Leonardo Sá solicita bonificação por COVID-19 aos agentes comunitários de saúde e endemias no MA

Leonardo Sá solicita bonificação por COVID-19 aos agentes comunitários de saúde e endemias no MA

5 de junho de 2020 0 Por Daniel Santos

Em virtude da pandemia de Coronavírus, o deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), solicitou ao governador, Flávio Dino (PCdoB), e ao secretário de saúde, Carlos Lula, que bonificassem, como incentivo financeiro, os agentes de saúde e de endemias, a nível estadual, através da Indicação Parlamentar n. 685/2020.

Estes profissionais estão prestando um ótimo serviço na linha de frente, fazendo a triagem dos pacientes com suspeita de COVID-19, em todo o Maranhão. E colocando suas vidas em risco, muitas vezes sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário neste momento de pandemia.

Triagem de COVID-19

“Me sensibilizo com estes profissionais que vão de casa em casa, para orientar a população dos riscos da doença, como também indicar que pessoas com os sintomas sejam levados o mais rápido para a unidade hospitalar próxima para as devidas procedências”, declarou o deputado.

Alerta para as condições de trabalho em pandemia

A crise sanitária causada pela COVID-19 tem colocado um imenso desafio às equipes, transformando suas práticas frente a emergência sanitária. Na qual a bonificação seria uma forma de valorização e reconhecimento pelo trabalho prestado à população.

Para Dr. Leonardo Sá, “Muitas vezes os agentes comunitários de saúde e endemias, enfrentam a questão climática, ora muito sol, ora muita chuva. Sem contar o risco de contaminação por COVID-19. Infelizmente o vírus é invisível e todo cuidado é pouco. Acho justo uma bonificação financeira a eles, neste período em que todos nós estamos enfrentando”.