Serrano do Maranhão confirma primeiro caso de Coronavírus, a paciente é do município mais residia em São Luís

Serrano do Maranhão confirma primeiro caso de Coronavírus, a paciente é do município mais residia em São Luís

30 de abril de 2020 0 Por Daniel Santos

De acordo com a Secretaria de Saúde de Serrano do Maranhão, cidade localizada no Litoral Ocidental Maranhense, o município atestou 1 caso com resultados positivo para o Coronavírus. Trata-se de uma paciente de 59 anos e que residia em São Luís, chegou no município no período da Semana Santa, onde apresentou quadro de dispneia (falta de ar), dor de garganta e febre, a mesma foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, e feito o exame de Swab [trata-se de um cotonete que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa], saindo o resultado nesta terça-feira 28 e divulgado hoje pelo município.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a paciente foi transferida para o Hospital Macro Regional em Pinheiro e já obteve alta, a família toda está sendo monitorada mais não apresentam nenhum sintoma até o momento, ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente já se encontra curada. As autoridades sanitária do município acreditam que a paciente teria tido contato com o vírus na capital São Luís.

Atualmente Serrano possui 2 casos suspeitos, 1 caso descartado, 1 caso confirmado (recuperado), e 10 pessoas monitoradas.

Geani Vitória Mafra Salgado, Secretaria Municipal de Saúde de Serrano do Maranhão, pede a população que se proteja e proteja sua família, cumprindo a determinação das autoridades de saúde local, estadual e federal, especialmente no que se refere ao distanciamento social. E se precisar sair, lembrar da obrigatoriedade de uso da máscara.

Geani anunciou ainda que nesta quinta-feira (30), está sendo distribuído kits com álcool gel para a população no município e máscara na comunidade Quilombola Soledade.

O prefeito Maguila também defendeu a política de isolamento social como o meio mais eficiente no momento, para se evitar a disseminação do vírus. Por isso, garante que o município está procurando seguir todas as orientações de prevenção da Organização Mundial de Saúde, bem como da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

Segundo Maguila, entre as muitas medidas já adotadas, o governo municipal suspendeu as atividades de escolas, academias, reuniões entre outras atividades não essenciais. Ainda segundo o prefeito, o município está desenvolvendo campanha de vacinação contra influenza, atendendo prioritariamente aos idosos. Maguila relatou ainda, os esforços para a manutenção dos serviços básicos da cidade, a exemplo da limpeza pública, postos de saúde etc.

“Sabemos o quanto é complexa a situação do comércio em nossa cidade, devido a interrupção de suas atividades neste momento. No entanto, estamos alinhados à determinação do Governo do Estado, por meio dos especialistas, para definição do momento que iremos adequa situando as ações em nosso município.”

O prefeito reforça que os comércios essenciais (farmácias, comércios de produtos alimentícios, lojas de ração e casas de materiais de construção) seguem atuando, conforme os parâmetros da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado. “Agradeço a população de Serrano por este resguardo e pela conscientização neste momento tão importante, disse o prefeito.

Maguila ainda explicou que tem mantido permanentes contatos e reuniões com os seus auxiliares para que sejam tomadas as providências mais adequadas à saúde e ao bem-estar da população e dos servidores. Especial atenção, segundo ele, para as equipes da saúde e limpeza urbana.

“Já distribuímos milhares de máscaras, entre 4 a 5 mil máscaras. Especialmente nos locais de maior aglomeração, tais como, na barreira sanitária, na fila da lotérica (comercial Fróes), e nas unidades de saúde”, destacou o prefeito.

VIA ICURURUPU