado.

    O debate será mediato pelo jornalista Fábio William, da TV Globo. No dia do debate, o candidato que não comparecer, terá um lugar com uma placa indicativo com seu nome.

    Mais

    O debate e suas regras foram debatidos em reunião com os representantes dos cinco candidatos ao governo que podem participar. Destes, quatro – ou seja, a maioria – assinou o documento validando as regras do evento que foram, em seguida, protocoladas na Justiça Eleitoral no Maranhão.

    Somente os representantes do candidato a reeleição, Flávio Dino (PCdoB), se recusaram em assinar o documento. A maioria aceitou as regras para o encontro entre os candidatos.

    Um Investigador da Policial Civil da Equipe Selva de Turiaçu foi atingido por golpes de facão na cabeça, na noite desta última segunda-feira (1º).

    De acordo com as informações do delegado regional de Pinheiro, o investigador Oseias Cavalcanti, por volta das 18 horas, o investigador Roneison dos Reis, conhecido como Selva, se deslocou ao Povoado Baxiba, com o apoio de Policiais Militares, após a informação de que João Vitor Cardoso Carvalho estaria ameaçando familiares com um facão.

    Ao chegar no local, o investigador foi surpreendido com um golpe de facão que atingiu a lateral do rosto e o pescoço. Socorrido pelos policiais militares, o investigador foi encaminhado ao Hospital, onde passou por uma cirurgia e segue em estado estável.

    Na casa do agressor teria ficado o celular do policial e uma arma de fogo. Uma equipe policial voltou ao local para buscar os objetos, ao chegar na residência, João Vitor Carvalho reagiu efetuando disparos da arma de fogo e acabou sendo atingido e veio a óbito no local.

    Ainda segundo o delegado, o agressor teria problemas mentais, andava armado e a cerca de três anos agrediu um policial militar com golpes de facão.

    Na última semana antes da votação do 1º turno das eleições, candidatos se mobilizam para as mas tentativas de angariar apoios e eleitores vão atrás de informações tanto sobre as opções em disputa quanto sobre os procedimentos para a votação.

    Uma das principais dúvidas é o local de votação. É possível conferir seção, zona e endereço por diversos canais na internet.

    No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode fazer a consulta. A opção está na página principal. Basta inserir o número do título de eleitor.

    Para quem esqueceu o registro do documento, uma alternativa é preencher nome, nome da mãe e data de nascimento. O sistema apresenta número do título, seção, zona, endereço e município.

    Para quem quiser usar as redes sociais, também há opções. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a obter essas informações.

    Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus).

    Mensagens

    Para interagir com os programas, o eleitor precisa enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem.

    Em seguida, aparecerão diversas opções como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “local de votação”.

    Para conferir o endereço de onde o eleitor terá de comparecer, basta a pessoa fornecer nome completo e número do título para que o assistente consulte o banco de dados do TSE.

    Caso o eleitor tenha esquecido o número do título, é possível recuperá-lo fornecendo algumas informações (como data de nascimento e nome completo da mãe).

    No Twitter, o robô funciona de forma semelhante. O usuário precisa buscar o perfil do TSE e enviar uma mensagem direta a ele, para que sejam abertas as possibilidades de consulta de informações sobre questões eleitorais e sobre candidatos.

    Outras informações

    Tanto no site quanto por meio dos assistentes virtuais, também é possível obter outras informações.

    Na opção “situação eleitoral”, por exemplo, a pessoa confere se está regular e se pode votar normalmente.

    Na alternativa “candidatos”, é possível buscar todas as candidaturas, tanto nacionais quanto nos estados. O robô apresenta dados básicos e se a candidatura foi ou não deferida.

    O usuário pode solicitar o programa de governo. O sistema enviará o link para consulta do documento.

    O programa também dá a opção de ir para o site DivulgaCandContas, onde estão as prestações de contas periódicas dos candidatos.

    FORTUNA – Foi preso na tarde dessa segunda-feira (1º) o suspeito de degolar a ex-namorada no município de Fortuna. Bruno César Santos, de 28 anos, vai responder pelo crime de feminicídio contra Fátima Almeida, de 16 anos.

    Contra ele, foi expedido na Comarca de São Domingos do Maranhão um mandado de prisão preventiva. Ele se apresentou na delegacia e contou que cometeu o crime por ciúmes.

    A adolescente Fátima Almeida foi morta com golpes de facão no pescoço, enquanto dormia, na madrugada de sábado (29), no bairro Alto dos Barros, em Fortuna.

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍