• novembro 5, 2020

    Eleições 2020: ações para garantir a continuidade da energia elétrica são definidas

    Nesta quarta-feira, 4 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva recebeu da Equatorial Maranhão o Plano Operacional Especial para as Eleições 2020.

    O objetivo é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, além do rápido restabelecimento do sistema, em caso de falta de energiaa todos os pontos mapeados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nos locais de votação e totalização das Eleições 2020. O plano é dividido em etapas, onde a primeira foi iniciada nos meses anteriores a novembro.

    O desembargador Tyrone Silva ressaltou a importância da parceria com a Equatorial Maranhão e comentou sobre como funcionará o fluxo de informações entre as duas instituições em casos de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia. “Temos confiança no trabalho que a Equatorial desenvolve, em especial, quando se trata de eventos como este. Mais do que em outros anos, agora precisaremos atuar de maneira sincronizada para que tudo dê certo”, enfatizou.

    Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, esse plano mostra as ações que a distribuidora vem desenvolvendo para garantir a continuidade e atendimento durante as eleições. “O plano foi desenhado e colocado em basicamente duas grandes etapas. Uma contemplando as ações preventivas e de segurança nos locais de votação, e a segunda etapa contemplando as ações corretivas”, declarou Francila Soares.

    Durante a entrega do plano estiverem presentes: a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares; a Executiva de Operações, Stephanie Silva; o Diretor Geral, Gustavo Vilas Boas; o Secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes; a Secretária de Administração e Finanças, Débora Veras, entre outros servidores.

     

    Ações pré-eleições

    O plano começou a ser posto em prática com ações de mapeamentos, manutenções preventivas e ações estratégicas de segurança nos locais de votação e totalização dos votos.

    Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE-MA disponibilizou 31 Juntas Especiais e 109 Juntas em Cartórios, com seus respectivos endereços e contas contrato, mapeados e inspecionados pela Equatorial Maranhão. Foram realizadas também manutenção nos circuitos dessas juntas e cartórios.

     

    Ações nas eleições

    A segunda etapa contempla as ações corretivas e de recomposição em casos de contingência no dia das eleições, com o objetivo de garantir a agilidade no restabelecimento do sistema elétrico em caso de ocorrência de falta de energia nos locais de votação e juntas totalizadoras de voto. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica. Vale ressaltar que existem casos de situações intempestivas como queimadas embaixo das redes de distribuição, acidentes em vias públicas e vandalismo, que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

    Em todo Estadoserão mobilizados mais de 1.300 profissionaisda Equatorial, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.

    A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15/11 (primeiro turno) e dia 29/11 (segundo turno), além do período da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

    Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA para os dias de eleição (15/11 e 29/11) foram criados, e em caráter extraordinário uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente junto ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

     

    Fonte: Equatorial, com edição

    O goleiro Saulo divulgou em uma rede social na noite desta quarta-feira (4) uma cobrança à diretoria do Moto Club por conta dos salários atrasados. O atleta é um dos titulares da equipe e fez a postagem logo após o treino da equipe realizado à tarde, no Nhozinho Santos.

    O goleiro, que faz parte do crescimento defensivo do time nas últimas três rodadas (time não sofreu gols nestes jogos), disse que “não há maior dignidade humana do que receber pelo trabalho que se realiza. Três meses já”, postou em referência aos meses sem receber salários.

    ge entrou em contato com o presidente do clube, Natanael Júnior, que confirmou a situação de atraso salarial no Rubro-Negro.

    – Pagamos parte dos atrasados na semana passada. Na ocasião o goleiro Saulo recebeu R$ 3 mil como parte dos atrasados. Estamos trabalhando para honrar os salários na medida do possível, mas devido a pandemia estamos sem arrecadação nenhuma. Esperamos em breve resolver a situação – disse o dirigente.

     

    Em meio a situação financeira delicada, o time segue na Série D do Campeonato Brasileiro na segunda colocação do Grupo 2, com mais quatro jogos na fase classificatória e com grandes chances de avançar para a próxima fase de forma antecipada. Em dezembro, o Moto joga também a fase preliminar da Copa do Nordeste, contra o CSA, com datas a serem confirmadas pela CBF.

    Por globo esporte\MA

    Uma nova versão do aplicativo e-Título, que será disponibilizada nesta quarta-feira (30), permitirá aos usuários justificar de forma on-line a ausência nas Eleições Municipais de 2020, por meio de seus smartphones e tablets.

    Veja matéria da TV TSE sobre a justificativa eleitoral pelo e-Título.

    As inovações vêm auxiliar os eleitores que – já tendo baixado e habilitado o aplicativo em seus dispositivos móveis – estiverem fora de seu domicílio eleitoral ou estiverem impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente.

    Por enquanto, o aplicativo somente aceitará as justificativas depois da votação, como já é feito no Portal do TSE na internet. Mas a Justiça Eleitoral já prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que permitirá a justificativa nos dias de eleição. Essa nova funcionalidade, que ainda não tem data para ser lançada, funcionará apenas nos dias e horários de votação.

    Vale lembrar que não há eleição para prefeito e vereador no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE).

    O app

    Lançado em 2017, o aplicativo e-Título é uma alternativa ao título de eleitor impresso. Ele traz, além dos dados do eleitor, informações sobre o seu local de votação. No momento da votação, é necessário que o eleitor apresente, junto com o e-Título, um documento oficial com foto, como o RG, CNH ou passaporte.

    O e-Título também apresenta uma série de outras funcionalidades, como a geração de certidões de quitação eleitoral e de nada-consta de crimes eleitorais, bem como a autenticação de documentos, entre outras.

    O aplicativo é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

     

    Fonte portal TRE

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍