Acontece hoje debate da TV Mirante com candidatos ao governo do MA

Acontece hoje debate da TV Mirante com candidatos ao governo do MA

2 de outubro de 2018 0 Por Daniel Santos

Acontece hoje o debate da TV Mirante com os candidatos ao Governo do Maranhão. Dos seis postulantes, cinco devem participar. O debate – que ocorrerá em todas a filiadas nas 27 unidades da federação – terá início logo após a novela Segundo o Sol.

O debate será dividido em quatro blocos sendo dois com temas livres e dois com temas pré-definidos sendo que no último bloco será aberto para considerações finais de cada candidato.

Pelas regras discutidas pelos representantes dos postulantes ao governo e aprovadas pela maioria, cada candidato terá 30 segundos para perguntas, 1 minuto e 30 segundo para resposta. Para réplica o tempo será de 45 segundos e tréplica, 1 minuto.

Estão aptos a participar do debate os candidatos Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Flávio Dino (PCdoB) e Odívio Neto (PSOL). Somente Ramon Zapata fica de fora porque o PSTU não tem representação na Câmara Federal.

Os temas definidos que estarão no sorteio foram: saúde, educação, segurança, gestão, emprego e renda, desenvolvimento, transparência, turismo, municipalização, juventude, ciência e tecnologia, agricultura, infraestrutura, meio ambiente e funcionalismo público.

De acordo com o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, a emissora volta a cumprir o papel democrático ao promover o debate.

“Este é um papel democrático que a TV Mirante vem cumprindo em toda a eleição. Nossa expectativa é de que o debate seja pautado nas propostas de candidato e que o eleitor possa aproveitar para analisar melhor o que cada um está apresentando para representar a população”, afirmou Prado.

O debate será mediato pelo jornalista Fábio William, da TV Globo. No dia do debate, o candidato que não comparecer, terá um lugar com uma placa indicativo com seu nome.

Mais

O debate e suas regras foram debatidos em reunião com os representantes dos cinco candidatos ao governo que podem participar. Destes, quatro – ou seja, a maioria – assinou o documento validando as regras do evento que foram, em seguida, protocoladas na Justiça Eleitoral no Maranhão.

Somente os representantes do candidato a reeleição, Flávio Dino (PCdoB), se recusaram em assinar o documento. A maioria aceitou as regras para o encontro entre os candidatos.