• fevereiro 10, 2021

    Márcio Diogo começou o Campeonato Maranhense de 2020 pelo Pinheiro, mas terminou a competição pelo Juventude, por conta da mudança no regulamento feita pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) após o início da pandemia do novo coronavírus. Agora, o discurso é de começar e concluir o projeto no Búfalo da Baixada.

    Márcio Diogo é Pinheirense e desde que voltou ao futebol maranhense ganha destaque no Estadual. Em 2019 foi pelo Moto Club, em 2020 como dito acima, pelo Pinheiro e por fim no Juventude, e agora espera ser novamente protagonista.

    – Estamos fazendo uma pré-temporada muito boa. O Pinheiro vem dando todas as condições pra gente. Esperamos terminar o Estadual desta vez em busca dos nossos objetivos aqui no PAC – disse o jogador.

     

    O Pinheiro faz sua estreia no Campeonato Maranhense contra o São José, no dia 20 de fevereiro, as 15h30, no Pinheirão.

    Por Globoesporte\MA

    Devido ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas, em todo o estado, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís expediu, nesta terça-feira, 9, ofícios recomendando a vacinação de todos os profissionais da educação básica e ensino em geral, após o término da prioridade dos idosos.

    Os documentos foram encaminhados ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, ao secretário Municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior, e ao prefeito da capital, Eduardo Salim Braide. Assinou os ofícios o promotor de justiça Lindonjonson Gonçalves de Sousa.

    Foi concedido o prazo de 10 dias para que seja encaminhado documento ao Ministério Público do Maranhão com as devidas alterações de prioridade e com a adaptação do Plano Municipal de Vacinação, considerando a prioridade dos profissionais da educação, logo após os grupos de idosos.

    PRIORIDADE

    Um dos motivos da manifestação do MPMA foi o requerimento da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (Aspa), com o pedido de vacinação prioritária de professores e demais trabalhadores da educação, além dos educandos.

    No pedido, foi alertado que somente nos primeiros 15 dias do início do ano letivo, 17 escolas particulares já suspenderam as aulas presenciais devido à ocorrência de casos de Covid-19 tanto entre professores quanto entre alunos.

    Nos ofícios, o promotor de justiça considerou, entre outros elementos, que o Plano Nacional de Vacinação estabelece os profissionais da educação do ensino básico como o 17º grupo prioritário; que o ambiente escolar exige a convivência em ambiente fechado, durante grande parte do dia, com o uso intermitente da fala.

    Igualmente foi elencado que somente na rede pública atuam 30 mil profissionais em todo o Maranhão e que muitos trabalham em várias unidades tanto em escolas públicas quanto em particulares. Outro fator apontado é a disparidade de condições estruturais e de oferta de conteúdo entre as escolas privadas e as públicas.

    Foi levado em consideração ainda o fato de que o agravamento de casos de Covid-19 no atual período e a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas contribuam para o aumento da defasagem do sistema educacional.

    Redação: CCOM-MPMA

    A Prefeitura de Bacuri, comandada por Washington de Oliveira, homologou um contrato milionário para construção de poços artesianos.

    O extrato da homologação foi publicado no Diário oficial do Maranhão.

    Segundo apurou o Blog do Neto Ferreira, a empresa que será responsável pela obra é a Canorte Construções, localizada em Turiaçu, interior do Maranhão. A empreiteira tem como dono Raimundo Adailson da Silva Cardoso.

    Ainda de acordo com a publicação, os poços custarão à Prefeitura de Bacuri cerca de R$ 1,1 milhão. O contrato foi assinado pelo secretário de Administração e Finanças, José Rosendo de Santana.

    Via Neto Ferreira

    Na manhã desta terça-feira (8), os vereadores Braz Amaral (Cidadania) e Mourinho Lobato (Cidadania), protocolaram oficio no ministério público em Santa Helena para uma audiência com o promotor de justiça da comarca Dr. Agamenon Azevedo.

    Os vereadores irão pedir a intervenção do ministério público, junto ao governo Zezildo Almeida (PTB) para solucionar o problema do aparelho de raio X do hospital Santa Helena, já que o equipamento de fundamental importância, vem apresentando problema sistematicamente, o que tem feito com que pacientes tenham que recorrer ao atendimento particular tendo que tirar do próprio bolso para pagar o exame de raio X.

    De dezembro do ano passado a janeiro deste ano de 2021 o equipamento já quebrou duas vezes, as denúncias de pacientes que precisam de um exame de raio X, são constantes e em grandes números.

    Os vereadores ressaltam que esse é um problema antigo no hospital de Santa Helena, e se tratando de saúde não dar mais para esperar a boa vontade da gestão do município.

    “Já tentamos através das conversas com o secretário de saúde e não foi resolvido, dessa forma vamos agora buscar o apoio do ministério público para sanar o problema” ressaltaram os parlamentares”.

    A AGERP regional Pinheiro fez entrega de sementes e mudas, nesta terça-feira (09), para fomentar a Agricultura Familiar no município de Turilândia – MA.

    Parceria firmada na cidade de Turilândia, onde através do projeto mais sementes e mais mudas, o Governo do Maranhão, em parceria com SAGRIMA E AGERP, disponibiza sementes de alta qualidade para os agricultores familiares do Estado.

    “A nossa gestão dará todo o suporte e incentivo ao nosso produtor. A secretaria municipal de Agricultura representada pelo secretário Gil do Açaí, foi beneficiada com sementes para plantio. Essas sementes irão beneficiar várias famílias e incentivar o agricultor rural do município”, disse o Prefeito, Paulo Curió

    Fico muito feliz em ver os nossos agricultores recebendo todo incentivo para produzir alimentos de alta qualidade. Enquanto gestor da AGERP regional Pinheiro eu for, não irei medir esforços para buscar melhores condições e valorizar cada um dos nossos homens do campo. Afirmou Rodrigo Belloti gestor da AGERP Pinheiro.

    Agradecemos a parceria entre o município na figura do prefeito Paulo Curió, o Secretário de Agricultura Gil do Açaí, secretario Givanildo e o Vereador Pelego.

    Por passando a limpo

    Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍