• março 23, 2020

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que registrou mais seis casos confirmados de infecção por COVID-19, totalizando oito casos no estado conforme atualização divulgada nesta segunda-feira (23).

    Desde o início do monitoramento, 170 casos foram descartados. Oito casos confirmados por laboratório. Até o momento, o Maranhão registrou 480 casos de possível infecção por COVID-19.

    Dos seis novos casos, quatro tiveram contato com o primeiro caso confirmado no Maranhão. Monitorados, os contactantes, todos idosos, estão cumprindo o isolamento domiciliar conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (COVID-19). De acordo com o monitoramento diário do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), os idosos apresentam sintomas leves.

    Os outros dois novos casos positivos: um homem de 43 anos, contato com caso suspeito; e, um homem de 57 anos, com histórico de viagem para São Paulo e Salvador, estão monitorados e em isolamento domiciliar.

    Quando analisados os casos notificados de COVID-19, a razão de sexos aponta 284 (59,2%) casos em mulheres e 196 (40,8%) casos em homens.

    Atualmente, o Maranhão possui dois Centro de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de COVID-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

    Via : Diego Emir

    O homem identificado como Wellington José Borges, residente na cidade de Coroatá, foi assassinado a facadas quando se encontrava bebendo com a ex-mulher em uma festa, no povoado Mil Braças, na zona rural da cidade de Timbiras.
    Pelas informações, o crime teria sido motivado por ciúmes. O assassino, identificado como Luiz Filho da Silva, de 23 anos, ficou revoltado quando encontrou a companheira com seu ex-marido.
    Ao chegar ao local do crime, de imediato, o assassino Luiz Filho da Silva partiu para cima de Wellington José Borges, desferindo facadas. Uma delas atingiu o pescoço da vítima.
    Wellington, que seria locutor na cidade de Coroatá, morreu no local de hemorragia provocada pelas facadas. Após o crime, o assassino fugiu e está sendo procurado pela polícia.
    Com informações do Giberto Lima

    A vítima identificada como Maria Edna da Silva de 40 anos, que trabalhava como agente comunitária de saúde no Bairro Vila São Bernardo, foi morta com três disparos de arma de fogo na manhã desta segunda-feira (23).

    Não há informações oficiais sobre a motivação para o crime. A Polícia investiga o caso.

    Qualquer momento mais informações

    fonte: blog Maycon Alves

    O bispo da Diocese de Pinheiro, Dom Elio Rama, publicou Decreto suspendendo celebração da Missa dos Santos Óleos que seria realizada na paroquia São Jorge, em Areia Branca, Cururupu, no próximo mês de abril. O decreto passa a vigorar a partir desde domingo 23, e emite recomendações contra o novo Coronavírus (COVID).

    No documento o bispo orienta os padres e demais responsáveis pelas paróquias da região e suspende todos os eventos que aglomeram pessoas, como qualquer espécie de reuniões, catequese, encontros, assembleias, retiros, eventos pastorais, grupos de oração, círculos bíblicos, visitas missionárias, festas de padroeiros e procissões, além de pedir que os padres busquem meios de transmitir as missas pela internet, rádio e TV.

    O Decreto diocesano leva em consideração as orientações emitidas pela sociedade da saúde pública em esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como o esforço concentrado contra a proliferação do COVID – 19, assim como as declarações da presidência da CNBB, que recomendou atenção e consideração irrestrita às orientações dos especialistas de saúde e autoridades competentes.

    Dom Élio orienta para que as igrejas precisam ser mantidas limpas e com portas e janelas abertas para a oração pessoal dos fiéis, com suas entradas higienizadas. O Bispo, pede atenção dos católicos para acompanhar a evolução do surto e as orientações dos órgãos oficiais de saúde pública e solicita que os fiéis levem a Deus, preces e súplicas, pela recuperação dos contaminados e pelo descanso eterno dos que morreram vítimas dessa pandemia.

    Um feto foi encontrado em uma cova rasa por vigilantes após sentir um forte mau cheiro vindo de um matagal dentro de um cemitério no município de Codó, a 290 km de São Luís.

    De acordo com o vigia Nonato Santos o feto foi encontrado por ele por volta das 7h após ele perceber o mau cheiro no local.

    “Um buraco no chão como se fosse uma cova e aí eu chamei o rapaz que trabalha comigo aqui, e nós fomos dar uma olhada. A gente pegou a inchada, abriu a terra e encontrou um modelo tipo uma criancinha. Aí eu vi que era uma criança. A gente foi falar com a polícia”, contou o vigia.

    A Polícia Civil esteve no local e pediu a presença do Instituto Médico Legal (IML) para emitir um laudo pericial necessário as investigações que continuam.

    fonte : enquantoissonomaranhao

    Mesmo com medidas contra o Coronavírus, bancos, lotéricas e alguns comércios registraram lotações na manhã desta segunda-feira, 23, em municípios da Baixada Maranhense. Em alguns municípios, a Polícia Militar teve que intervir para controlar as filas.

    Banco do Brasil na cidade de Pinheiro

    Em São Vicente Ferrer, a polícia foi chamada e a lotérica teve que ficar alguns minutos fechada. Agora, um comunicado da direção disse que apenas oito pessoas entrarão no estabelecimento por vez. A mesma coisa foi registrada em São João Batista e os mesmos procedimentos estão sendo tomados.

    Em Matinha, aglomerações foram registradas por moradores e enviadas ao Blog do Jailson Mendes. Em Olinda Nova do Maranhão, seis pessoas estão entrando de caso vez na lotérica e na cidade de Pinheiro, o Banco do Brasil registrou aglomerações dentro e fora.

    Por conta dos benefícios sociais como Bolsa Família e Seguro Desemprego, milhares de pessoas terão que sacar os recursos e as autoridades de saúde esclarecem que é preciso manter uma distância miníma de dois metros entre os que estão nas filas.

    Mesmo assim, essa distância não está sendo cumprida na maioria das cidades. Outro problema encontrado é nos comércios, que continuam abrindo e a polícia está sendo chamada para fechar estabelecimentos não essenciais como bares.

    Nota da lotérica de São João Batista

    Ainda estamos com a loteria aberta por que as pessoas necessitam receber os seus benefícios,principalmente num momento desses que elas precisam comprar seus mantimentos para ficar em casa. Diante dessa situação contamos com a compreensão de todos e tomaremos as segunda medidas:

    A partir de amanhã serão entregues fichas para 100 pessoas da zona rural para o atendimento pela manhã! E 100 fichas para o atendimento de pessoas da zona sede!O horário de funcionamento será a partir das 7:30 e fecharemos as 17:00 horas.

    Vejam as fotos encaminhadas ao blog…

    Lotérica de Matinha
    Lotérica de São João Batista

    Via Jailson Mendes

    Agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) realizam o monitoramento em unidade prisional. — Foto: Divulgação/Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP)

    Agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) realizam o monitoramento em unidade prisional. — Foto: Divulgação/Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP)

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) suspendeu nesta segunda-feira (23) as visitas no sistema prisional do Maranhão por 15 dias. A medida foi determinada para evitar novas transmissões causadas pelo novo coronavírus e o vírus H1H1 em presos das unidades do estado.

    De acordo com a SEAP, o prazo pode ser prorrogado e vai depender da situação epidemiológica no estado. As visitas poderão ser realizadas por videoconferência, de acordo com algumas normas impostas pelo governo do estado, e que serão publicadas em outra normativa. As visitas realizadas por advogados também serão feitos por videoconferência.

    A secretaria também suspendeu a entrada de alimentos nas unidades prisionais de todo o estado. Por conta disso, será fornecido um lanche a mais por dia aos internos, enquanto durarem as restrições de visitas por conta da pandemia da Covid-19 no Maranhão.

    Além disso, também foram suspensas por 15 dias, as atividades de escolta com exceção para casos com requisição judicial ou de emergência. Continuam paralisadas as atividades de assistência religiosa, capelania, projetos sociais e de assistência educacional que necessitam de acesso do público externo ao sistema penitenciário.

    Eventos comemorativos também foram proibidos nas unidades prisionais e na sede administrativa da SEAP. O órgão ainda informou que as ações de alfabetização como os projetos ‘Ibraema’, ‘Remição pela Leitura’ e os cursos à distância (EAD) continuam sendo realizados normalmente.

    Cuidados

    Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

    Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

    DO G1/MA

    Sede do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) em São Luís — Foto: Divulgação/MPF-MA

    Sede do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) em São Luís — Foto: Divulgação/MPF-MA

    O Ministério Público Federal (MPF) entrou com duas ações civis públicas (ACPs) pedindo a suspensão do transporte terrestre e aéreo de passageiros no Maranhão para evitar a transmissão do novo coronavírus. As ações foram ajuizadas na Justiça Federal de São Luís e de Imperatriz e, são assinadas por sete procuradores da República.

    O MPF pede que a União, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adotem medidas necessárias para adotar a suspensão regular do transporte em rodovias (ônibus e fretes) e em aeroportos do estado.

    A ação pede que sejam mantidas as permissões para o transporte de pessoas que vivem em cidades limítrofes com outros estados, de cargas e de profissionais da área da saúde. Além disso, a ação tem como exceção o transporte de profissionais da área da saúde, de urgências médicas e itens considerados indispensáveis à população, como alimentos, medicamentos, transplante de órgãos e produtos hospitalares.

    De acordo com o procurador da república, Juraci Guimarães Júnior, a restrição de passageiros via aeroportos e rodovias é uma medida necessária para “se criar um cinturão de proteção sanitária no Maranhão, que ainda não tem a transmissão coletiva do vírus”. Até a tarde desta segunda-feira (23), o estado possui dois casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

    Para o órgão, o fato de os dois casos confirmados no estado para Covid-19 terem entrado pelo aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado em São Luís, mostra que a ação pode ser um fator eficaz para a entrada de possíveis novos casos da doença no estado.

    Barreiras sanitárias

    O governo do Maranhão havia conseguido na Justiça Federal na sexta-feira (20) a autorização para instalar barreiras sanitárias nos aeroportos de São Luís e de Imperatriz. Após o desembarque, os passageiros de voos vindos de cidades com casos confirmados do novo coronavírus eram examinados e passavam por uma triagem médica.

    Um dia após o início do funcionamento da barreira, o governo federal publicou no sábado (21) a Medida Provisória (MP) determinando que o fechamento de portos, aeroportos e rodovias só podem ser feitas com a recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Governo do Maranhão instalou barreiras sanitárias em aeroportos de São Luís e Imperatriz (MA) — Foto: Divulgação/Governo do MaranhãoGoverno do Maranhão instalou barreiras sanitárias em aeroportos de São Luís e Imperatriz (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

    Governo do Maranhão instalou barreiras sanitárias em aeroportos de São Luís e Imperatriz (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

    Cuidados

    Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

    Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

    Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

    G1/MA

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍