Aprovado projeto de Leonardo Sá para realização de teste do pezinho ampliado pelo SUS no MA

Aprovado projeto de Leonardo Sá para realização de teste do pezinho ampliado pelo SUS no MA

6 de junho de 2020 0 Por Daniel Santos

A realização do teste de triagem neonatal, teste do pezinho, na modalidade ampliada em recém nascidos, nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública e privada, com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS), a nível estadual, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), através do Projeto de Lei n. 272/2019, proposto pelo médico e deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL).

Este PL torna possível diagnosticar precoce, tratamento e acompanhamento, através do teste ampliado, disfunções como fenilcetonúria (PKU), aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito (TSH e T4), hemoglobinopatias (Hb), deficiência de biotinidase, fibrose cística (IRT), Hiperplasia adrenal congênita (17OH), toxoplasmose congênita, aminoacidopatias (Análise Qualitativa), deficiência de G6PD, galactosemia e sífilis congênita. Desta forma, doenças genéticas e raras, por exemplo, podem ser detectadas e tratadas o quanto antes.

Em 06 de junho, dia nacional do teste do pezinho, precisa ser levado em consideração e amplamente divulgado pelo grau de importância em poder diagnosticar e tratar o quanto antes as disfunções detectadas em recém-nascidos. Vale ressaltar que o mesmo ainda não é uma realidade a nível federal. E cabe ao governador, Flávio Dino (PCdoB), sancionar como Lei Ordinária, no Maranhão.

“Esta modalidade ampliada facilita e muito o devido acompanhamento destes pacientes. Não sendo uma realidade ainda no âmbito nacional. E aguardamos a sanção do governador o quanto antes a nível estadual”, declarou o deputado.