• março 24, 2020

    Nesta terça (24), em momento histórico para o Parlamento Maranhense, em Sessão Extraordinária, on-line, o deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), votou a favor do Decreto de Calamidade Pública do Governo do Maranhão, para possibilitar compra de equipamentos e aumento de leitos de UTI no Estado, e outras medidas, em virtude da pandemia de Coronavírus (COVID-19).

    Assistam o vídeo:

     

    Em pronunciamento no rádio e na TV na noite desta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o novo coronavírus (covid-19) está sendo enfrentado e pediu calma à população. “Sem pânico ou histeria, como venho falando desde o princípio, venceremos o vírus e nos orgulharemos”, disse o presidente.

    Bolsonaro afirmou que as autoridades devem evitar medidas como proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. “Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade”, destacou.

    O presidente voltou a dizer que o grupo de risco para a doença é o das pessoas acima dos 60 anos de idade e que não teria necessidade de fechamento de escolas, já que são raros os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos. Segundo ele, 90% da população não terá qualquer manifestação da doença, caso se contamine, e a preocupação maior deve ser não transmitir o vírus, “em especial aos nossos queridos pais e avós”.  Sobre os trabalhos das equipes de saúde em todo o país, coordenadas pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, Bolsonaro confirmou que ocorreu um planejamento estratégico para manter um atendimento eficaz dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Jair Bolsonaro disse ainda acreditar na capacidade dos cientistas e pesquisadores para a cura dessa doença e falou que o governo recebeu notícias positivas sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Ele aproveitou o pronunciamento para agradecer quem está na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “Aproveito para render minha homenagem a todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores, que na linha de frente nos recebem nos hospitais, nos tratam e nos confortam.”

    Uma menina de aproximadamente 11 anos de nome Weslaiane Gomes, que moravam na Rua Lacerda, no Bairro Monte Dourado em Santa Luzia do Paruá. Conforme as primeira informações, por volta de 14:30, dois irmão menores brincavam dentro de um dos compartimentos da casa, com uma arma de fogo; um terceiro menor que estava com eles, pegou a arma e tentou disparar; na terceira vês a arma disparou, e acertou a cabeça da menor. A vitima teve morte instantânea.
    Ela é filha de dona Raimunda Nonata Gomes, que moravam com o padrasto de nome Cardoso. Naquele momento os menores estavam sozinho em casa. Cardoso e dona Raimunda estavam para o interior fazendo carvão.

    fonte Chico da voz

     

    Na manhã desta terça-feira (24) o Secretário de Saúde de Pinheiro, Fred Lobato, concedeu entrevista exclusiva à Nova TV Difusora Pinheiro, e confirmou que dois casos suspeitos de Covid -19 estão sendo monitorados na cidade de Pinheiro.

    Segundo o Secretário, os pacientes estão com sintomas de leves a moderados. De acordo com o Secretário, os pacientes tiveram contatos com pessoas de outros países.

    O Secretário afirmou que os mesmos estão em casa, em isolamento social. Veja abaixo a entrevista do Secretário.

    Por Vandoval Rodrigues

    Zé Cirilo entrou em quadro de depressão desde que foi demitido da TV Difusora, sob a nova direção do arrendatário Willer Tomaz

    O apresentador de TV Zé Cirilo já está fora de perigo. Depois de ter tentado o suicídio nesta terça-feira (23), tomando vários comprimidos de remédio com água sanitária, Cirilo foi levado para o Hospital UDI e submetido a uma lavagem

    estomacal. O apresentador continua internado, com quadro estável e fora de risco.

    Zé Cirilo tomou os medicamentos com água sanitária no interior do seu apartamento, na Ponta da Areia e, em seguida, disse a duas pessoas lá mesmo o que havia feito e falou: “Vou morrer”. Imediatamente, foi socorrido e levado para a UDI.

    Zé Cirilo entrou em quadro de depressão desde que foi demitido da TV Difusora, sob a nova direção do arrendatário Willer Tomaz, advogado, que nesta terça-feira, demitiu o Diretor Comercial da emissora. Essa demissão, no entanto, foi feita a pedido do próprio funcionário, que alegou estar sentindo saudades da sua terra natal.

    Willer Tomaz prima por uma gestão de resultados, um estilo estritamente empresarial e inflexível que tem gerado muitos descontentamentos na Difusora.

    Além da situação provocada pela demissão da TV Difusora, onde tinha um programa de boa audiência, Cirilo enfrenta problemas financeiros sérios. Desde que foi demitido se queixa de não ter “recebido a mão” de amigos que muito ajudou com muita divulgação ao longo do seu período na emissora, antes comandada pela família do ex-senador Edison Lobão.

    Em setembro de 2019, em sua página no Facebook, Zé Cirilo publicou um texto sobre suicídio

     

    Por Gilberto Lima

     

     

    Populares fazem o levantamento do mastro na Festa do Divino, em Alcântara — Foto: Sidney Pereira/ TV Mirante

    Populares fazem o levantamento do mastro na Festa do Divino, em Alcântara — Foto: Sidney Pereira/ TV Mirante

    A tradicional Festa do Divino que é comemorada todo ano no município de Alcântara, a 30 km de São Luís, e que é considerada um dos festejos mais populares da cultura popular do Maranhão, será adiada este ano em decorrência do surto novo coronavírus (COVID-19).

    A informação foi divulgada pela coordenação do evento que decidiu tomar a medida em razão da pandemia do COVID-19, tendo por base as orientações da OMS, Ministério da Saúde, Decreto do Governo do Maranhão e Decreto da Diocese de Pinheiro.

    Festa do Divino Espírito Santo

    A Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão é um dos muitos festejos que fazem parte da cultura popular do Maranhão, destacando-se como um dos mais importantes, por sua ampla difusão e pelo impacto que tem sobre a população. Hoje, existem dezenas de festas do Divino espalhadas por todo o Estado, levando adiante uma tradição viva e dinâmica, em que se destaca a beleza do repertório musical.

    A festa é realizada no mês de maio ou junho, terminando no Domingo de Pentecostes, sendo que desde o Sábado de Aleluia, os festeiros começam a se preparar para o grande dia em que o imperador recepciona seus convidados com um almoço e farta mesa de doce.

    A Festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, com a construção da Igreja do Espírito Santo em Alenquer, no século XIII, por ordem da rainha Dona Isabel, a festa chegou ao Brasil no século XVI com os colonizadores.
    g1/ma

    Em uma situação extrema como o isolamento social provocado pelas medidas preventivas ao Covid-19, o novo coronavírus, o ser humano tem a oportunidade de mostrar o melhor de si. Em Santa Quitéria, cidade a 350 km da capital São Luís, uma idosa de 87 anos se sensibilizou com a falta de máscaras (EPI), que viraram peças raras no mercado, e resolveu dedicar o talento na costura para ajudar a combater o vírus. O nome dela é Bernada Costa.

    A contribuição de dona Bernarda está longe de ser em larga escala, mas sobra em amor ao próximo. A maranhense confecciona as máscaras costurando tnt (tecido não tecido) em elásticos. A ideia é doar para os vizinhos que também estão no grupo de risco da doença – entre eles idosos, hipertensos e diabéticos, por exemplo.

    “Aqui na cidade ninguém encontra mais nenhuma máscara. O jeito foi comprar o tnt. Eu ajudei a cortar e ela passa na máquina com o elástico. A gente vai usar para ela, que já tem uma idade mais avançada, e também para outros idosos que moram aqui no bairro”, explicou a neta da dona Bernarda, a professora Renatha Costa.

    A publicação foi feita em uma rede social no último domingo (22) e a repercussão logo atraiu costureiras voluntárias. No fim da noite dessa segunda-feira (23), a professora compartilhou nas redes sociais um vídeo em que, junto com voluntárias, impermeabiliza o tnt usado nas máscaras de dona Bernarda.

    “Nós já cortamos mais de mil máscaras. Queria muito agradecer a população que tem ajudado e, em especial, às costureiras que se prontificaram a ajudar. Vamos recolher todo esse material que está sendo costurado para fazer as doações”, disse.

    Ao G1, Renatha falou sobre a repercussão do vídeo na internet. “A repercussão foi muito espantosa pra gente. A gente está muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Ela [dona Bernarda] está com muita vergonha de aparecer na internet, ela não tem esse costume, não é da época dela, mas ela agradece muito o carinho”, contou.

    Com cerca de 30 mil habitantes, Santa Quitéria ainda não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, mas as redes sociais de Renatha já receberam milhares de comentários emocionados com a atitude da avó Bernarda que, nos dias de hoje, é um exemplo de preocupação com próximo tão raro quanto a presença de máscaras nas farmácias em tempos de coronavírus.

    g1/ma

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍