• março 9, 2020

    A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informou na tarde desta segunda-feira (9) que subiu para oito o número de casos suspeitos do novo coronavírus no estado. Outros dois casos haviam sido descartados.

    No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

    Dos pacientes suspeitos, seis são do sexo feminino com faixa etária entre 19 e 66 anos e estiveram em países da Europa que registram casos da doença. Outros dois pacientes são do sexo masculino, com idades entre 24 e 35 anos e possuem no histórico viagens para Europa (Portugal) e Estados Unidos.

    De acordo com a SES, um dos casos que estão sendo monitorados é de uma paciente de 19 anos, teve contato com uma mulher de 28 anos, que recentemente esteve na Itália. O país europeu é um dos mais atingidos pela doença e mais de 16 milhões de pessoas foram colocadas em quarentena.

    A Secretaria informou que os pacientes estão sendo monitorados e aguarda o resultado dos exames.

    Veja abaixo a lista completa dos casos suspeitos de Covid-19 no Maranhão:

    1. Mulher, de 29 anos, procedente da Itália;
    2. Mulher, de 19 anos, contactante do caso anterior;
    3. Mulher, de 66 anos, procedente da Itália e França;
    4. Mulher, de 28 anos, procedente de Portugal e Espanha;
    5. Homem, de 35 anos, procedente de Orlando, Miami e Nova Iorque;
    6. Homem, de 24 anos, procedente de Portugal;
    7. Mulher, de 39 anos, procedente de Portugal;
    8. Mulher, de 62 anos, histórico de viagem para França.

    Casos sob suspeita

    A SES havia informado no sábado (7) que estava investigando um novo caso do novo coronavírus em São Luís. A paciente de 28 anos foi atendida em um hospital particular, esteve em países europeus (Portugal e Espanha) e regressou ao Brasil no dia 26 de fevereiro. Ela está na lista divulgada nesta segunda.

    Na sexta-feira (6), ela estava com quadro de tosse, febre baixa e dor na garganta. Os exames laboratoriais apresentaram resultados com parâmetros normais. A jovem foi liberada para isolamento e monitoramento domiciliar.

    Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

    Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

    Nesta sexta-feira (6), a SES também divulgou outro caso suspeito. Se trata de uma mulher idosa, residente em São Luís, que foi atendida em hospital particular nesta quinta-feira (5). A paciente também está na lista divulgada.

    A idosa estava com quadro de tosse, febre baixa e cefaleia. No último dia 2 de março, a paciente retornou de viagem realizada em países europeus (Itália, França e Espanha), que estão inseridos na lista de monitoramento para casos suspeitos do Coronavírus (COVID-19).

    Cuidados

    Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

    Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

    ViaG1/ma

    A redação do blog do Daniel Santos, recebeu as imagens que mostram claramente o sofrimento dos moradores dos povoados, Cabo de Ferro, Ponta do Lago, Ponta do corral, e Serraria Grande.
    A estrada que dá acesso a esses povoado está intransitável, devido às péssimas condições, os moradores sofrem todos os dias com o descaso.
    A péssima gestão de Luciano Genésio abandonou todos os povoados, parte deles estão assim, nessa mesma situação sem estrada e sem nenhum tipo de serviço público oferecido.

    Na sede a buraqueira toma conta das ruas e avenidas, em alguns casos os moradores interditam as ruas para chamar a atenção do poder público, e até usam faixas com o tem “sem calçamento sem voto” como por exemplo no bairro vila nova.


    Recentemente Genésio gastou mais de 3 milhões de reais com um grande carnaval, aliás festas é a sua prioridade, enquanto a saúde, educação, infraestrutura e demais setores são esquecidos.
    Lamentável.

    Maria Layla tinha 16 anos e foi morta a facadas em Lago da Pedra, no Maranhão — Foto: Divulgação

    Maria Layla tinha 16 anos e foi morta a facadas em Lago da Pedra, no Maranhão — Foto: Divulgação

    Uma adolescente identificada como Maria Layla, de 16 anos, foi assassinada com aproximadamente 17 facadas em Lago da Pedra, a cerca de 250 km de São Luís.

    Segundo a polícia, o crime aconteceu na noite de sexta-feira (6) na rua Sabiá, bairro Vieira Neto. A polícia ainda investiga quem teria cometido o crime. Uma das suspeitas é de que pode ter sido um ex-companheiro da vítima, o que caracterizaria o crime como feminicídio.

    Fonte g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍