Dutra terá que fazer exames para atestar sanidade mental, decreta juiz

Dutra terá que fazer exames para atestar sanidade mental, decreta juiz

3 de março de 2020 0 Por Daniel Santos

Um novo capítulo da narrativa envolvendo Domingos e Nubia Dutra e a disputa pelo comando do município de Paço do Lumiar foi escrito no final da manhã desta terça-feira (3). O juiz Titular da 2ª Vara de Paço do Lumiar, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula decidiu pela realização obrigatória de exames médicos que atestem a saúde mental de Domingos Dutra, prefeito afastado para tratamento após sofrer um Acidente Vascular Cerebral no ano passado.

A decisão foi em resposta à manifestação do Ministério Público do Maranhão (MPE), que emitiu comunicado reforçando que Domingos Dutra continuava interditado e sem condições de assumir a Prefeitura.

Em parecer jurídico, Carlos Roberto de Oliveira diz que é “relevante a produção da prova pericial médica para aferição da real capacidade do curatelando”. O documento oficial diz ainda que existia, segundo posicionamento do MPE, uma ação que comprova “o estado de imprevisibilidade da saúde do curatelando (Domingos Dutra), com previsão de 06 meses a 02 anos para recuperação”.

Domingos Dutra será submetido à realização de exames junto ao Núcleo de Perícias Psiquiátricas (NPP) do Hospital Nina Rodrigues.

Dutra retorna

O prefeito afastado Domingos Dutra voltou ao município de Paço do Lumiar na manhã de ontem (2) acompanhado de sua esposa e ex-secretária de Administração e Finanças, Núbia Dutra para “reassumir” o comando da Prefeitura. Ainda na segunda, o Ministério Público do Maranhão manifestou que o prefeito licenciado de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, seguia interditado judicialmente por conta do seu estado de saúde.

Domingos estava há mais de 250 dias afastado para tratamento de saúde após sofrer um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dez meses antes do fim de seu mandato, o prefeito afastado enviou comunicado oficial informando seu retorno para o presidente da Câmara dos Vereadores, Fernando Muniz.

Paralelamente ao envio do comunicado, Paula da Pindoba, prefeita em exercício do município, bloqueou as movimentações bancárias de Paço do Lumiar junto ao Banco do Brasil e se posicionou, solicitando que não “haja qualquer acesso às contas da administração municipal até que os trâmites legais sejam adotados”.

Alta sem autorização médica

Quase três meses após sofrer AVC e ficar internado em um hospital particular de São Luís, Domingos Dutra teria sido retirado do leito pela esposa, Núbia Dutra, no dia 19 de outubro do ano passado, sendo que o prefeito licenciado não teria recebido alta.

Dutra sofre AVC

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite do dia 23 de julho de 2019 e ficou internado no Hospital São Domingos, em São Luís. Ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também submetido a exames para determinar a gravidade do caso.

portal icururupu